Você já ouviu falar sobre a uva Glera? O primeiro contato com o termo pode causar certo estranhamento, mas, te garanto, que você sabe mais do que imagina sobre essa variedade.
Glera é o outro nome dado à casta da uva Prosecco. Em 2009, a Itália sancionou uma lei protegendo a palavra Prosecco, restringindo sua utilização apenas à Denominação de Origem localizada no Venênto. Com isso, a casta passou a ser oficialmente chamada de Glera e Prosecco, uma palavra de utilização exclusiva da Itália.
Entenda com detalhe o que é Prosecco
Origem da uva Glera
Glera é uma variedade de uva branca milenar. A teoria mais aceita é que a variedade originou na Eslovênia, mas também há quem afirme que a uva nasceu na própria Itália, na Roma Antiga.
A Escola de Viticultura de Conegliano, no século XIX, criou um histórico profundo sobre a origem da variedade. Segundo os estudos, a Serprina, uma uva autóctone do Vêneto, apresenta as mesmas características da Glera dos dias de hoje. De acordo com a Escola de Conegliano, Serprina seria a Glera/Prosecco do Império Romano.
Características da uva Glera
É uma casta de maturação tardia e apresenta boa resistência a pragas e doenças. Devido a precocidade de brotação, pode sofrer com as geadas tardias. Se adapta a diferentes tipos de solo e cresce em clima classificado como quente e temperado, com pluviosidade significativa ao longo do ano.
Veja também sobre a uva Riesling.
Têm grandes bagos de cor amarelo-esverdeada. Possui alto rendimento, baixo teor alcoólico e acidez elevada. É uma casta semi-aromática, apresenta certa neutralidade no paladar e aromas discretos de flores brancas, limão siciliano, maçã verde, melão e pêra.
Como são os vinhos elaborados com a uva Glera
Glera é predominantemente utilizada para a produção de vinhos espumantes pelo método Charmat, ou Martinotti. Há também produção de vinho branco tranquilo, embora seja pouco comum.
Dá origem a vinhos leves, frescos e frutados. Os aromas e sabores remetem às frutas verdes e cítricas, notas herbáceas e flores brancas. O Salton Prosecco elaborado pela Família Salton é um exemplar que demonstra todas as características da uva, com bastante frescor e delicadeza.
Saiba sobre o método Charmat e Tradicional em nosso conteúdo.
Cultivo da uva Glera
A Glera é amplamente cultivada na região do Vêneto-Friuli. No Vêneto, recebe o nome de Prosseco, e em Friuli, é encontrada sob a nomenclatura Glera. O Brasil é um grande produtor dessa variedade e foi na Serra Gaúcha que a casta encontrou condições que se aproximam de sua terra de origem: temperaturas médias, invernos chuvosos, colinas com grande pendente, solos levemente ácidos e pedregosos e com altitude que chegam aos 700m sobre o nível do mar.
Estudos ampelográficos mostram que a Glera é cultivada há dezenas de anos em solos gaúchos. Em 1970, descobriram que a cultivar Biancheta Bonoriva, muito encontrada nos antigos vinhedos de Bento Gonçalves, é na realidade a Glera/Prosecco. No final da década de 1970, mudas de Prosecco foram importadas da Itália e esse material serviu de base para novos plantios na região a partir de 1980.
Hoje, além do Brasil e da Itália, os espumantes da uva Glera são produzidos na Eslovênia, Croácia, Argentina e Austrália.
Conheça as rotas do vinho pelo Brasil e pelo mundo.
Harmonização de comida com espumantes Glera
Como se trata de uma uva utilizada quase exclusivamente para elaboração de vinho espumante, a combinação com comida deve levar em consideração as regras de harmonização do espumante.
A Glera pode transitar em vários momentos de um jantar, desde a entrada até a sobremesa, como também pode ser servida apenas como aperitivo. Por seus vinhos serem leves e frescos, combina perfeitamente com praia, piscina e dias de calor. Seu aroma floral faz dele um vinho perfeito para uma tarde de primavera. É super versátil, combinando com eventos formais e informais. Para acompanhar um momento mais requintado, basta escolher um exemplar elaborado com a Glera com maior complexidade, como o Domenico Salton Giornata.
Confira aqui o espumante ideal para cada ocasião
Você pode servir uma tacinha de Glera com sua comida preferida, pois esse espumante combina com tudo! Queijos dos mais variados tipos e maturação, incluindo fondue, charcutaria, pizzas, risotos, frutos do mar e frituras no geral, desde peixe frito até coxinha, bolinho de bacalhau e dadinho de tapioca. Comidas apimentadas tendem a ganhar um balanço com o paladar frutado do vinho. Sobremesas com frutas verdes e cítricas também vão bem com espumantes de Glera.
O espumante de Glera é o par ideal para comidas vegetarianas e veganas. Suas notas aromáticas combinam perfeitamente com vegetais e legumes. A Vinícola Salton não utiliza nenhum insumo de origem animal na elaboração de seus vinhos. Os produtos são totalmente aptos ao consumo de veganos e vegetarianos.
Agora que você sabe tudo sobre a uva Glera, continue acompanhando o blog Salton para conhecer outros diversos tipos de uva.