Símbolo de brindes e momentos especiais, o espumante caiu de vez no gosto dos brasileiros. Antigamente, a bebida era consumida especialmente em eventos festivos, mas nos últimos anos o consumo das borbulhas seguiu em alta até mesmo no período de pandemia, desconstruindo qualquer ideia de restrição no consumo das borbulhas. Hoje, vamos falar sobre os tipos de espumante!
Tipos de espumante: a marca número 1 do Brasil
Líder do mercado nacional de espumantes há mais de 15 anos, a Família Salton é também a marca número 1 da categoria em 2022, conforme pesquisa da Wine Intelligence. Ainda segundo o levantamento, estima-se que o tamanho do mercado da bebida chega a 15 milhões de consumidores no Brasil.
Embora o espumante esteja cada vez mais presente nos lares brasileiros, algumas dúvidas ainda cercam o seu consumo. Quais são os principais tipos de espumante? Como harmonizar cada categoria? Qual é o espumante mais doce? No conteúdo a seguir, te respondemos essas e outras dúvidas!
Leia também: Tipos de espumante: conheça os processos de fermentação
Tipos de espumante: conheça as 5 categorias principais
Conforme a sua quantidade de açúcar residual, os espumantes podem ser classificados em 5 categorias:
- Nature
- Extra Brut
- Brut
- Demi-Sec
- Moscatel
A seguir, confira detalhes de cada uma dessas modalidades!
Para exemplificar as categorias, veja também um rótulo da Salton que se encaixa em cada uma das cinco opções.
A combinação ideal de alimentos e borbulhas também está relacionada à quantidade de açúcar que o espumante contempla. Por isso, veja abaixo as sugestões de harmonização para cada tipo de espumante!
1. Nature
Esse tipo é considerado o espumante mais seco de todos. A categoria normalmente contém até 3 gramas de açúcar por litro apenas. Os exemplares dessa categoria normalmente são produzidos com uvas Pinot Noir e Chardonnay.
Em seu processo de fermentação, quase todo o açúcar é transformado em álcool. Nessa categoria também ocorre a exclusão do licor de expedição do processo.
Por sofrer baixíssima interferência externa no produto, esse tipo de espumante é chamado de "Nature", ou seja, "ao natural". Justamente por isso, a qualidade do vinho base e das uvas ganha um realce particular e único nessa categoria.
Tipos de espumante: veja o Nature da Salton
O Salton Gerações Azir Antonio Salton é complexo, cremoso, intenso e elegante, este rótulo de edição limitada é elaborado através do método tradicional. O espumante é fruto de uma minuciosa vinificação, dividida em duas fermentações, e permanecendo 28 meses em contato com as leveduras. É elaborado com as variedades Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Seu visual é de coloração amarela, com vivazes reflexos dourados. Em boca, tem paladar persistente, de envolvente cremosidade e acidez equilibrada.
Harmonização sugerida: Queijos de média maturação, risotos e carnes brancas grelhadas.
Confira também: Espumante Salton: tudo o que você precisa saber
2. Extra-Brut
Esse tipo de espumante também é considerado bem seco. Os exemplares Extra-Brut contam com uma concentração de açúcar que varia entre 3,1 e 8 gramas por litro.
No paladar, costumam ter um sabor complexo e marcante. A acidez apresentada normalmente é bem acentuada.
Tipos de espumante: veja o Extra-brut da Salton
O Salton Ouro Extra-brut é elaborado com uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling, esse exemplar passa por duas fermentações com temperatura controlada: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). O espumante tem coloração amarelo palha, com abundante desprendimento de borbulhas. Seus aromas são de frutas brancas, como maçã verde e pêssego, e cítricos - além de notas florais, de leveduras e de frutos secos. Seu paladar é de acidez refrescante, agradável cremosidade e notável persistência.
Harmonização sugerida: Queijos, risotos leves e carnes brancas.
Veja agora: Riesling – a origem da uva e o novo vinho da Salton
3. Brut
Essa categoria é possivelmente uma das mais populares! Fácil de harmonizar, o exemplar combina bem com uma série de alimentos.
Os espumantes dessa categoria têm concentração de açúcar que varia entre 8,1 e 15 gramas por litro. É ideal para quem gosta de espumantes não tão doces, pois além de extremamente versátil, o Brut tem um final ainda seco.
Tipos de espumante: veja o Brut da Salton
O Salton Brut é elaborado com uvas Chardonnay, Prosecco e Trebbiano selecionadas nos vinhedos, esse exemplar passa por duas fermentações, sendo ambas com temperatura controlada: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). Em seu aroma, expressa notas de frutas de polpa branca, cítricos e flores brancas. Seu sabor é refrescante, com uma excelente acidez, enchendo o paladar com a sua cremosidade.
Harmonização sugerida: Saladas, frutos do mar, aperitivos e petiscos, frangos e queijos.
Leia também: O que é Prosecco
4. Demi-sec
Chamado também de "meio seco", o demi-sec pode variar bastante na quantidade de teor de açúcar. Em geral, os exemplares dessa categoria têm entre 20,1 e 60 gramas de açúcar residual por litro.
Essa categoria é indicada para quem quer evitar os espumantes mais doces, mas também não gosta tantos das opções mais secas.
Tipos de espumante: veja o Demi-sec da Salton
O Salton Demi-Sec é elaborado com uvas Chardonnay, Prosecco e Trebbiano selecionadas nos vinhedos, esse exemplar passa por duas fermentações: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves. O espumante tem aroma de flores brancas e frutas cítricas, maçã-verde, pão torrado, fermento seco e damasco. Seu sabor é fresco, agradável e cremoso, com muita suavidade.
Harmonização sugerida: Doces, aperitivos e petiscos, frutos do mar e queijos em geral.
5. Moscatel
Essa categoria é a preferida de quem gosta de espumantes mais doces. O exemplar Moscatel tem concentração residual de açúcar superior a 60 gramas por litro. Isso mesmo: seu dulçor é bem perceptível.
É ideal para quem está iniciando no universo das borbulhas ou para quem não abre mão de uma bebida mais docinha. Assim como o Brut, é uma das categorias mais populares do país.
Tipos de espumante: veja o Moscatel da Salton
O Salton Moscatel é elaborado 100% com uvas da variedade Moscato selecionadas nos vinhedos, esse espumante passa por uma fermentação alcoólica a baixas temperaturas. Durante o processo, a fermentação é interrompida para manter a doçura natural da uva. Seu aroma é explosivo, com notas frutadas (pêssego, limão, flor de laranjeira, abacaxi) e florais (rosa, jasmim, flores brancas). Seu dulçor está equilibrado com a acidez. Sua espuma é cremosa e envolve todo o paladar, deixando uma agradável sensação frutada em boca.
Harmonização sugerida: Doces e frutas da estação.
Tipos de espumante: novidades da Salton
Salton Lucia Canei
Elaborado a partir do Método Tradicional exclusivamente com uvas Pinot Noir, o espumante Lucia Canei passou 12 meses em contato com as leveduras. Cremoso, fresco e de coloração rosé salmão, possui abundante desprendimento de finas borbulhas. Destacam-se delicados aromas de frutas vermelhas, como morango e cereja, além de notas florais, com um toque sutil de mel.
Salton Évidence Cuvée Brut
A sintonia entre as variedades Chardonnay e Pinot Noir compõe o blend que dá origem ao novo Salton Évidence Cuvée Brut. Um espumante brasileiro de excelência, refrescante, cremoso e estruturado, que ressalta as características adquiridas ao longo de 12 meses de contato com borras, fruto da elaboração pelo método tradicional.
Salton Évidence Cuvée Sur Lie
Através da criteriosa seleção especial de uvas Chardonnay e Pinot Noir, Salton Évidence Cuvée Sur Lie é o resultado de cortes e safras únicas. Elaborado pelo método tradicional, sem adição de qualquer licor de expedição (nature).
A novidade faz parte de uma técnica conhecida como Sur Lie, que permite que o espumante permaneça em constante evolução, com as leveduras mantidas na garrafa até você encontrar o momento ideal para a sua apreciação, quando o espumante atingir a sua plenitude. Uma experiência sensorial, sublime e singular.
Quer saber o que é Sur Lie? Clique aqui.
Domenico Salton Giornata
A 2ª edição de um espumante Domenico Salton Giornata ícone é uma nova jornada, que inicia em uma seleta fração de uvas Prosecco de vinhedos selecionados, primorosamente elaborado em um exclusivo lote de apenas 21.000 garrafas numeradas.
Quer conhecer outros tipos de espumante da Salton?
Veja a linha completa de espumantes da Salton.
Conheça também a nossa Loja Virtual.