Qual é um fator determinante para marcar o sabor e o aroma de um vinho? Os tipos de uvas, é claro! De fato, existem outros aspectos que fazem a diferença quando o assunto é essa bebida milenar, como os processos de elaboração e o local onde cada variedade é elaborada. No entanto, conhecer as principais uvas para vinho é um primeiro passo para se aprofundar neste universo e apreciar diferentes rótulos.
Saiba quais são os tipos mais tradicionais e entenda como escolher o vinho ideal para seu paladar no conteúdo a seguir!
Veja agora: os tipos de vinhos do universo Salton
Tipos de uvas mais tradicionais
Confira os tipos de uvas mais tradicionais para vinhos, conhecidas e cultivadas no Brasil e no mundo.
Cabernet Sauvignon
Muito conhecida na produção de vinhos tintos, a Cabernet Sauvignon é de origem francesa, mas é cultivada em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Ela permite elaborar vinhos bem encorpados e com aromas que lembram ervas.
Sauvignon Blanc
Essa é uma importante variedade de uva para vinho branco. Originária também da França, é uma uva que produz vinhos mais ácidos, suaves e com delicioso frescor.
Merlot
Muito cultivada no Brasil, especialmente na Serra Gaúcha onde se adaptou muito bem, as Uvas Merlot são uvas francesas e dão origem a vinhos frutados e com textura encorpada e aveludada.
Pinot Noir
Os vinhos gerados pela Pinot Noir são originários da França, são leves, frescos e com sabor ácido mais pronunciado. É uma uva tinta, mas comumente usada na fabricação de espumantes e vinhos brancos e rosés.
Veja alguns rótulos de vinhos rosés!
Tannat
A Tannat é originária do Uruguai, mas também se adaptou muito bem no Brasil, especialmente na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. É um tipo de uva indicado para vinhos envelhecidos, por ser rica em taninos. Como resultado, é comum termos um vinho de coloração mais densa e encorpado.
Malbec
Muito populares na Argentina onde são cultivadas, as uvas Malbec produzem um vinho com sabor macio e leve. Muitas vezes, leva notas frutadas e de especiarias, como baunilha e cacau.
Marselan
Diferente de outras uvas, a Marselan é originária de um laboratório na França. Ela é formada pela união das principais características de outras duas castas. Essa uva dá origem a vinhos frescos, delicados e gastronômicos.
Moscato
As uvas Moscato tem origem da Grécia Antiga e são muito versáteis, produzindo excelentes vinhos tintos, rosés e brancos. Em geral, geram bebidas com baixo teor alcoólico e mais adocicadas, além dos deliciosos espumantes moscatéis.
Conheça alguns vinhos brancos!
Riesling
A Riesling é uma uva originária da Alemanha e possui uma variedade de uvas brancas. É famosa por ser uma das melhores castas para produção de vinho branco. É uma uva muito versátil, com ela são produzidos diferentes estilos de vinho, como seco, doce, meio seco e até mesmo espumante.
Glera
A Uva Glera é muito comum na região de Vêneto na Itália, mas também é cultivada em outras regiões do mundo. Ela dá origem a espumantes de corpo leve, com notas de frutas brancas, flores brancas e perlage consistentes.
Chardonnay
As uvas Chardonnay possuem origem francesa, mas são cultivadas em muitas regiões. Produzem os vinhos brancos mais conhecidos do mundo. Quando produzida em uma região com temperatura amena, a bebida tende a ser mais leve e com alta acidez. Já em climas mais quentes, o resultado é um vinho mais encorpado e com baixa acidez.
Carménère
Originária da França, mas muito popular no Chile onde é cultivada, esse tipo de uva produz um vinho marcante e muito aromático, no qual se destacam sabores e notas herbáceas e de frutas vermelhas.
Pinotage
As uvas Pinotage são originárias da África do Sul e possuem uma coloração roxo-azulada. Já os vinhos são de intensidade média, acidez leve e notas de frutas vermelhas e negras.
Entenda mais sobre a idade do vinho
Rotas do vinho no Brasil
Depois de conhecer as uvas para os para os vinhos mais tradicionais, nada melhor que conhecer também as rotas do vinho no Brasil, lugares incríveis, com muita gastronomia e cultura para você apreciar, confira os principais a seguir.
Vale dos vinhedos (RS)
O Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha se destaca principalmente por sua gastronomia, história e cultura, além de proporcionar paisagens exuberantes, também conta com as vinícolas mais famosas do Brasil. Sua rota é composta por três cidades, Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
Santa Catarina (SC)
A Serra Catarinense e suas vinícolas estão em uma bela região, onde os turistas podem visitar suas parreiras e desfrutar de uma ótima gastronomia e arquitetura. Sua rota fica nas principais cidades de Urupema e São Joaquim.
Tudo o que você precisa saber antes de visitar uma vinícola
São Roque (SP)
Em especial a cidade de São Roque possui a estrada do vinho, onde está repleta de vinícolas e restaurantes com uma rica gastronomia e arquitetura. Além disso, possui opções de lazer para toda família.
Vale do São Francisco (BA - PE)
O Vale do São Francisco está localizado na divisa entre Bahia e Pernambuco, uma região de paisagem exuberante e o verão incessável do Nordeste, com parreiras sempre recheadas, o Vale possui mais 6 grandes vinícolas.
Agora que você conhece os principais tipos de uvas para vinho e as rotas do vinho no Brasil, já pode começar a se aventurar por diferentes rótulos e vinícolas e ampliar seus horizontes no universo do vinho.
Nessa jornada pelos tipos de uvas, conte com a Salton, a vinícola mais antiga em atividade no país! Aproveite para conhecer e apreciar nossos rótulos.