O vinho é uma bebida que rima com romance, não é mesmo? Por isso, se você tem um date em vista, certamente vale dedicar um tempo para escolher o rótulo ideal e tornar esse momento ainda mais especial. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas para auxiliar na escolha ideal do vinho para o encontro romântico. Surpreenda seu par e transforme o próximo momento a dois em uma lembrança memorável. Continue lendo e aproveite!
1. Pense na ocasião e na harmonização
Com seu date marcado, está na hora de escolher o vinho. Mas antes, é preciso saber que tipo de ocasião foi combinada entre vocês dois: um almoço, um lanche ou um jantar, por exemplo?
Definida essa parte, é essencial considerar os pratos que serão servidos para a harmonização ser perfeita. Afinal, cada tipo de refeição pede um rótulo diferente. Por isso, a dica é pensar no cardápio e escolher o vinho para o encontro romântico com antecedência.
Aqui, não há muito mistério: risotos e massas cremosas, pratos clássicos em jantares românticos, pedem um bom vinho branco. Os vinhos tintos mais suaves e os rosés também são boas escolhas para acompanhar receitas com aves. Já se o menu dá destaque para a carne vermelha, opte pelos tintos mais marcantes.
2. Opte por vinhos de qualidade
Um detalhe que fará a diferença é a qualidade do vinho. Ao optar por produtos de baixa qualidade, você perderá a oportunidade de propiciar uma experiência sensorial para seu par que pode ser muito marcante nesse momento, render memórias e até ser o início da apreciação da arte vinícola entre vocês.
Por isso, é válido ter um cuidado a mais e caprichar na escolha. Ao contrário do que se pensa, existem boas opções de fabricantes renomados por valores atrativos e com ótimo custo-benefício.
Assim, se você não quer colocar sua noite romântica em jogo, priorize a qualidade e tenha certeza de contar com um rótulo que chamará atenção e encantar seu amor.
3. Combine o vinho com o clima
Uma dica interessante de como escolher um vinho para o encontro romântico é associar sua escolha com fatores climáticos.
Por isso, cheque a meteorologia: se a previsão é de calor, priorize vinhos refrescantes, como os espumantes e os brancos. Eles deixarão o momento ainda mais leve, divertido e descontraído, como pedem os dias de verão.
Se a temperatura do termômetro tende a cair, rótulos tintos mais encorpados vão aquecer e aproximar o casal. Acredite: esse é um detalhe que faz a diferença.
4. Evite sabores muito fortes
Vinhos com personalidade e inusitados são sempre surpreendentes e marcantes. Contudo, em um encontro romântico, talvez não seja o momento de fazer escolhas extremas que podem atrapalhar o clima do momento.
No fim das contas, essa é uma ocasião que pede proximidade e intimidade entre o casal. Talvez, um ótimo com sabor muito forte por causar desconforto e, quem sabe, prejudicar um pouco o aproveitamento da refeição, nas conversas e na hora do aconchego.
5. Procure saber as preferências do seu par
Na dúvida, não custa perguntar ou buscar saber mais sobre o tipo de vinho que seu date mais gosta. Certamente, é sempre bom fazer uma surpresa. No entanto, se existe alguma insegurança, vale a pena investigar para escolher o vinho para um encontro romântico de forma super certeira.
Com essa informação em mente, você tem mais tempo para pesquisar uma boa marca, degustar opções e até pensar em um cardápio bem elaborado que combine perfeitamente com o tipo de vinho que seu par prefere.
Se você está em busca do rótulo perfeito para um date, precisa conhecer a seleção de vinhos Salton com opções que vão abrilhantar seu encontro romântico.
Com essas dicas, você tem tudo para tornar esse momento a dois mais do que especial e apaixonante. Assim, considere essas ideias para escolher o vinho para um encontro romântico ideal e aproveite o date, as conversas, as risadas e muito mais!
Gostou das dicas? Acompanhe mais conteúdos, novidades e postagens sobre o universo dos vinhos no blog da Salton.