Existe um dito popular que afirma que o vinho melhora com o tempo. Mas não é bem assim! Cada tipo de vinho tem o seu período ideal para ser consumido e para ser armazenado. Não é todo vinho que aguenta a ação do tempo sem perder a qualidade.
Escrito por Paula Daidone - Sommelière e especialista em marketing de vinhos
Essa variável está associada à complexidade da bebida finalizada, à uva utilizada, à técnica de produção e até à região em que a variedade foi cultivada. O estilo do vinho também é fator determinante. O enólogo é o responsável por definir esse perfil e se será uma bebida de guarda ou de consumo rápido.
Assista agora: Documentário - Família Salton: Excelência como destino - Enologia
Inclusive, existem vinhos que são feitos para não serem guardados, mas, sim, para serem consumidos ainda jovem. Na verdade, apenas 10% dos vinhos produzidos no mundo são para serem guardados. Os outros todos são para consumo rápido.
Isso não quer dizer que a partir de hoje você terá que tomar imediatamente todas as garrafas que adquirir. Não, não precisa! Ainda assim você poderá guardar as garrafas. Só é importante ter em mente que alguns desses vinhos podem não estar em seu auge quando forem abertos.
A seguir vamos ver qual o tempo ideal de guarda para cada estilo de vinho e também por quanto tempo um vinho aberto pode ser armazenado.
Pensando em montar uma adega na sua casa? Veja como!
Vinho espumante
O vinho espumante quando lançado ao mercado está pronto para ser consumido. No caso dos elaborados pelo método Charmat, como o Salton Prosseco, quanto mais rápido você degustar, mais fresco ele estará. Os espumantes elaborados pelo método tradicional, por terem mais complexidade, também suportam mais tempo de guarda, como o Salton Évidence, que pode ser guardado por até cinco anos. Alguns espumantes produzidos na região de Champagne, podem permanecer até 15 anos guardados. O estilo o Sur Lie pode permanecer por anos e anos guardado, pois, como mantém as leveduras na garrafa, ele está em constante evolução. É o caso do Salton Évidence Sur Lie.
O espumante é o vinho que tem a menor vida após aberto, pois perde a carbonatação rapidamente. Ou seja, perde as borbulhas. O ideal é consumi-lo no mesmo momento que aberto. Para conseguir conservar por mais tempo, é necessário a utilização de um uma tampa especial, um fechamento sob pressão. Com essa tampa, é possível conservar o espumante até três dias.
Assista: Como conservar o vinho depois de aberto
Espumante elaborado pelo método tradicional, com a segunda fermentação em garrafa, como o Salton Gerações Azir, tende a durar um pouco mais do que um vinho espumante elaborado pelo método Charmat, como, por exemplo, o Domenico Salton Giornata. Isso acontece porque os vinhos do método tradicional têm mais atmosferas de pressão (mais bolhas) quando são engarrafados, razão pela qual tendem a ter borbulhas por mais tempo.
Vinho Branco Leve e Rosé
A maioria dos vinhos brancos leves e rosés são elaborados para serem frescos e vibrantes, com acidez pronunciada, como o Salton Paradoxo Riesling. Por isso, precisam ser consumidos ainda jovens, em até três anos. Com o passar do tempo, à medida que o vinho oxida, o caráter frutado e a acidez diminuem. Depois de abertos, esses vinhos podem ser consumidos em até cinco ou seis dias.
Vinho Branco Encorpado
Vinhos brancos encorpados, como Chardonnay com passagem por carvalho, como o Salton Virtude, apresentam estrutura para aguentar a ação do tempo. São vinhos que, quando bem condicionados, aguentam tranquilamente uns seis anos em garrafa. Os grandes exemplares, podem sobreviver bem por até 15 anos. Já quando abertos, tendem a oxidar rapidamente porque tiveram mais contato com oxigênio durante o processo de estágio, e precisam ser consumidos em até três ou quatro dias.
Você sabe o que são barris de carvalho e para que servem? Veja agora.
Vinho tinto
A escala de armazenamento do vinho tinto é enorme. Vinhos complexos e de grandes regiões produtoras podem permanecer guardados por até 50 anos e não perderem nada da qualidade ou característica principal. Como o Salton Septimum e o Gerações Mário Salton que possuem um tempo de guarda entre 10 e 15 anos.
Existem ainda vinhos que são produzidos para serem consumidos depois de um período de envelhecimento, como é o caso do emblemático Barolo, que nasce com a necessidade de aguardar 15 anos para ser degustado. Mas há também o oposto, vinhos que nascem para serem bebidos o mais jovem possível, como o Beaujolais Nouveau, um vinho produzido na Borgonha, com a casta Gamay, para ser bebido no máximo em um ano.
O tempo de consumo depois de aberto também varia muito de acordo com o estilo do vinho. Quanto mais tanino e acidez o vinho tinto tem, mais tempo tende a durar depois de aberto. Assim, um tinto claro com pouco tanino, como Salton Intenso Pinot Noir, não dura tanto tempo aberto quanto um tinto rico em tanino e cor como um Syrah, Tannat ou ainda um Merlot, como o Salton Desejo Merlot. Varia de cinco a sete dias de armazenamento depois de aberto.
Vinho Fortificado
Vinho fortificado, como o famoso Vinho do Porto e o Salton Intenso Licoroso, chega a durar até 50 anos, quando fechado, e até 30 dias depois de aberto. Esse tipo de vinho tem vida muito longa devido à adição de aguardente vínica, que atua como um conservante do vinho. Isso serve tanto para o exemplar aberto como fechado.
Tempo de guarda de cada tipo de vinho
• Espumante método Charmat - até 3 anos
• Espumante método Tradicional sem safra - até 5 anos
• Espumante método tradicional com safra - até 15 anos, no caso dos grandes vinhos de Champagne
• Vinho Branco Leve e Rosé - até 3 anos
• Vinho Branco Encorpado - de 3 a 15 anos
• Vinho tinto leve - de 3 a 6 anos
• Vinho tinto encorpado - de 5 a 50 anos
• Vinho fortificado - de 5 a 50 anos
Por que você deve consumir vinho nacional? Entenda.
5 dicas para armazenar vinho e preservá-lo por mais tempo
Confira algumas dicas que irão ajudar a manter seu vinho com mais qualidade enquanto armazenado
1. Armazene o vinho na temperatura adequada e controlada
De todos os fatores que influenciam a qualidade do vinho armazenado, a temperatura é talvez o mais importante. É necessário armazenar a garrafa em um local com temperatura adequada e controlada. Clima muito quente ou muito frio acelera o processo de deterioração do vinho. Oscilação de temperatura faz com que a rolha se expanda e contraia, permitindo que o vinho vaze ou o ar penetre. Em geral, a temperatura ideal para armazenamento de vinho de longo ou curto prazo é de cerca de 13ºC.
2. Guarde as garrafas de vinho com rolha na horizontal
Garrafas fechadas com rolhas precisam ser mantidas na horizontal para que o líquido umedeça a rolha, o que é fundamental para o armazenamento a longo prazo, pois uma rolha seca pode causar infiltração e envelhecimento prematuro.
3. Proteja o vinho da luz solar e vibração
Mantenha as garrafas longe da luz solar. Incidência direta de raios UV podem danificar os sabores e aromas do vinho. Também é necessário mantê-las longe de fontes de vibração, como lavadora e secadora, pois a trepidação pode descolar sedimentos e interromper o delicado processo que faz com que os vinhos envelheçam favoravelmente.
4. Armazene o vinho em local com umidade adequada
Os extremos de umidade em sua adega ou área de armazenamento também podem afetar a longevidade do seu vinho. Em níveis mais baixos de umidade, suas rolhas podem secar, deixando o vinho vulnerável aos efeitos do oxigênio, enquanto uma umidade mais alta pode fazer com que os rótulos das garrafas se descolem e mofem.
5. Não guarde vinhos na geladeira
A temperatura e umidade da geladeira não são ideias para condicionar o vinho por um longo período. O vinho deve permanecer em um ambiente controlado ou em uma adega. Só leve o vinho à geladeira em caso de necessidade de resfriar a bebida. Deixe-o lá por no máximo 15 minutos e sirva-o logo em seguida. Atente-se para os cheiros da geladeira, alimentos como peixe e cebola, por exemplo, podem passar odores para a rolha.
Assista: O que é um vinho de guarda?
Por quanto tempo é possível guardar uma a garrafa de vinho aberta
Armazenada adequadamente, uma garrafa de vinho aberta pode durar de três a sete dias, fechada com a própria rolha ou com a tampa. Um jeito de aumentar a vida do vinho aberto é utilizando uma bomba de vácuo, que suga o ar de uma garrafa aberta, criando uma vedação quase hermética. Vinhos espumantes e sobremesas têm períodos e formas de armazenamento diferentes dos vinhos tranquilos.
Cada vinho tem um período recomendado de armazenamento, seja aberto ou fechado. Após esse tempo, o vinho não estraga, o que acontece é que ele muda as características originais. Após a abertura da garrafa, o líquido entra em contato com o oxigênio e essa exposição transforma os aromas, sabores e cores do vinho. Podendo, em alguns casos, originar cheiro de vinagre ou fruta machucada.
Agora que você já sabe o período de guarda de cada tipo de vinho, que tal escolher o vinho perfeito para cada ocasião? Saiba como aqui.