Você já se perguntou por que existem diferentes tipos de taças de vinho? A resposta está na degustação desta bebida. Afinal, a taça permite a observação de:
- leveza;
- aromas;
- coloração;
- temperatura.
Ou seja, ela tem um uso pensado — e não só na apreciação do vinho. Também é focada no aprimoramento dos seus sentidos de modo a ter uma melhor experiência de consumo.
Com isso em mente, trouxemos um artigo que reúne os principais tipos de taças de vinho para você conhecer e saber quando utilizá-las. Continue a leitura e anote nossas dicas!
Veja também nosso infográfico com os tipos de taças, é gratuito!
Usar taça de vinho é obrigatório?
A resposta é não. Embora as taças desempenhem papel essencial para a degustação completa dos vinhos, você não precisa ficar restrito a elas — ainda mais quando você está saboreando rótulos com os quais já está habituado.
Além disso, dependendo do local em que você se encontra, é possível que não haja a taça mais adequada a certo vinho, portanto, não se atenha às formalidades. Muito mais importante do que elas, é desfrutar do momento, companhias e vivências que se tornarão boas histórias no futuro.
Leia também: Qual a temperatura ideal do vinho?
Qual é a estrutura de uma taça?
A estrutura de uma taça não é complexa. Ela consiste em três partes:
- base: para apoio na mesa;
- bojo: onde fica concentrado o vinho;
- haste: área que serve para você segurar a taça.
No mercado, você encontra diversos tipos de taças de vinho com materiais diferentes, como plástico, vidro e cristal. Esse último é considerado o mais indicado, já que, além do aspecto estético, ela permite maior visibilidade do conteúdo no interior.
Quais os tipos de taças de vinho?
Neste último tópico, apresentaremos os tipos de taças de vinho mais utilizados durante uma degustação. Fique atento à seleção!
Taça Bourdeaux
A taça Bourdeaux tem formato mais oval e bocal mais comedido nas dimensões. Isso aumenta o contato do nosso paladar com a bebida, estimulando-o a identificar a composição do conteúdo. Não é para menos que essa taça favorece o consumo de vinhos secos com sabor acentuado e maior acidez.
Taça Borgonha
A taça Borgonha é tradicional, com o bojo em formato circular e uma abertura mais ampla do bocal. Ela é indicada para vinhos encorpados, que devem ser saboreados lentamente. Além disso, favorece rótulos mais aromatizados, porque o seu design permite maior entrada, ajudando a difundir as notas da bebida.
Taça Flute
A taça Flute tem haste alta e bojo comprido e estreito. Seu principal objetivo é preservar o gás carbônico de champagnes e espumantes em geral, garantindo a persistência do perlage — as borbulhas que se formam na bebida quando servido.
Taça ISO
A taça ISO, por sua vez, tem o bojo mais alongado, remetendo às taças de espumantes. Isso permite melhor percepção do conteúdo e menor ação do ar sobre o gosto e aroma da bebida. Não é à toa que ela é valorizada por conta dessa característica, afinal, pode ser utilizada para a apreciação tanto de vinhos quanto de espumantes.
Aproveite para descobrir: Por quanto tempo posso guardar cada tipo de vinho?
Taça de vinho branco
A taça de vinho branco tem bojo mais compacto e modelagem quase hexagonal, mas isso tem uma razão. A ideia é preservar por mais tempo a temperatura da bebida, garantindo que ela se mantenha refrescante. Além disso, favorece o visual mais brilhante do vinho.
Taça de vinho rosé
Por fim, temos a taça de vinho rosé. Em questão de formato, ela é mais compacta que o modelo anterior. Isso porque esse vinho deve estar refrescante quando for servido, além de permitir a difusão do aroma de frutos. Outro ponto marcante dessa taça é que ela assegura o equilíbrio do sabor da bebida a longo prazo.
Como você leu, há muitos tipos de taças de vinho. Por isso, é interessante se familiarizar com elas para que você saiba quando recorrer a cada uma. Dessa forma, sua experiência com a bebida será potencializada e você desfrutará ainda mais dos aromas e sabores presentes no vinho. Para conferir mais sobre as taças de vinho, baixe agora nosso infográfico e tenha os tipos das taças na palma da sua mão.