Você sabe se pode levar vinho no avião? Sendo um dos itens mais buscados para presentear ao retornar para casa, a dúvida é frequente e bastante válida.
É muito gratificante viajar e, ao voltar para sua cidade, trazer presentes para a família e os amigos. Afinal, essa é uma forma de eternizar sua experiência e demonstrar carinho por essas pessoas.
Por essa razão, o vinho é uma das melhores opções. Assim, resolvemos desmistificar o seu transporte e esclarecer quais são as normas para viajar com bebidas alcoólicas.
Aqui, abordaremos não apenas voos nacionais, mas também internacionais. Portanto, continue a leitura e tire suas dúvidas!
Quais as regras para transporte de vinho em voos nacionais?
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é clara sobre esse assunto. Em informe oficial, ela afirma que qualquer viajante pode transportar vinhos ou outras bebidas alcoólicas em trajetos domésticos.
No entanto, é preciso se atentar a três pontos essenciais ao colocá-los na bagagem de mão ou nas malas despachadas. São eles:
● assegurar que a garrafa não está aberta e que não tem volume superior a 1 litro;
● não levar consigo mais que 5 litros em uma única viagem;
● a bebida não deve ter mais de 70% de álcool na composição dela.
Quais as regras para transporte de vinho em voos internacionais?
Em voos internacionais, as regras são um pouco mais extensas, como mostra a nota da ANAC. Isso se deve aos protocolos de segurança adotados no Brasil e em outros países.
Em geral, levar vinho no avião, por meio de bagagem de mão, só pode ocorrer se for em recipientes de até 100 ml. Algo que, inclusive, é válido para os demais produtos líquidos para consumo ou uso. É o caso de:
● cosméticos;
● medicações;
● itens de higiene;
● bebidas.
Caso queira transportar uma ou mais garrafas de vinho consigo, a alternativa é adquirir as bebidas nos freeshops que ficam justamente na área do embarque internacional.
Nesse caso, será permitida sua entrada no avião com elas. Há ainda a possibilidade de adquirir o vinho na viagem, por meio do serviço de bordo.
Agora se a ideia é colocar o vinho comprado na bagagem despachada, você pode fazer isso. Para tanto, atente-se às regras já citadas no tópico anterior para esse tipo de cenário.
Em caso de dúvidas, principalmente a respeito de conexão e escalas, é fundamental checar com a companhia aérea para receber as instruções necessárias para evitar preocupações ou dores de cabeça.
Como proteger o vinho durante a viagem?
Ao decidir levar vinho no avião, é normal que as pessoas se questionem como reforçar a segurança no transporte dessa bebida, tanto na bagagem de mão quanto na que é despachada.
Afinal, não se trata apenas de evitar que as garrafas sofram algum dano e prejudiquem o restante dos itens da mala. O objetivo é garantir que os vinhos sejam entregues às pessoas que você quer presentear. Por isso, anote as dicas:
● não coloque, na mala ou mochila, duas garrafas próximas. Isso evita que, durante algum movimento brusco, elas se choquem e se quebrem;
● dê preferência a bagagens com estrutura rígida, pois absorvem boa parte dos impactos sofridos ao serem transportadas. O que não acontece, por exemplo, com as que são feitas exclusivamente de tecido (seja natural, seja sintético);
● adquira protetores e embalagens especiais para o seu vinho, como os da Wine Skin e Bag-in-Box. Esses são bons recursos quando você leva o vinho na bagagem de mão, principalmente por reduzirem a chance de vazamento do produto em caso de acidentes;
● compre plástico-bolha e embale as garrafas de vinho, em especial as que serão despachadas. Isso fornecerá uma camada extra de proteção às bebidas;
● caso não tenha materiais adequados para enrolar a garrafa, como mencionado acima, você pode envolver a mercadoria em várias camadas de roupa. Assim, ganha espaço na mala.
Agora que você já sabe que é possível e viável levar vinho no avião, aproveite para surpreender seus amigos e familiares com rótulos exclusivos.
Você pode, inclusive, levar mais de uma unidade para seu conhecido que é enófilo. Para tanto, basta seguir as regras descritas pela ANAC.
Além disso, não se esqueça de tomar as medidas de proteção indicadas para as suas garrafas não sofrerem nenhum dano durante o voo. Dessa forma, levar vinho no avião se torna fácil e seu transporte será um sucesso.
Gostou do conteúdo e quer se aprofundar no mundo dos vinhos brasileiros? Então, conheça o blog da Salton e aprenda sobre os tipos de bebidas, harmonizações e muito mais!