Com o crescimento da cultura de apreciação do vinho, o enoturismo ganha cada vez mais popularidade, se expandindo ao redor do globo, e o que não faltam são opções de rotas do vinho no Brasil e no mundo. Essa atividade é uma excelente forma de conhecer mais a fundo como funciona a produção da bebida, poder saboreá-la, ver as parreiras e conferir de perto elementos que fazem parte desse incrível universo.
Além disso, é uma ótima oportunidade de fazer um passeio diferente e visitar a natureza, a cultura e a gastronomia local. Fazer esse mergulho no universo do vinho é possível por meio de visitas a vinícolas nacionais e internacionais. Neste post, compartilharemos com você 8 rotas do vinho imperdíveis no Brasil e no mundo para ajudá-lo a planejar sua próxima viagem. Acompanhe!
Saiba qual é a melhor época para fazer passeios de enoturismo
O que faz do enoturismo uma opção de viagem ou passeio atrativo é que ela pode ser realizada durante o ano todo. De fato, é preciso checar feriados e horários de atendimento nas vinícolas que você deseja visitar. Fora isso, a escolha da época dependerá dos seus objetivos e preferências.
Em geral, é recomendado fazer uma rota do vinho durante o verão. O motivo é a Vindima — momento da grande colheita das uvas, e é especial por vários motivos. Primeiro, um visual espetacular: durante esse período, os parreirais estão carregados de uvas. Outra razão é que esse é um momento de festa. Afinal, produtores querem agradecer e celebrar a fartura. Por isso, é comum que vinícolas apostem em uma programação especial.
Leia também: ENOTURISMO: O TURISMO GASTRONÔMICO PELO UNIVERSO DO VINHO
A Vindima acontece nos períodos mais quentes. No Brasil, a época é de janeiro a março. Em países como Chile e Argentina, de março a abril. Na Europa, é entre maio e outubro. Nessa época, além da colheita, os enoturistas aproveitam céu aberto e temperaturas amenas.
No entanto, não se pode negar que vinho é uma bebida que harmoniza muito com o inverno e jantares aconchegantes com fondues e outros pratos. Por isso, uma opção é fazer a visita no período entre junho e agosto. O Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul, por exemplo, fica encantador nessa época.
Conheça também o turismo em nossa vinícola e tenha acesso a experiências encantadoras.
Conheça as 8 principais rotas do vinho
Se você está interessado em fazer enoturismo, conheça as opções de rotas do vinho a seguir no Brasil e no mundo.
Brasil
1. Vale dos Vinhedos (RS)
O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, envolve três cidades principais: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Essa área é a maior produtora de vinhos no Brasil.
Merece destaque para cena gastronômica, com paisagens exuberantes, cultura e história. Além da presença de colônias de imigrantes italianos, as cidades receberam nomes de ilustres líderes na revolução Farroupilha, como Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi.
Tudo isso contribui para enriquecer a identidade local. No mais, a região fica a 122 quilômetros de Porto Alegre e 120 quilômetros de Gramado. A infraestrutura turística é caprichada. Além do centro de informações, as estradas são boas, existem muitas opções de hotéis, pousadas e inúmeras atrações para turistas, como:
- lojas;
- empórios;
- restaurantes;
- vinícolas mais famosas do Brasil.
O Vale do Rio das Antas, perto do centro de Bento Gonçalves, é uma rota deslumbrante com mirantes ao longo da estrada que convidam uma parada para uma foto ou apenas admirar a paisagem.
Conheça também o turismo na Serra Gaúcha: Caminhos de Pedra e Vale do Rio das Antas
2. Santa Catarina
As vinícolas da Serra Catarinense também merecem destaque. A charmosa região permite que turistas visitem as parreiras e outros locais bonitos na serra, marcados pelo bioma da Floresta das Araucárias. Assim como no Vale dos Vinhedos, a área apresenta grande influência da imigração italiana na gastronomia, cultura e arquitetura. As principais cidades são Urupema e São Joaquim, onde ficam as vinícolas mais conhecidas e opções de hospedagem e atrações.
3. São Roque (SP)
A poucas horas de São Paulo, a cidade de São Roque conta com a estrada do vinho, com inúmeras vinícolas e restaurantes. Para quem mora no estado e quer desfrutar de um fim de semana ou feriado prolongado, é uma excelente opção. Além da rota, a cidade oferece diversas opções de lazer, inclusive para crianças e grandes grupos. Para quem gosta de uma linda paisagem, um passeio tranquilo e poder degustar um bom vinho, esse passeio é ideal.
4. Vale do São Francisco (BA – PE)
Enoturismo no meio do sertão. A Caatinga virou casa para importantes vinícolas brasileiras, na rota do vinho do Vale do São Francisco, na divisa entre Bahia e Pernambuco. No eterno verão do nordeste, a paisagem é convidativa e as parreiras estão sempre recheadas. Ao longo do vale, são mais de seis grandes vinícolas. Por conta do sol pleno e um inverno inexistente, as colheitas são realizadas duas vezes ao ano. Assim, não há tempo ruim para visitar a região.
Exterior
5. Mendoza (Argentina)
Para quem deseja se aventurar por terras estrangeiras, Mendoza, na Argentina, é um bom ponto de partida e um destino muito popular entre os brasileiros. A região produz boa parte dos vinhos argentinos e é possível fazer uma visita nas vinícolas, conhecer as fábricas e os processos no conhecido Caminhos do Vinho. A paisagem dos Andes abrilhanta a jornada, que pode ser esticada até a capital Buenos Aires, que fica a mil quilômetros de distância de lá.
6. Chile
Uma alternativa perto do Brasil é explorar as vinícolas chilenas. A rota do vinho local é distribuída ao longo de cinco áreas:
- Valle del Maule;
- Valle del Maipo;
- Valle de Colchagua Casablanca;
- Valle del Aconcagua, na V Região;
- Valle de Cachapoal.
São diversas vinícolas que produzem variados tipos de vinho. Além delas, os visitantes não poderão se queixar da infraestrutura: são diversas atrações, restaurantes, museus, trilhas e até hotéis temáticos. No mais, é um convite para conhecer a exuberante paisagem e cultura local, desfrutando da música, artesanato e outras manifestações.
Confira também: Turismo na Vinícola Salton: conheça as experiências
7. Portugal
Uma rota do vinho de distinção em Portugal fica às margens do rio Douro, em Porto. Lá, enoturistas podem visitar tanto grandes vinícolas como pequenos produtores, e degustar do famoso vinho do Porto. No mais, a região é um passeio completo para quem gosta de história, museus e arquitetura.
Assista: Documentário - Família Salton: Excelência como destino - Enologia
8. Toscana (Itália)
Indo um pouco mais longe, uma região de relevância na produção do vinho é a Toscana, que tem como capital Florença. A região produz vinhos tintos mundialmente conhecidos e conta com mais de sete mil vinhedos. Logo, um turista pode visitar várias cidades e províncias nessa rota, como:
- Lazio;
- Siena;
- Livorno.
Além disso, essa região da Itália não fica nada atrás no quesito belezas naturais, apreciando paisagens incríveis — e, certamente, a gastronomia é um ponto positivo que faz a visita ser ainda mais imperdível.
Como você viu, existem várias opções incríveis de rotas do vinho no Brasil e em países estrangeiros que tornarão sua viagem ainda mais saborosa e especial. Além de poder degustar vinhos de excelente qualidade diretamente com seus produtores, o visitante tem a oportunidade de fazer uma imersão nesse universo e conhecer mais sobre a produção dessa bebida tão adorada.
Se você gostou desse post sobre rotas do vinho, achamos que vai adorar saber mais sobre o universo do vinho e como funciona esse turismo gastronômico. Clique aqui e baixe o material gratuito!