Os vinhos brancos são vinhos tranquilos de coloração amarela em variados tons, em alguns casos quase incolor e com concentrações imperceptíveis de tanino. São vinhos naturalmente mais leves e ácidos, ideais para serem consumidos a temperaturas próximas a 10º C e acompanham bem comidas leves.
Como são feitos os vinhos brancos?
A elaboração de vinhos brancos se dá a partir de castas brancas ou tintas. As uvas são esmagadas, para que a pele se rompa, e prensadas. Nesse momento, as cascas e todos os componentes sólidos (como galhos e sementes) são retirados, justamente para não passar cor e nem taninos para o mosto.
Quer saber mais sobre tanino?
Mantendo essa sequência é possível ter um vinho branco a partir de uva tinta, pois quem dá a cor à bebida é a pele em contato com o mosto. Retirando as peles das uvas vermelhas antes da fermentação obtém-se um suco claro, pois a polpa da uva é branca.
Após a prensagem o mosto é transferido para tanques de fermentação, que para os vinhos brancos pode ser de aço inox, cimento ou madeira abertos. O Salton Virtude Chardonnay, por exemplo, é fermentado em barricas de carvalho francês e americano, o que dá mais corpo e untuosidade à bebida final.
Leia: Barris de carvalho: o que são e para que servem?
A fermentação dos vinhos brancos ocorre a uma temperatura que varia de 12ºC e 22ºC. E acontece em baixa temperatura para preservar a refrescância e os aromas e sabores frutados característicos dos vinhos brancos. O processo pode levar de duas a quatro semanas. Ao término da fermentação, o enólogo indica se aquele vinho passará por algum processo de estágio ou se será engarrafado imediatamente.
Estilos de vinho branco
O vinho branco é um estilo que apresenta versões bem distintas, o que torna essa classificação bem versátil. Podemos encontrar exemplares elaborados com uvas brancas, uvas tintas, com diferentes níveis de açúcar residual.
Vinhos brancos leves e frescos
Os vinhos brancos leves e frescos são elaborados com uvas que apresentam menos corpo e mais acidez (sensação de salivação na boca que é responsável pelo frescor da bebida). Passam por um processo de vinificação que preserva as características da uva, justamente para manter o frescor da fruta. É comum essas uvas serem colhidas de madrugada, para não sofrerem com o calor do dia no momento do transporte da vinha até a adega. Vinhos elaborados com as uvas Alvarinho, Sauvignon Blanc, Vermentino e Pinot Gris entram no hall dos vinhos leves e frescos. O Salton Intenso Chardonnay se encaixa nessa classificação por conta do processo de elaboração a que o vinho foi submetido. A Chardonnay é uma uva com corpo médio, mas foi submetida a uma vinificação que preservou o frescor da fruta, deixando um vinho leve e fresco. Diferente do Salton Virtude Chardonnay, que iremos ver a seguir, que passou por um processo para ganhar peso e untuosidade.
Para saber mais sobre a uva Chardonnay, clique aqui.
Vinhos brancos aromáticos
Os vinhos brancos aromáticos são elaborados com variedades de uvas que possuem concentração aromática muito intensa. Gewürztraminer, Riesling, Malvasia, Moscatel, Torrontés, Verdejo e Alvarinho são algumas delas. Quando degustamos um vinho de uma dessas castas, é fácil identificar os aromas presentes na bebida. O Salton Paradoxo Riesling é um exemplo de um vinho elaborado com uma variedade aromática.
Leia sobre a origem da uva Riesling
Vinhos brancos encorpados
Os vinhos brancos encorpados são vinhos elaborados com uvas com maior concentração de corpo e que passam por processos de vinificação que ajudam a dar mais densidade à bebida. Uvas como Chardonnay, Sémillon, Chenin Blanc, Fernão Pires e Viognier apresentam em sua estrutura mais corpo, mas também suportam processos de vinificação mais intensos. Na elaboração de um vinho branco encorpado, o mosto pode fermentar em barricas de carvalho ou a apenas o vinho pronto estagiar em madeira. Isso é uma decisão do enólogo, que define o estilo de vinho que ele quer oferecer ao consumidor.
O Salton Virtude Chardonnay é um exemplo de um vinho elaborado com uma casta de corpo médio submetida à fermentação e estágio em barris de madeira. Todo o processo aporta muito mais intensidade, peso e untuosidade ao vinho finalizado.
Vinho branco de maceração
Os vinhos brancos de maceração, conhecidos popularmente como vinhos laranja, são vinhos elaborados de maneira mais próxima a do vinho tinto. Para elaboração do vinho branco, vimos que o mosto não pode ter contato com as cascas e engaços da uva, justamente para preservar a cor e inibir taninos.
Na elaboração do branco de maceração, o mosto mantém contato com as cascas da uva, para ganhar cor, aromas e taninos. O Salton Atos Branco de Maceração é elaborado dessa maneira. Confira detalhes de como o vinho branco de maceração é elaborado.
Vinho branco espumante
O vinho branco pode ser vinificado para se tornar espumante. Para isso, ele passa por um processo de tomada de espuma, que nada mais é do que o líquido ganhar borbulhas. Existem diversos processos que o vinho pode ser submetido para virar espumante, os mais típicos são o Método Tradicional, em que a segunda fermentação acontece na garrafa, como o Salton Evidence Cuvée, o Método Charmat, em que a segunda fermentação ocorre em tanques de inox pressurizado, como o Salton Ouro Brut, ou ainda pelo Método Asti, que consiste em uma única fermentação. Esse processo preserva o açúcar natural da uva, resultando em um vinho aromático e adocicado. É através do método Asti que nasce o Salton Moscatel.
Conheça mais sobre a uva Moscatel neste artigo
Vinho branco licoroso
Vinho licoroso é um vinho com teor alcoólico muito elevado e, normalmente, apresenta também níveis elevados de açúcar. Esse alto grau alcoólico pode ser conseguido através de uvas naturalmente doces ou através da adição de destilado vínico ao mosto durante o processo de vinificação, a fortificação. A fortificação consiste na adição de álcool etílico potável de origem agrícola ao mosto. Ou seja, durante o processo de elaboração, o vinho recebe uma dosagem altíssima de álcool, com isso, as leveduras responsáveis pela conversão do açúcar em álcool morrem e a fermentação é interrompida. O resultado é um vinho com alto teor de açúcar residual da uva e alto volume alcoólico. É através desse processo que o Salton Atos Licoroso Chardonnay é elaborado, mesmo método do famoso português Vinho do Porto.
Assista ao vídeo sobre a elaboração do vinho branco!
Como harmonizar vinhos brancos?
Harmonizar vinhos brancos com pratos mais leves é a melhor opção. Vinhos com pouca estrutura, como o Salton Intenso Chardonnay, combinam com pratos sem peso, como frutos do mar salteados, sushi, saladas e legumes crus. Pratos mais cremosos, como molhos à base de queijo ou creme de leite, como fondue, bacalhau com natas, fricassé, vão bem com Chardonnay com passagem por barricas, como o Salton Virtude Chardonnay.
Esse estilo de vinho também combina com cortes suínos mais magros, como lombinho ou filet mignon, ou peixes gordurosos, como salmão e tambaqui. Peixe frito, lula à dorê, bolinho de bacalhau e outras frituras do mar pedem vinhos com acidez marcante, para limpar o paladar da gordura, como o Salton Paradoxo Riesling.
Os espumantes brancos são super versáteis e podem ser combinados com uma infinidade de pratos e receitas, desde entradinhas até prato principal. Por possuírem uma acidez pronunciada, vão muito bem com fritura e queijos. O espumante Moscatel e vinho branco licoroso são perfeitos para acompanhar sobremesas ou então comidas muito salgadas, como queijos azuis.
Então, gostou de saber mais sobre vinhos brancos? Para conhecer os rótulos da Salton, visite nossa loja virtual e fique por dentro dos lançamentos e novidades da marca número 1 em espumantes no país.