Você está se perguntando sobre o que fazer na Serra Gaúcha? Já podemos adiantar que a região oferece diversos lugares incríveis para conhecer e aproveitar bem a estadia.
O Rio Grande do Sul é um destino turístico muito procurado em todos os períodos do ano, mas é preciso destacar que as estações que oferecem dias mais frios são aquelas que mais chamam atenção dos visitantes.
Você quer visitar a Serra Gaúcha, mas ainda não sabe como aproveitar ao máximo? Leia o conteúdo completo e fique por dentro dos melhores pontos da região que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.
Dicas sobre o que fazer na Serra Gaúcha
A região oferece diversos locais que valem a pena uma visita, desde parques a lindos vinhedos. Confira algumas dicas sobre o que fazer na Serra Gaúcha e torne a sua viagem ainda mais incrível.
Gramado e Canela
Um dos lugares mais visitados no inverno e no final do ano, pelas belíssimas decorações de Natal. A cidade é conhecida como um pedaço da Europa no Brasil devido a sua beleza e outras características interessantes.
O Parque Terra Mágica Florybal é um local que precisa ser incluído na sua lista. Cercado de floresta nativa, o parque temático oferece diversas atrações e esculturas para toda a família. Caminho do Mistério, Mina dos Duendes e simulador de montanha russa são algumas delas.
Outro ponto que não pode ser esquecido e precisa entrar no seu roteiro sobre o que fazer na Serra Gaúcha é o Parque Snowland. Ele é o único que traz neve no Brasil e oferece diversas atividades como esqui e patinação no gelo.
Créditos: Banco de imagens Prefeitura Gramado
Canela
Você consegue visitar tanto Canela quanto Gramado por meio do Bus Tour. O ônibus é tradicional na região e permite que conheça bem as duas cidades. Portanto, vale a pena incluí-lo em sua viagem.
Canela é uma cidade tranquila que oferece parques e muita beleza natural. Além disso, estruturas incríveis também são encontradas por lá. Logo, entregam locais interessantes sobre o que fazer na Serra Gaúcha.
O primeiro local que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Museu Egípcio. Para quem ama história fica ainda mais incrível. É a oportunidade de conhecer algumas pirâmides que passam de 8m de altura, além de sarcófagos e papiros.
Para quem ainda não sabe o que fazer na Serra Gaúcha, o Ice Bar é uma ótima opção, principalmente para quem deseja experimentar o frio de verdade. Afinal, a temperatura fica a 23 graus negativos. Além disso, tudo que você pode imaginar é gelado, até mesmo o sofá.
Créditos: Banco de imagens Prefeitura Canela
São Francisco de Paula
É uma ótima opção para quem não quer ficar nos locais mais tradicionais da região. Além disso, oferece muitas atrações para quem ainda procura mais opções sobre o que fazer na Serra Gaúcha.
O Largo de São Bernardo, conhecido como um dos mais bonitos da região, é a primeira dica para aproveitar muito bem São Francisco de Paula. Ele oferece trilhas tranquilas com uma vista natural incrível. Além disso, você consegue realizar passeios como pedalinho e triciclo.
Agora, caso goste de cachoeiras, não pode deixar fora da sua lista sobre o que fazer na Serra Gaúcha, o Parque das Oito Cachoeiras. Como o nome já indica, você encontrará quedas d’água incríveis que merecem a sua visita.
Créditos: Banco de imagens Prefeitura São Francisco de Paula
Cambará do Sul
Uma região cercada de pura beleza natural e cheia de cânions, formações rochosas com vales profundos que precisam de cuidado. Entretanto, são ótimas opções de passeios para conhecer tudo que a natureza pode oferecer.
O Cânion Itaimbezinho é considerado o mais bonito e famoso da região. A sua profundidade chega a 720 metros e a largura é de 600 metros. Por lá, você encontra três opções de trilhas que podem ser exploradas, são elas: Cotovelo, Vértice e Rio do Boi. Com elas, você já sabe o que fazer na Serra Gaúcha.
Créditos: Banco de imagens Prefeitura Cambará do Sul
Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos
Ao visitar o Rio Grande do Sul, você não pode deixar os incríveis vinhedos de fora. Bento Gonçalves é a região que mais oferece vinícolas em todo o estado. Entretanto, não é a única coisa que encontra por lá.
Ao chegar na região, você não pode deixar de visitar a Fazenda de Ovelhas, que fica bem no Parque da Ovelha. Para aproveitar ao máximo a região, a dica é passar o dia todo acompanhando diferentes animais que vivem no local.
O primeiro ponto que vale destacar sobre o Parque da Ovelha é a oportunidade de alimentar as ovelhas enquanto estiver por lá. Além disso, você pode acompanhar o processo de ordenha e entender melhor sobre a tosquia. A degustação também é um ponto alto do passeio, queijos, doce de leite e iogurte são algumas das opções.
O Cicloturismo Dall’Onder é uma pedalada guiada por diferentes trilhas e pode passar, por exemplo, pelo Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. O passeio dura de quatro a oito horas.
Agora, se você quer conhecer um pouco mais da cultura dos gaúchos, a Casa da Erva Mate precisa fazer parte do seu roteiro. No local, conhecerá sobre a história da planta, a origem do chimarrão e como a bebida tradicional da região é produzida.
Outro ponto para quem ama vinho e um pouco de aventura é o Parque de Aventuras Gasper. O local oferece diferentes atividades, incluindo rapel, tirolesa, arvorismo, arco e flecha.
Créditos: Banco de imagens Prefeitura Bento Gonçalves
Casa di Pasto
A Casa di Pasto Família Salton, localizada na rota Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves - RS, é um espaço que combina história, gastronomia, turismo e lazer, proporcionando uma imersão no mundo do vinho.
Oferece experiências como o Menu Degustação com quatro rótulos, a Degustação Giornata harmonizada com bruschettas, um brunch especial e a possibilidade de personalizar eventos em ambientes únicos, como a cave subterrânea. Inspirada em Cison di Valmarino, a Casa di Pasto é acolhedora e convida os visitantes a uma experiência única.
Vinícola Salton
A última dica sobre o que fazer na Serra Gaúcha precisa estar no topo da sua lista, o tour na Vinícola Salton. Você pode escolher entre quatro tipos de experiências, como o Tour Paradoxo, Domenico, Efervescência Brasileira e Gerações. Cada um com foco diferente, logo, uma ótima ideia é aproveitar todos eles.
Você já conferiu diversas ideias sobre o que fazer na Serra Gaúcha. Agora, conheça outras dicas de enoturismo da Salton e aproveite ao máximo a sua visita à região.