A temperatura ideal do vinho desempenha um papel fundamental na degustação. Ela influencia completamente a experiência de degustação e a percepção das características do vinho. Sua experiência pode não ser plena caso o vinho esteja na temperatura errada. Servir um vinho muito gelado pode inibir algum defeito. Já, se estiver quente demais, os aromas e sabores podem não aparecer.
Escrito por Paula Daidone - Sommelière e especialista em marketing de vinhos
Essa escolha não deve ser aleatória, tampouco depende do gosto pessoal. É preciso levar em consideração o estilo do vinho. Espumantes, por exemplo, são servidos em temperaturas mais baixas que brancos encorpados. Entre os tintos, também há diferença: a temperatura de serviço de um vinho leve é diferente de um vinho encorpado.
Vamos ver a seguir qual a temperatura ideal que cada estilo de vinho deve ser servido.
Leia também: Por quanto tempo posso guardar cada tipo de vinho?
Vinho espumante
O vinho espumante deve ser servido bem geladinho. As borbulhas pedem por um serviço frio. Servi-lo quente pode aumentar a percepção de açúcar, deixar o retrogosto amargo e ainda parecer choco, assim como um refrigerante.
A escala de temperatura vai de 6ºC a 10ºC. Espumante elaborado pelo Método Charmat, por ser mais leve, fresco e frutado, pode ser servido mais gelado que o elaborado pelo Método Tradicional, que é mais encorpado e com aromas mais fechados. O espumante Salton Moscatel, como tem um alto teor de açúcar, pede por uma temperatura baixa, justamente para diminuir o dulçor e não deixar a bebida enjoativa.
Vinho Branco
A característica principal do vinho branco é o frescor. Por isso, o ideal é servi-lo mais frio. Quanto mais leve o vinho, menor a temperatura. A temperatura varia de 7º a 13ºC. Vinhos brancos encorpados, como Chardonnay com passagem por carvalho, como o Salton Virtude, podem ser consumidos em temperatura mais amena. Justamente para conseguir apreciar melhor os aromas provenientes do estágio em madeira.
Vinho Rosé
Assim como o vinho branco, o vinho rosé é melhor quando servido gelado. O rosé é um vinho em que os aromas e sabores remetem às frutas frescas, para esse frescor ser preservado, é preciso que a temperatura esteja baixa. Sirva o vinho entre 7º e 10ºC. Acima desse número, o vinho pode amargar.
Veja agora: Celebre a primavera com os rosés da Salton
Vinho Tinto
O vinho tinto tem uma escala de temperatura bem ampla, indo de 13º a 18ºC. Tudo vai depender da estrutura da bebida. Vinhos leves e jovens , são servidos frescos; enquanto vinhos encorpados e envelhecidos pedem por temperaturas mais amenas, como é o caso do Salton Septimum e o Salton Mario Gerações.
Em vinhos jovens e com pouca carga de tanino o álcool pode ser um pouco pronunciado, servi-lo mais frio ajuda a reduzir a sensação alcoólica. Ao contrário dos tintos jovens, os tintos envelhecidos têm uma carga média de taninos e um nível de acidez reduzido. Eles não exigem que frio para que seja aproveitado ao máximo. Via de regra, quanto mais velho for um vinho, maior a temperatura que suporta e vice-versa.
Vinho fortificado branco
Vinho branco que passa pelo processo de fortificação, como o Salton Intenso Licoroso, requer temperatura mais baixa para ser degustado. Como tem um teor de açúcar muito elevado, precisa do gelo para atuar o dulçor. Também tem a questão de ser um vinho que exala aromas e sabores de frutas frescas, temperatura mais elevada acabaria por esconder essas características do vinho. Sirva-o entre 10º e 12ºC.
Temperatura ideal para cada tipo de vinho
- Espumante método Charmat e Moscatel - de 6º a 8ºC
- Espumante método Tradicional - de 8º a 10ºC
- Vinho Rosé e Branco Leve - de 7º a 10ºC
- Vinho Branco Médio e Encorpado - de 9º a 13ºC
- Vinho Tinto Leve e Médio - de 13º a 14ºC
- Vinho Tinto Encorpado - de 16º a 18ºC
- Vinho Colheita Tardia - de 6º a 8ºC
- Vinho Fortificado Branco - 10º a 12ºC
- Vinho Fortificado Tinto - de 14º a 18ºC
Confira: Vinho Branco de Maceração: conheça o novo Salton Atos
Como refrigerar um vinho?
Embora seja tentadora a ideia de colocar a garrafa de vinho no freezer para resfriá-la rapidamente, isso não é recomendado. A geladeira também deve ser evitada, pois a temperatura é muito inferior (entre 2º e 5ºC) do que a suportada pelo vinho. Mudanças repentinas de temperatura podem danificar a estrutura do vinho. Para que isso não aconteça, uma ótima saída é utilizar um balde de gelo com água. Dessa forma, o vinho será resfriado gradativamente, e ele vai esfriar sem ser afetado. O período que cada tipo de vinho deve permanecer no balde varia. Estes são os vinhos e os minutos que eles exigem em um balde de gelo:
• Espumante - 15 minutos
• Vinho Rosé e Branco Leve - 12 minutos
• Vinho Branco Médio e Encorpado - de 8 a 10 minutos
• Vinho Tinto Jovem - 13 minutos
• Vinho Tinto Envelhecido - de 5 a 8 minutos
• Vinho Colheita Tardia e Fortificado - de 8 a 11 minutos
Veja agora: Tipos de vinhos: conheça o universo Salton
Servir o vinho em temperatura ambiente
É comum encontrarmos em rótulos, principalmente europeus, a frase “sirva em temperatura ambiente”. É importante saber que a temperatura ambiente é algo em torno de 15º e 18ºC. Qualquer coisa acima ou abaixo disso já está fora da temperatura ideal de consumo ou armazenamento. Caso você viva em uma região muito quente, como no Nordeste do Brasil, por exemplo, certamente a temperatura ambiente será acima dos 25ºC, então é necessário resfriá-lo, mesmo que a orientação do rótulo seja servir em temperatura ambiente.
Leia também: 5 dicas para guardar a garrafa de vinho em casa
Armazenamento do vinho
A temperatura de armazenamento do vinho também é muito importante. O vinho não pode sofrer oscilação de temperatura e, no geral, deve estar em um ambiente a 13ºC. Caso você tenha uma adega climatizada com apenas uma potência, deixe todos em 13ºC e resfrie se for necessário ou retire alguns minutos antes de servir para atingir a temperatura correta.
Se você não tem adega, prefira deixar os vinhos fora da geladeira. Guarde-os em um local longe do sol e com boa ventilação, assim a temperatura externa não tem tanta ação. Para vinhos de consumo rápido e/ou do dia a dia esse tipo de adega funciona bem. Mas vinhos de guarda, aqueles que irão ficar mais de dez anos guardados, precisam de um pouco mais de cuidado. Afinal, são garrafas que vão permanecer por muito tempo na adega.
Veja agora: Como montar uma adega em casa
Como vimos, a temperatura ideal do vinho desempenha um papel fundamental na degustação. Mas tão importante quanto esse ponto, está o armazenamento do vinho. Para saber mais sobre o universo do vinho, baixe agora nosso guia exclusivo “Desvendando o Universo do Vinho”.