Dividido em 497 cidades, o Rio Grande do Sul é um Estado em que o turismo na Serra Gaúcha ganha cada vez mais desbravadores! Seja pelos atrativos naturais, pelas experiências gastronômicas ou pelo enoturismo, que encanta pela qualidade e inovação, não importa: o fato é que cada vez mais visitantes desembarcam em território gaúcho! E hoje vamos falar sobre gastronomia em uma região em que a palavra de ordem é fartura... A Serra Gaúcha!
A Serra Gaúcha é formada por núcleos de municípios que compreendem a Região das Hortênsias, com os consagrados destinos de Gramado, Canela e Nova Petrópolis - e a Região Uva e Vinho, em que brilham os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, entre outros. É possível desbravar os dois roteiros de forma tranquila, já que os núcleos ficam distantes cerca de uma hora e meia de carro. E prepare-se: o turismo na Serra Gaúcha é vivido com intensidade!
Desta vez, vamos elencar alguns destinos gastronômicos que prometem fazer com que a viagem seja inesquecível. Tudo isso em Bento Gonçalves, que é a Capital Brasileira do Vinho e também a cidade onde está localizada a Vinícola Salton!
Onde comer em Bento Gonçalves?
O que não falta no turismo na Serra Gaúcha é diversidade na gastronomia. O que isso quer dizer? Estamos falando de opções democráticas, que certamente cabem no orçamento da viagem, independentemente de qual seja ele! Isso porque listaremos restaurantes que contemplam desde a alta gastronomia, com pratos mais elaborados, até opções mais express e urbanas. Lembre-se que Bento Gonçalves é um município formado a partir da chegada dos imigrantes italianos à Serra Gaúcha, em meados de 1875. E é claro que você encontra esses traços italianos na gastronomia!
Leia também: Família Salton participa da Virada Sustentável 2021 – Edição Porto Alegre
Addolorata Culinária Italiana
Situado no roteiro turístico do Vale do Rio das Antas e próximo da Vinícola Salton, o restaurante Addolorata Culinária Italiana é uma verdadeira amostra das raízes que o turismo na Serra Gaúcha tem: une a simplicidade e a hospitalidade de quem é do interior de Bento Gonçalves com o melhor da gastronomia! Tudo isso em um espaço repleto de natureza e, claro, parreirais!
Quem recebe o visitante é o anfitrião Nei Tomasi, um personagem que interage com muito humor! Além de desfrutar de uma sequência colonial com ampla variedade de pratos, é possível agendar um passeio de tuc-tuc (trator usado na lida do campo) ou fazer piqueniques ao ar livre! A experiência é completa e uma dica é para que você esqueça de qualquer tipo de formalidade por lá. A regra é clara: viva o turismo rural de Bento Gonçalves!
Cobo Wine Bar
No Cobo Wine Bar, o primeiro restaurante com foco em vinhos de Bento Gonçalves, a proposta é não sair da área urbana de Bento Gonçalves e desfrutar de um cardápio à la carte em que o vinho nacional é protagonista! Massas, risotos, filés, peixes, petiscos e tábuas harmonizam com um cardápio amplo de espumantes e vinhos.
A carta de bebida é 100% brasileira para provar ao visitante que o vinho nacional merece destaque total! Você pode degusta-lo em garrafa, taça ou na modalidade Flight de Vinhos (uma régua com 3 vinhos diferentes, em doses de 80 ml). Além de um menu repleto de opções super variadas e uma carta de vinhos incrível, o Cobo está de casa nova e promete encantar o visitante com o ambiente caprichado!
Benevento Chocolate & Café
O roteiro Caminhos de Pedra se tornou o mais visitado no turismo na Serra Gaúcha. Dentre os atrativos, está o Benevento Chocolate & Café, uma cafeteria com um jardim amplo em que o tempo parece passar mais devagar! Se você quer uma refeição prática e sem pressa, tim-tim: esta é uma excelente opção!
Sanduíches, risotos, tábuas de frios e muito, muito chocolate é o que você encontra no Benevento! E prepare-se para as sobremesas inesquecíveis, já que a cafeteria tem produção própria de chocolates Bean to Bar que você pode, inclusive, comprar para levar como lembrança da Serra Gaúcha.
Piegora Bistrô
Ainda no roteiro Caminhos de Pedra, o restaurante Piegora Bistrô é uma excelente opção para quem está disposto a experimentar sabores mais estruturados e diferentes, já que a especialidade da casa são pratos com cordeiro!
O Piegora Bistrô está instalado na antiga casa da família De Paris, construída na década de 1960, em um ambiente inspirador, rodeado de natureza e com a criação de ovelhas nos fundos da propriedade - o que torna a experiência ainda mais acolhedora e diferente! As crianças podem, inclusive, interagir com os animais!
No menu, o carré de cordeiro e o filé Wellington se destacam nas avaliações dos visitantes.
Veja também: Espumante Salton: tudo o que você precisa saber
Não esqueça de experimentar os vinhos e espumantes da Salton!
Os espumantes e vinhos da Família Salton estão presentes em boa parte dos restaurantes e estabelecimentos gastronômicos da Serra Gaúcha. Além disso, você pode agendar uma experiência e conhecer, de perto, a elaboração dos rótulos premiados pelo mundo afora e, claro, degustar!
São diferentes tours pela vinícola mais antiga do Brasil em funcionamento no país e que podem render memórias duradouras sobre o turismo na Serra Gaúcha! Conheça nossa história contada em narrativas e que podem ser sentidas entre às caves subterrâneas e pelos floridos jardins!
TOUR PARADOXO: Tour guiado através dos vinhedos, área de recebimento de uvas e linhas de engarrafamento, caves de bordalesas e subterrâneas. A imersão pelo passado ocorre na Galeria dos 100 Anos e na Ala Histórica, em meio ao acervo original da vinícola mais antiga em atividade.
TOUR GERAÇÕES: Tour guiado através dos vinhedos, área de recebimento de uvas e linhas de engarrafamento, com imersão pelo passado na Galeria dos 100 Anos e na Ala Histórica, em meio ao acervo original da vinícola mais antiga em atividade. Uma experiência enogastronômica em meio às Caves Subterrâneas, com rótulos especiais, de edição limitada, encerram o tour, na Sala Secreta, cercada de história e simbolismo!
Quer conhecer de perto as maravilhas que o turismo na Serra Gaúcha reserva para você? Agende sua visita agora!