Escrito por: Diego Arrebola - Best Brazilian Sommelier 2012, 2016 & 2018
O vinho Malbec faz parte da vida da humanidade há anos, sempre fundamentalmente como parte da mesa, compondo a dieta de distintos povos em harmonia com as especialidades e ingredientes locais.
Quando falamos em clássicos, por exemplo, é quase automático pensar em Bourgogne quando pensamos em Pinot Noir e Chardonnay, ou Bordeaux quando pensamos em Cabernet Sauvignon e Merlot. Mas há ainda uma terceira “categoria”, por assim dizer, neste mapa, a Uva Malbec, estrela maior da vitivinicultura na Argentina, justamente de quem falaremos um pouco mais hoje.
Todo o sucesso do vinho Malbec, mesmo antes de sua chegada em solo Argentino, está fundamentalmente ligado a zonas de produção que não sua terra natal, de modo que sequer conhecemos essa uva hoje por seu nome original, Cot.
A história do Vinho Malbec
A Cot tem sua origem no sudoeste da França, na província de Quercy, onde está Cahors. Ali, ela é fruto de um cruzamento natural entre a Prunelard, antiga casta da região, e a quase extinta Magdeleine Noire des Charentes, casta que também deu origem a Merlot, “irmã” portanto da Uva Malbec.
O pouco sucesso da Malbec em sua terra natal devesse sobretudo ao relativo isolamento geográfico da região, que mesmo nos dias de hoje ainda está afastada das principais autoestradas francesas. É do séc. XVIII em diante que a Cot encontrará algum reconhecimento, com sua chegada aos vinhedos de Bordeaux.
Em um primeiro momento, ela recebe ali o nome de Étranger (estranha) no Médoc e em Graves, entre outros nomes, mas o que acabou por prevalecer foi Malbeck, depois com a grafia corrigida para o atual Malbec, em referência ao vinhateiro que primeiro a cultivou na Premières Côtes de Bordeaux.
Assista agora: Documentário Enologia – Excelência como destino
A trajetória do Vinho Malbec
A Malbec acabou por ganhar espaço na região, sempre como uma importante uva complementar aos cortes, colaborando com taninos macios e fruta abundante, mas após a crise da filoxera no fim do séc. XIX sua área plantada já diminuiu, fato que foi reforçado, e muito, pela grande geada que devastou os vinhedos de Bordeaux em 1956, atingindo principalmente, o vinho Malbec, que foi substituído em grande parte pelo Merlot nas replantações.
Leia também: Uva Tannat: a variedade de estilos dos vinhos Salton
O papel da Argentina na história do Vinho Malbec
Dessa forma, coube a Argentina colocar a Malbec de volta no mapa do vinho. Ela foi introduzida ali pelo francês Michel Pouget em 1868, e desde o início mostrou alta adaptabilidade ao clima argentino, marcado pela aridez, dias quentes e ensolarados, noites frias e altitude.
Já no início do séc. XX, quando ainda não havia a tendência de produzir vinhos varietais. A Argentina já produzia e rotulava como 100% Vinho Malbec, o que levou a uma especialização cada vez maior dos produtores e, após a entrada mais agressiva da Argentina nos mercados externos, a partir da década de 1990, um reconhecimento amplo de consumidores em todo o mundo da qualidade e tipicidade do Vinho Malbec argentino, o que inclusive atraiu nova atenção para os vinhos de Cahors, hoje em dia cada vez mais rotulados não amis como Cot, mas como Vinho Malbec.
Com o amplo reconhecimento da tipicidade e qualidade do Vinho Malbec da Argentina, assim como o carinho especial que o brasileiro tem pela casta, uma das mais reconhecidas e procuradas, a Família Salton não poderia não oferecer aos seus clientes um vinho Malbec feito com ela, mas como falamos lá no começo, a natureza impõe limites.
Assim, ainda que haja alguns vinhos Malbecs interessantes no Brasil, é inegável que a qualidade para valer nós encontramos lá com nossos vizinhos.
O Vinho Malbec da Salton
Por isso, a Salton foi até Mendoza para encontrar o terroir certo e as uvas certas para produzir seu Vinho Malbec, o Salton Intenso Malbec, tinto frutado e macio, com curta passagem em barricas de carvalho, que lhe proporcionam maior maciez e complexidade, uma oportunidade de desfrutar a qualidade da Malbec naquele que é em essência seu território emblemático.
Conheça o Salton Intenso Malbec e experimente harmonizado com carnes grelhadas, burgers e claro, nosso tradicional churrasco.