Você gosta de vinho? Se sim, considere visitar uma vinícola da próxima vez que estiver planejando um passeio longo ou férias. O enoturismo é uma atividade em alta hoje em dia, especialmente entre os amantes dessa bebida.
Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de apreciar e degustar vinhos, entender processos de fabricação e saber mais sobre esse universo. Ao mesmo tempo, exploram a cultura e tradições locais, elementos importantes na produção da bebida.
Esse tipo de atividade é tão interessante e enriquecedora, que faz sucesso até mesmo entre pessoas que não consomem a bebida. O Brasil tem uma incrível história e tradição para compartilhar com os enoturistas. Existem inúmeras vinícolas ao longo do país, com destaque para a região da Serra Gaúcha, muito procurada pelo público que aprecia o vinho.
Saiba mais: Hotéis em Bento Gonçalves: veja onde se hospedar na Capital do Vinho
Se você ficou interessado, continue lendo este post para conferir o que você precisa saber ao planejar seu passeio. Aproveite nossas dicas!
Por que visitar uma vinícola?
Se há um feriado prolongado se aproximando, ou você terá uns dias de férias, que tal apostar em uma visita a uma vinícola? É um passeio diferente, agradável e uma experiência única. Conforme comentamos, a visita é surpreendente e positiva até mesmo para quem não bebe vinho. A seguir, elencamos os principais motivos:
Apreciar belas paisagens
Vinícolas são ambientes com muitos encantos naturais. Passear pela área verde e ampla, entre as videiras e observar a paisagem são experiências irresistíveis para qualquer público.
Saber mais sobre o universo do vinho
Muitas pessoas têm curiosidade de saber como funcionam os processos de fabricação e demais detalhes da produção do vinho. Ao visitar uma vinícola, o enoturista terá a chance de conferir tudo isso de perto e conhecer as:
- etapas;
- histórias;
- tecnologias;
- curiosidades que fazem parte dessa tradição.
Confira também: Bento Gonçalves: tudo sobre a Capital Brasileira do Vinho
Participar de degustações
Esse é um dos pontos altos para quem aprecia a bebida. A possibilidade de degustar vinhos distintos, apreciar diferentes notas e sabores torna essa vivência especial. Além de descobrir novos rótulos e gostos, o enoturista pode aproveitar sua visita para saber mais sobre como harmonizar vinhos.
Explorar a história da região
Diversas vinícolas começaram por meio do trabalho de famílias e comunidades que se instalaram no país. No sul, existe, por exemplo, o predomínio de famílias com diferentes raízes. Isso faz com que o vinho traga consigo uma história de tradição e cultura que vale a pena conhecer.
Fortalecer o turismo e cultura local
O enoturismo é uma maneira de fortalecer o turismo, a cultura, o comércio e a economia local. Isso porque, para atender a demanda dos visitantes, é comum existir uma oferta de:
- lojas;
- hotéis;
- restaurantes;
- outras atividades turísticas.
Leia mais: Turismo na Serra Gaúcha: a gastronomia em Bento Gonçalves
Como planejar sua viagem a uma vinícola?
Agora que sabe que visitar uma vinícola é um excelente passeio, confira dicas para começar a planejar sua viagem:
- saiba qual é a época ideal para visitar: um passeio na vinícola é sempre uma boa ideia, mas se você quer ver as videiras cheias de uvas, prefira ir antes da época de colheitas. No hemisfério sul, isso costuma acontecer no final do verão;
- escolha a cidade que visitará: selecione uma cidade para ficar e pesquise sobre as vinícolas que ficam por perto na região;
- crie um roteiro de vinícolas para visitar: algumas regiões contam com muitas vinícolas, como no caso da Serra Gaúcha. Selecione as que gostaria de conhecer e faça um roteiro, considerando as distâncias e o tempo que tem disponível;
- informe-se sobre os dias e horários de funcionamento: para planejar um bom itinerário, não deixe de buscar informações sobre o funcionamento das vinícolas. Em geral, é possível encontrar com facilidade nos sites ou redes sociais das marcas;
- considere ter um guia: visitar vinícolas demanda deslocamento, visto que elas podem ficar mais afastadas dos centros das cidades. Tendo em mente que o passeio envolve degustação, considere contratar traslado ou guia de modo a ter um passeio seguro.
Visitar uma vinícola é um passeio surpreendente que, certamente, ficará na sua memória. Se você está considerando planejar sua viagem, não deixe de visitar a Vinícola Salton.
Localizada na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves (RS), a vinícola proporciona um passeio que é uma verdadeira imersão no universo do vinho. Durante a visitação, os turistas têm uma experiência única, envolvendo:
- história;
- cultura;
- jornada por caves subterrâneas;
- imenso jardim de vinhedos.
Gostou da ideia? Clique aqui para ter informações sobre o passeio e conhecer mais sobre a Vinícola Salton.