Ao degustar os mais variados tipos de vinhos, vários de nossos sentidos são acionados! No paladar, sentimos os diferentes sabores da bebida, enquanto no olfato podemos notar uma infinidade de aromas. A visão também entra em ação: o universo do vinho contempla várias colorações, como bordô, rubi e amarelo palha, além de diversos aspectos, como tons brilhosos e translúcidos. Tudo isso varia expressivamente conforme os tipos de vinhos que são degustados!
Um dos fatores que mais influencia o resultado visual, de sabores e de aromas de um rótulo é a sua relação com a madeira. Isso mesmo: a passagem de um vinho pelo carvalho costuma impactar diretamente na experiência da degustação.
No universo Salton, os vinhos e espumantes da vinícola abrangem diferentes formas de elaboração. Existem exemplares jovens e aromáticos, em que a passagem pelo carvalho é breve ou praticamente inexistente. E existem também os vinhos de guarda, em que o processo de maturação é mais complexo e intenso.
Veja a seguir algumas curiosidades envolvendo tipos de vinhos, a relação da bebida com a madeira e como a Salton contempla rótulos para todos os momentos!
Confira: Vinho seco e suave: qual é a diferença?
Por que alguns vinhos têm contato com madeira?
Ao se informar sobre as características de um vinho, você provavelmente já ouviu o termo "amadeirado", certo? Essa expressão normalmente se refere aos rótulos que tiveram contato com o carvalho em seu processo de elaboração.
Não existe uma regra sobre qual variedade de uva deve receber o contato com a madeira em seus estágios de vinificação. Em linhas gerais, qualquer safra pode ser elaborada com esse processo.
O carvalho na elaboração dos vinhos é utilizado de duas formas: para transmitir aromas e para intensificar o seu sabor.
Leia agora: Barris de carvalho: o que são e para que servem?
Tipos de vinhos - Vinho jovem: o que é?
O vinho jovem tem por característica básica ser um vinho leve e fresco. Nessa modalidade, a bebida passa por todos os processos de elaboração, sendo colocada para comercialização logo em seguida. Os consumidores têm acesso ao vinho no próprio ano de produção ou então em poucos anos depois da sua safra.
Geralmente os vinhos jovens não passam pelo processo de envelhecimento em barricas de carvalho ou então passam por um tempo bem reduzido. São exemplares mais frescos e com bastante presença do aroma da fruta.
Confira também: Bruno Neves, engenheiro químico da Salton, detalha um pouco mais as características de um vinho jovem
Saiba mais sobre o que é Tanino
Exemplos de vinho jovens:
Todos os vinhos da linha Intenso da Salton seguem a característica de serem vinhos frescos, aromáticos e bem jovens. Alguns rótulos da linha trazem unicamente a expressão das castas, como o varietal Chardonnay.
Outros têm uma breve passagem por carvalho francês e americano, entregando uma complexidade diferente, mas sempre respeitando as características da variedade, como os varietais Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.
Veja detalhes do Salton Intenso Chardonnay, elaborado exclusivamente em tanques de aço inox, e do Salton Intenso Pinot Noir, que conta com breve passagem por carvalho:
Salton Intenso Chardonnay
Elaborado 100% com uvas da variedade Chardonnay, o vinho é fermentado em tanques de aço inox, com controle de temperatura. Apresenta intensos aromas frutados, com notas de abacaxi, lima e limão, além de notas de flor de laranjeira. Seu sabor é fresco e leve, com final de boca marcado por notas cítricas.
Graduação alcoólica: 12,5% vol
Harmonização: Risotos leves, queijos frescos, canapés e saladas.
Salton Intenso Pinot Noir
Graduação alcoólica: 12,5% vol.
Harmonização: Massas, pizzas e carnes vermelhas magras.
Veja também: Como montar uma adega em casa
Tipos de vinhos - Vinho de guarda: o que é?
O vinho de guarda tem por característica ser um vinho mais complexo. Nessa modalidade, a bebida passa por um processo de envelhecimento em garrafa e/ou em barril de carvalho.
Durante essa elaboração, o vinho ganha mais estrutura e complexidade – características que geralmente não se encontram em vinhos mais jovens.
Assista também: Bruno Neves, engenheiro químico da Salton, detalha um pouco mais as características de um vinho de guarda.
Exemplo de vinho de guarda:
Lançamento da Salton, o exemplar Gerações Mário Salton revela todo o potencial e a tipicidade da Campanha Gaúcha. Ele conta com edição limitada, elaborado apenas em safras excepcionais.
Salton Gerações Mário Salton
O processo minucioso de vinificação desse rótulo conjuga a estrutura das variedades de uva Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon - em um período de 24 meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano - com a vivacidade da uva Marselan - preservada em aço-inox. Assim, o resultado é a mais pura expressão de equilíbrio e complexidade!
O vinho conta ainda com aromas delicados e complexos, de frutas vermelhas maduras como cerejas e morangos em calda, com notas de chocolate, frutos secos e pimenta preta. De corpo equilibrado, com acidez estruturante e taninos macios e elegantes, é marcado por um prolongado final de boca.
Graduação alcoólica: 13%
Harmonização: Queijos maturados, massas recheadas e carnes vermelhas e de caça assadas.
Leia também: Rolha de vinho e tampa rosca, qual a diferença?
Últimos lançamentos da Família Salton
Salton Atos Branco de Maceração
Salton Atos Branco de Maceração surge a partir da combinação entre Malvasia e Viogner, ambas as uvas selecionadas a partir de vinhedos localizados na Serra Gaúcha.
A expressão das variedades, nessa região tão emblemática, ganha vida numa vinificação muito especial. Como uma obra de arte composta a muitas mãos, por pequenos atos, a edição limitada reúne intensos aromas herbáceos com delicadas notas florais além de grande frescor no paladar.
Salton Paradoxo Riesling
O mais recente rótulo da tradicional linha Salton Paradoxo de vinhos: Salton Paradoxo Riesling. Leve e refrescante, esse vinho branco apresenta um marcante caráter frutado e floral, com delicadas notas de frutas cítricas e de flores brancas, perfeitamente combinadas com um paladar vivaz, fresco e elegante.
Após ler este artigo sobre os diferentes tipos de vinhos e espumantes, que tal ver como escolher o vinho ideal para cada ocasião? Clique aqui e baixe gratuitamente infográfico gratuito "6 dicas práticas para você não errar na hora de escolher o vinho ideal".