Para fazer harmonização de pizza e vinho precisamos levar em consideração o sabor da cobertura. As pizzas que são tradicionalmente consumidas no Brasil levam cobertura generosa, mistura de ingredientes e molho de tomate. A massa vai de fina a grossa, podendo até ter borda recheada.
Escrito por Paula Daidone - Sommelière e especialista em marketing de vinhos
Nesse caso, é o ingrediente mais aparente que pautará a escolha do vinho para acompanhar a pizza. Normalmente, a pizza leva até o nome desse ingrediente, como Calabresa, Rúcula, Palmito, Atum. Devemos aplicar as regrinhas de harmonização que usamos para o tal ingrediente em outras receitas.
Vinho ideal para cada sabor de pizza
Como existem milhares de coberturas de pizza, dividimos por categorias de sabores. Assim fica mais fácil escolher o vinho ideal para sua pizza.
Pizzas com embutidos
Para pizzas com embutidos, como calabresa, lombinho ou peperoni, a opção é um vinho com sabor mais intenso e tânico, para limpar a gordura oriunda da proteína animal. Vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Tannat vão muito bem. Cuidado apenas com a pimenta. Caso seja muito forte, escolha um vinho com baixo teor alcoólico. Pois álcool intensifica o ardido da pimenta.
Pizzas com queijo
Pizzas que tem queijo como ingrediente principal, como Margherita, muçarela e 4 queijos precisam de um vinho com mais acidez, para limpar a gordura, e aromático, para neutralizar o aroma do queijo. Se o vinho tiver textura untuosa, melhor ainda. Boas opções: Torrontés, Alvarinho, Chardonnay e espumantes Brut ou Nature.
Pizza com proteína branca
Pizzas que levam proteínas brancas, como frango e peixe, podem ir com vinho branco mais estruturado ou então um rosé. Frango com Catupiry com Chardonnay; atum com um rosé de cor mais escura e aliche com Alvarinho. Pizzas com verduras vão bem com brancos aromáticos, como pizza de rúcula um Chenin Blanc ou palmito com Sauvignon Blanc. E as de legumes ou cogumelos podem transitar entre branco e tinto. Por exemplo, berinjela e cogumelo vão muito bem com Pinot Noir.
Pizza doce
Pizza doce também pode e deve ser acompanhada por um vinho. Os espumantes doces e os vinhos de sobremesa são perfeitos para essas receitas. Combine um vinho do Porto Ruby jovem com uma pizza de chocolate; uma colheita tardia com chocolate branco, e um espumante Moscatel com uma pizza de banana e leite condensado. Mas se a ideia é inovar, prove harmonizar a pizza doce com um vinho tranquilo. Tente um Merlot para acompanhar pizza com chocolate ao leite, Riesling para a de chocolate branco e Chardonnay com as de frutas amarelas. É uma experiência surpreendente!
6 Sugestões de pizza e vinho mais pedidas no Brasil
Para quem quer dicas para harmonização de vinho com pizza, aqui vão algumas sugestões de vinhos que combinam com as pizzas mais pedidas no Brasil:
1 - Pizza de muçarela combina com Salton Virtude
2 - Pizza de calabresa combina com Salton Paradoxo Cabernet Sauvignon
3 - Pizza de 4 queijos combina com Salton Prosecco
4 - Pizza portuguesa combina com Salton Desejo
5 - Pizza de frango com Catupiry com Salton Intenso Chardonnay
6 - Pizza de atum combina com vinho Salton Intenso Rosé
Vinho para rodízio de Pizza
O vinho para o rodízio de pizza é o espumante. Esse tipo de vinho é considerado coringa. Ou seja, combina com uma grande variedade de ingredientes. E o rodízio de pizza é exatamente isso: pizzas dos mais diversos sabores servidos ao mesmo tempo.
Para o rodízio de pizza o vinho precisa ter acidez alta, para deixar o paladar limpo a cada gole; ser leve, pois será uma refeição pesada; e ter um sabor neutro, para não ser mais um brigando pela atenção. Espumante Salton Ouro Brut, Salton Ouro Extra-Brut ou nature são os que melhor se adequam a essa situação. Preferencialmente os elaborados pelo método Charmat , pois são mais frescos e leves.
Em sua próxima ida a um rodízio de pizzas, leve um Salton Ouro Extra Brut, um espumante Charmat, que passou seis meses em contato com as leveduras, o que deixa o vinho mais encorpado e com leves notas de panificação, combinando a massa com a estrutura para aguentar sabores mais pesados de pizza.
Como combinar vinho com Pizza Napoletana
A escolha do vinho para acompanhar uma pizza ao estilo Napoletana está associada ao molho de tomate. Na Itália, o molho é considerado um ingrediente principal na pizza e só vai em receitas que fazem sentido. Inclusive, há duas classificações de pizzas: Rossa, com molho de Tomate, e Bianca, sem molho de tomate. E de acordo com a Fondazione Sommelier d'Italia, não é indicado consumir vinho tinto com molho de tomate puro e fresco, pois os taninos da bebida tendem a acentuar ainda mais a acidez do molho e criar um sabor desagradável no paladar. Por isso, para a pizza Rossa, que leva molho de tomate, o ideal é deixar o vinho tinto de lado e optar por um vinho branco, como o Salton Virtude. As pizzas Bianca levam apenas azeite e sal sobre a massa e normalmente são cobertas com ingredientes mais estruturados, como linguiça e funghi, e acompanham bem um vinho tinto, como Domenico Salton Campanha Marselan ou ainda o Salton Paradoxo Cabernet Sauvignon. Tanto no estilo Rossa ou Bianca, se a cobertura for composta por queijo ou vegetais, a opção ideal é um vinho branco.
Descubra o vinho ideal para a sua pizza conhecendo as linhas completas da Família Salton em nossa loja virtual. Tenha uma experiência sensorial única de pizza e vinho com os rótulos da vinícola mais antiga em atividade no país.