Ao ouvir a palavra ‘vinho’, as imagens que vêm a mente de muitas pessoas é uma garrafa, o abridor e belas taças, não é mesmo? Contudo, essa bebida milenar e tradicional está sempre se renovando. É aí que surge o vinho em lata.
O avanço na tecnologia permitiu que a bebida possa ser acondicionada em latas sem que isso afete sua qualidade. Essa é uma novidade empolgante que atende às necessidades do consumidor e traz mais frescor e renovação para o universo do vinho.
Quer saber como funciona o vinho em lata, suas características e por que você deve dar uma chance a esse formato? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
Veja também: 5 rótulos rosés da Salton
Por que escolher o vinho em lata?
Assim como outras bebidas encontradas em latas e garrafas, produtores e enólogos estudaram formas de comercializar vinhos em diferentes formatos.
Nesse contexto, o vinho em lata, que começou a ser elaborado no início dos anos 2000 e aterrissou no Brasil na década de 2010, ganhou o mercado e conquistou os consumidores, especialmente o público jovem.
O vinho em lata oferece novas possibilidades de experimentar a bebida, além de trazer benefícios como praticidade e conveniência. A bebida pode ser degustada diretamente na lata ou usada em drinks. Além disso, propicia momentos de degustação diferentes, pois ela vai bem em diversos contextos, como praia e piscina.
Conheça, a seguir, 5 razões que irão te convencer a dar uma chance à bebida nessa versão.

1 - Novo estilo de vida
O vinho está frequentemente associado a momentos específicos, como jantares e momentos românticos. Dessa forma, a versão em lata propõe democratização da bebida, e colabora para que ela possa se conectar a outros momentos, como festivais, passeios ao ar livre e eventos que pedem um bom vinho, mas os quais geralmente as pessoas não fazem essa associação imediata.
Veja também: Vinho para iniciantes: veja por onde começar
2 - Praticidade
O aspecto prático de poder transportar facilmente o vinho em lata faz com que essa tendência seja um sucesso, podendo ser adotada em diversos momentos, como passeios em:
- praias;
- parques;
- piscinas;
- acampamentos.
Latas são fáceis de transportar e acomodar, além de serem mais resistentes que o vidro. É possível organizar várias unidades em bolsas térmicas e levar para shows, parques e ambientes nos quais garrafas de vidro são proibidas.
Outra vantagem é que o vinho em lata é mais fácil de ser consumido em doses menores. Isso é uma boa notícia para quem gosta de degustar a bebida sozinho. Assim, é possível apreciar uma taça para relaxar sem ter que se preocupar com o resto da garrafa.
3 - Preço
O vinho em lata oferece bom custo-benefício em relação à garrafa. Além de economizar, isso pode ser uma boa notícia para quem é iniciante no universo da bebida e está começando a explorar sabores e entender suas preferências.
4 - Tempo de resfriamento
O alumínio, material das latas, resfria mais rapidamente do que uma garrafa de vidro. Assim, uma vantagem do vinho em lata é o tempo de resfriamento muito reduzido.
5 - Reciclagem
Latas de alumínio são recicláveis e, em 2021, o Brasil registrou reciclagem de 98,7% desse material, conforme o Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. Já as garrafas são recicladas em um índice muito inferior. Nesse sentido, o vinho em lata se torna uma opção atraente para quem quer uma alternativa sustentável e se preocupa com o meio ambiente.
Leia mais sobre 7 ideias para criar uma decoração com garrafa de vidro dos vinhos
Quais são as características do vinho em lata?
Afinal, quais são as diferenças entre o vinho em lata e o tradicional em garrafa de vidro? Descubra algumas particularidades da bebida nesse novo formato.
Qualidade e sabores
Não há diferença na qualidade e sabor do vinho em lata ou na garrafa. As latas são, inclusive, revestidas internamente para apresentar as características e frescor do vinho, além de terem boa vedação e protegerem a bebida da luz.
Tipos de vinhos indicados serem enlatados
Um ponto importante sobre o vinho em lata é que existem tipos especiais da bebida que vão melhor nesse formato. Por isso, é preciso alinhar expectativas. Vinhos em lata estão prontos para degustar, ou seja, são mais jovens e não são bebidas de guarda. Os melhores vinhos para serem enlatados são jovens, frescos e frutados. Por isso, eles são leves e descontraídos, perfeitos para um momento de prazer e tranquilidade.
Saiba quais vinhos são os ideais para presentear!
Temperatura
A temperatura é um fator que varia conforme a preferência da pessoa. Muitos optam por ter uma experiência refrescante ao consumir a bebida gelada, proporcionada quando se abre uma lata. No entanto, outras pessoas estão habituadas a degustar vinhos em temperatura ambiente, especialmente os vermelhos.
Necessidade de carbonatar
A carbonatação é um processo no qual é adicionado gás carbônico para que uma bebida fique frisante. Nesse sentido, vinhos carbonatados e leves funcionam muito bem na lata, tanto como em uma garrafa.
Leia agora: Quais fatores determinam o corpo do vinho?
Se você gostou do artigo sobre vinho em lata, acesse nosso blog, pois teremos muitas outras dicas para você!