A uva Moscatel divide opiniões por conta de seu característico sabor adocicado, mas é também essa característica que a torna tão única. Nesse artigo, vamos conhecer com detalhes essa variedade tão polêmica.
A história da Uva Moscatel
A Moscatel é a variedade vitis vinifera mais antiga que se tem registro. Surgiu, provavelmente, em 800 a.C. na Grécia e ganhou todo o Velho Mundo com a expansão do Império Romano, entre 27 a.C. e 395 d.C. A fácil adaptação fez com que a variedade conseguisse sobreviver em diferentes regiões e, com isso, perpetuar sua existência. Hoje, é plantada em quase todo o mundo, com destaque para Itália, Estados Unidos e Brasil.
Também chamada de Moscato, a Moscatel, ou ainda Muscat, não é apenas uma única cepa, mas sim uma família de uvas com mais de 200 variedades, entre brancas, rosadas e tintas. Todas têm como característica principal o alto teor de açúcar e o intenso aroma floral. Normalmente, é utilizada para a elaboração de espumante doce, mas é possível produzir belos vinhos tranquilos secos e vinhos de sobremesa.
Conheça também:
A uva Moscato, como é chamada a uva Moscatel no Brasil, é uma das variedades vitis viníferas mais plantadas no País e grande parte de sua produção é direcionada para vinho espumante doces, o famoso espumante Moscatel.
Como são os espumantes da uva Moscatel
O espumante Moscatel é um vinho bem doce, com mais de 60 gramas de açúcar por litro (um espumante Brut tem entre 8 e 15 gramas) e com intenso aroma de flores. Tem corpo leve, acidez intermediária, que equilibra o açúcar e dá refrescância, e teor alcoólico baixo, cerca de 7,5%.
Os sabores e aromas associados à uva são de frutas cítricas, como limão e laranja, frutas brancas e de caroço, como pêra e pêssego, e flores diversas, como rosa branca, jasmim e flor de laranjeira.
A grande parte dos espumantes de Moscatel são brancos, mas há produções rosés. Para que o vinho ganhe cor, é preciso criar um blend com uma variedade tinta. O Salton Moscato Rosé, por exemplo, é elaborado com a Merlot.
Veja agora: Celebre a primavera com os rosés da Salton
Como espumante da uva moscatel é feito
O espumante Moscatel tradicional - bem docinho, aroma floral e baixo teor alcoólico - é elaborado pelo Método Asti. Um processo de vinificação desenvolvido na Itália, na cidade homônima, no Piemonte, que consiste em apenas uma fermentação. Diferente dos demais espumantes que são submetidos a duas fermentações, o Charmat e o Tradicional.
Outro ponto que o diferencia desses espumantes, é que o Moscatel não recebe classificação por teor de açúcar, Extra-brut, Brut, Demi-sec e etc. Isso pelo motivo de que para ser engarrafado como Espumante Moscatel, o vinho deve ter no mínimo 20 gramas de açúcar por litro, sem limite máximo.
Leia também: Conheça e saiba como diferenciar os tipos de espumante
O moscatel não tem um vinho base. Ele é feito diretamente da sua primeira fermentação. Nesse método, o suco da uva é colocado junto com as leveduras em em tanques de inox herméticos, para que as bolhas geradas pela fermentação não escapem. Quando a bebida alcança o teor alcoólico entre 6 e 10%, a fermentação é interrompida por choque térmico e as leveduras morrem, deixando de consumir o açúcar natural da uva. Com isso, o vinho gerado é doce e pouco alcoólico. Diferente dos espumantes produzidos pelos métodos Charmat e Tradicional, em que o açúcar da uva é consumido em sua totalidade.
Como combinar espumante da uva Moscatel com comida
Como a principal característica do espumante da uva Moscatel é a doçura, você pode criar dois estilos de harmonização:
Primeiro: por semelhança, combinando o dulçor do vinho com o açúcar da comida
Segundo: por contraste, contrastando o dulçor do vinho com o salgado ou picância da comida.
Saiba como harmonizar o espumante com doces
Harmonização por semelhança do espumante da uva Moscatel com comida
Na harmonização por semelhança, o doce do vinho suaviza o açúcar da comida, deixando o paladar mais delicado e sem ficar enjoativo. Pratos agridoces e sobremesas vão muito bem.
Receitas salgadas que levam fruta fazem um lindo par com Moscatel, como ceviche com manga, camarão no abacaxi, pizza havaiana e frango na laranja. Experimente combinar o espumante Salton Moscatel com doces de frutas amarelas e brancas, como torta de pêssego, bolo de abacaxi, strudel de maçã, brigadeiro branco com recheado com uva verde e muffin de banana. Sobremesas com creme e doce de leite também ficam incríveis com Moscatel, como crème brûlée, churros de doce de leite, pastel de Belém e banoffee.
Lembre-se: Sempre que em uma recepção a sobremesa ou o bolo for acompanhado por espumante, como em casamentos, por exemplo, opte por servir o Moscatel. Escolher um espumante brut pode amargar a combinação.
Harmonização por contraste do espumante da uva Moscatel com comida
Na harmonização por contraste, a doçura do vinho diminui o amargor, sal e picância da comida. Então você pode servir o espumante da uva moscatel com diferentes pratos e receitas em que uma dessas características seja mais evidente. Como, por exemplo, feijoada, baião de dois, asinha de frango picante (buffalo wings), comida mexicana, comida tailandesa, charcutaria e queijos azuis. Inclusive, a harmonização de espumante Moscatel com Gorgonzola é uma das combinações mais surpreendentes que existe.
Baixe agora nosso guia sobre como harmonizar queijos e vinhos!
Sirva ao término do jantar uma tacinha de espumante Moscatel com uma tábua de queijos (gorgonzola, brie, Camembert, emmental, gouda e feta). O final da refeição será impactante.
Uva Moscatel em receitas
Por gerar vinhos leves e com sabor muito agradável, a Moscatel é comumente utilizada em receitas, tanto na cozinha como na coquetelaria. O espumante Moscatel dá um toque especial à receita e o alto dulçor permite a substituição do açúcar em alguns preparos.
Na cozinha, o espumante Moscatel pode substituir a bebida de algumas receitas, como por exemplo, o café do tiramisù ou vinho Marsala do Zabaione. Ou ainda ser o ingrediente principal, como pera ao molho de Moscatel, risoto de moscatel com morango e mousse de moscatel.
Na preparação de drinks é possível trocar o destilado pelo espumante Moscatel. Assim você terá uma bebida mais leve, menos alcoólica e mais saborosa, sem precisar adoçar. A caipirinha é um bom exemplo, usar o espumante Moscatel no lugar de cachaça e o açúcar é uma ótima substituição. Você pode deixar a imaginação fluir e recriar seu drink favorito com espumante Moscatel.
Aproveite e se inspire com essas receitas de drinks com vinho para fazer em casa.
Uva Moscatel para a elaboração de drinks
Por ter um teor de açúcar bem elevado, a Moscatel é perfeita para elaborar drinks. Você pode substituir o destilado base pelo espumante ou então incluir o vinho para dar um toque especial à receita. Utilizando o espumante Moscatel você não precisa adicionar açúcar ao preparo.
Gostou de nossas dicas sobre a Uva Moscatel? Então aproveite para conferir nosso blog e ficar por dentro de muitas outras curiosidades e novidades do universo do vinho.