Visitar Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é uma excelente pedida para quem quer uma verdadeira imersão no mundo da uva e do vinho, e também da culinária e cultura italiana. Caso tenha interesse por um destes assuntos: você achou seu destino! É claro que a Capital Nacional do Vinho fica ainda mais charmosa durante o inverno (prepare-se para muito frio e até a possibilidade de neve!) ou então durante o período de colheita da uva, de janeiro a março, mas não faltam atrativos quando o assunto for o que fazer em Bento Gonçalves em qualquer época do ano!
A cidade está localizada a 120 quilômetros de Porto Alegre! Hoje queremos elencar alguns atrativos turísticos bastante conhecidos em Bento Gonçalves, e outras dicas valiosas para quem deseja desbravar esse cenário incrível da Serra Gaúcha.
Uma sugestão importante é para que você reserve ao menos um dia para eleger uma das cidades vizinhas como destino! Estamos falando de Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. São municípios menores, mas que carregam uma imensa gama de atrações dentro da gastronomia, enoturismo, turismo rural e muito mais!
O que fazer em Bento Gonçalves
Dica básica: um casaco precisa estar na mala
Independente da estação do ano, lembre-se: um agasalho precisa estar na sua mala, ok? Durante o verão, por exemplo, os dias costumam ser bem quentes, mas à noite, a temperatura cai bastante! A variação climática pode oscilar muito, marcando mais de 30ºC durante o dia e 14ºC no anoitecer.
Além disso, caso decida conhecer o interior da cidade, onde está a maior parte do plantio de uvas, aposte no repelente e no protetor solar! Prevenção nunca é demais.
Veja também: BENTO GONÇALVES: TUDO SOBRE A CAPITAL BRASILEIRA DO VINHO
1 - Reserve um dia para cada rota turística
São cinco os principais roteiros turísticos para você que está se perguntando o que fazer em Bento Gonçalves. Eles estão situados no interior do município, em diferentes pontos! Prepare-se para respirar ar puro, ver de perto animais, ouvir o barulho dos pássaros e se aproximar de mirantes deslumbrantes! É possível se deslocar entre cada um deles de carro.
Você sabe quais são esses roteiros?
Estamos falando do Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Encantos de Eulália e Cantinas Históricas. Os dois mais populares entre os turistas são o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra!
É no Caminhos de Pedra que está situada, por exemplo, a Casa da Ovelha. Por lá, esqueça a vivência urbana: você participará das atrações baseadas na rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros, as famosas ovelhinhas! O passeio é ideal para quem procura o que fazer em Bento Gonçalves em família. A visitação inclui também degustação de alguns produtos da marca Casa da Ovelha. O atrativo fica aberto durante todos os dias do ano!
Para adquirir ingressos, basta acessar o link: https://www.casadaovelha.com.br/produtos/ingressos
2 - As vinícolas são incríveis
Estima-se que em Bento Gonçalves e arredores existam, pelo menos, 70 vinícolas. O número é grande, mas a qualidade é ainda maior! Isso porque você terá acesso a vinícolas pequenas familiares, onde é possível conversar com os proprietários e ter acesso ao processo de elaboração do vinho, ou então a grandes marcas, como a centenária Salton. Para você que busca o que fazer em Bento Gonçalves, saiba que em 2022, a Vinícola Salton completa 112 anos de história! É a vinícola mais antiga em funcionamento no Brasil. Além disso, é líder de mercado no quesito espumantes.
É possível agendar experiências e conhecer tudo sobre o universo Salton!
Leia também - VISITA A UMA VINÍCOLA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DO PASSEIO
A primeira experiência para participar é do Tour Paradoxo. A visita guiada percorre os vinhedos, a área de recebimento das uvas e também as linhas de engarrafamento, além das caves de bordalesas e subterrâneas.
A imersão pelo passado ocorre na Galeria dos 100 Anos e na Ala Histórica, em meio ao acervo original da vinícola mais antiga em atividade. A duração é de 1h40min e custa R$ 75.
Você também pode participar do Tour Gerações! Além de percorrer os pontos acima, o visitante tem direito a uma experiência enogastronômica em meio às Caves Subterrâneas. Degustação de rótulos especiais e de edição limitada encerram o tour na Sala Secreta, espaço cercado de história e simbolismo. A experiência dura 2h30min e custa R$ 165.
Outra opção é o Tour Domenico, uma experiência enogastronômica que atravessa espaços, dentro da vinícola, onde arte e ciência se combinam, com imersão dedicada à marca conceito Domenico, revelando, em detalhes, as expressões de cada região produtora, por meio de vinificações singulares.
Para ter acesso à listagem com os nomes das vinícolas e saber o que fazer em Bento Gonçalves, acesse https://bento.tur.br/vinicolas/
3 - Esqueça a dieta: conheça a gastronomia local
Sabe a expressão ‘Ir a Roma e não visitar o Papa’? É como visitar Bento Gonçalves e não experimentar um pouquinho da gastronomia típica italiana! O que não faltam são opções de culinária local. E claro: sopa de capeletti, galeto assado, polenta frita, linguiça assada, queijo assado, radiche com bacon e muitas outras delícias prometem fazer você querer voltar logo, logo para Bento Gonçalves!
Uma opção no Vale dos Vinhedos é a Giordani Gastronomia Cultural.
Trata-se de um restaurante dedicado aos sabores e a cultura típica italiana e gaúcha, com massas e carnes! Está situado no coração do Vale dos Vinhedos, e obedece aos costumes da essência da família Giordani, que tem no seu DNA as heranças italianas e, no coração, as tradições gaúchas!
A sequência de massas e grelhados é servida diariamente das 11h30min às 15h! Prepare-se para a fartura, ok?
Confira: TURISMO NA SERRA GAÚCHA: A GASTRONOMIA EM BENTO GONÇALVES
4 - No verão, faça programas de vindima!
Caso não saiba, a vindima é o período em que os agricultores colhem a uva: a estrela da produção de vinhos e espumantes. É, portanto, um período de trabalho, mas também de festa! Diversas localidades aproveitam esse cenário para oferecer experiências incríveis aos seus visitantes.
O Bento em Vindima é a programação oficial organizada pela prefeitura da cidade. Para quem está à procura de o que fazer em Bento Gonçalves, programe-se, pois ocorre de 14 de janeiro a 20 de março em 2022.
Veja a programação completa: https://bento.tur.br/vindima-bento-goncalves/
Até o final de fevereiro, a prefeitura organizará desfiles alegóricos, festas no interior com as Rotas Turísticas, shows na área Central, além de uma Vila Colonial na Via Del Vino, praça central da cidade, com venda de produtos coloniais e gastronômicos.
Além dessa programação, que é gratuita, é possível agendar experiências com vinícolas e restaurantes. Em Tuiuty, onde está situada a Vinícola Salton, há pelo menos duas vivências incríveis!
A Vinícola Cainelli oferece em todos os finais de semana, de 8 de janeiro de 2022 a 6 de março de 2022, experiências especiais de vindima. Na prática, o visitante conhece a história do vinho, a cultura local, faz uma caminhada nos parreirais e degusta o merendin (um lanche super especial). Além de ter acesso à cultura local e muita gastronomia, você sentirá o acolhimento dos membros da Família Cainelli.
A Addolorata Culinária Italiana também oferece experiências de vindima. Além da possibilidade de agendar passeios individuais, outros grandes eventos estão marcados para o período! Destaque para a Vindima Addolorata Edição Pôr do Sol, que ocorre no dia 19. Nesta atração, você poderá andar de tuc-tuc, colher uva diretamente do parreiral, fazer a famosa pisa, ouvir muita música animada e ao final da experiência, experimentar o que há de melhor: um verdadeiro banquete! Tudo isso no final da tarde, com aquele pôr do sol inesquecível que só o interior de Bento Gonçalves oferece.
Leia também: 8 imperdíveis rotas do vinho no Brasil e no mundo
5 - Não deixe de conhecer a Maria Fumaça
Você já andou de trem? Independente da resposta, caso não tenha sido na Maria Fumaça, sua experiência não foi completa!
O passeio Maria Fumaça liga os municípios de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, em um trecho de 23 quilômetros. Vagões super charmosos são preenchidos com visitantes dispostos a embarcar em uma viagem pelos costumes dos imigrantes italianos!
Além de apresentações artísticas com personagens locais que garantem música e muita animação, há parada para degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.
O embarque pode ser feito em Bento Gonçalves, na Estação Férrea, pertinho da Pipa Pórtico do município! Há diversos tipos de passeio e a duração varia de acordo com a escolha do visitante, bem como o valor. Em média, a experiência dura 1h30min e o retorno é feito de ônibus.
Gostou das dicas para o que fazer em Bento Gonçalves? Então conheça um pouco das experiências e faça uma imersão no universo do vinho.