O mundo do vinho possui um vocabulário próprio. Por exemplo, você sabe o que é perlage? São nomenclaturas e conceitos que muitas vezes podem confundir quem está começando sua trajetória. Para te ajudar a compreender melhor os termos do universo do vinho, montamos um vocabulário com algumas das palavras mais utilizadas.
Escrito por Paula Daidone - Sommelière e especialista em marketing de vinhos
Confira nossa lista de termos do universo do vinho
Champenoise
Nome dado ao processo de produção do vinho espumante em que a segunda fermentação acontece em garrafa. É o nome em francês para o Método Tradicional.
Explicando em detalhes: o vinho espumante passa por duas fermentações, a primeira para ganhar álcool e a segunda fermentação para tomada de espuma (criar as borbulhas). Esse processo pode acontecer de algumas formas, quando se dá dentro da garrafa, leva o nome de Champenoise ou Tradicional. Importante: a palavra Champenoise é protegida por lei e só pode ser utilizada por produtores que elaboram vinhos na região de Champagne, na França. Outros países, incluindo o Brasil, devem utilizar o termo tradicional. Ambos significam a mesma coisa que a segunda fermentação que acontece dentro da garrafa.
Esse é o método utilizado nos espumantes Salton Évidence Cuvée Brut, Salton Gerações Azir Antônio e Salton Lucia Canei.
Charmat
Nome dado ao processo de produção do vinho espumante em que a segunda fermentação acontece em tanques de inox pressurizados.
Explicando em detalhes: o vinho espumante passa por duas fermentações, esse processo pode ocorrer de algumas formas, dentro da garrafa, pelo método Tradicional ou Champenoise, como vimos no termo anterior; ou ainda em grandes tanques de inox pressurizado, chamados de autoclave. Quando a segunda fermentação acontece nesses tanques, leva o nome de Método Charmat.
É através do Método Charmat que os espumantes da linha Salton Ouro são elaborados.
Método Asti
Nome dado ao processo de vinho espumante com apenas uma fermentação.
Explicando em detalhes: nesse método o vinho passa pela fermentação alcoólica e a tomada de espuma simultaneamente. O vinho é fermentado em tanques de inox herméticos, para que as bolhas geradas pelo processo de fermentação não escapem. Diferente dos espumantes elaborados pelo Método Charmat e Tradicional, em que a fermentação ocorre em tanques abertos e a tomada de espuma é feita a partir de uma segunda fermentação em recipiente lacrado. Aqui no Brasil, o método Asti é muito utilizado na produção dos espumantes com a uva Moscatel. Inclusive, a Salton utiliza esse processo para elaborar o seu famoso Salton Moscatel.
Remuage
Processo de girar as garrafas para que as leveduras gradualmente acumulem no gargalo da garrafa.
Explicando em detalhes: O vinho espumante elaborado pelo Método Tradicional tem acúmulo de leveduras mortas, chamadas de borras, que deixam o líquido turvo. Para que o espumante chegue na sua taça límpido é necessário retirar as leveduras da garrafa. O processo começa com o Remuage, que consiste em girar a garrafa todos os dias com um quarto de volta e uma leve inclinação. Isso deve ser repetido todos os dias até a garrafa chegar em 90 graus. Quando a garrafa está totalmente de pé, significa que as borras se acumularam no gargalo da garrafa. Ela está pronta para o Dégorgement.
Dégorgement
Retirada das borras das leveduras das garrafas de espumantes através do processo de congelamento do gargalo das garrafas.
Explicando em detalhes: o Dégorgement é a etapa seguinte à Remuage e consiste na retirada das leveduras mortas, se assemelhando a uma filtragem. Nesse processo, o gargalo da garrafa é congelado aprisionando as leveduras em um bloco de gelo. A garrafa é então aberta e a pressão causada pelo CO2 expulsa as leveduras. Dessa forma, o espumante fica límpido, sem nenhum resíduo.
Perlage
Nome em francês para as borbulhas do espumante.
Explicando em detalhes: espumante é um vinho que possui dióxido de carbono dissolvido aprisionado dentro da garrafa pela pressão da rolha. Quando a garrafa é aberta, o gás carbônico é liberado e em contato com o ambiente e a taça transforma-se em borbulhas. O perlage pode ser adquirido através do processo de dupla fermentação, que pode ser pelo método Tradicional/Champenoise ou pelo método Charmat; uma única fermentação em tanque herméticos, Método Asti; ou ainda por inserção artificial de gás carbônico, caso dos vinhos frisantes.
Cuvée
Palavra em francês que significa cuba, que pode ter diferentes significados, dependendo da região em que o vinho foi produzido ou proposta da vinícola.
Explicando em detalhes: a palavra Cuvée tem diferentes significados. Quando se trata de um vinho tranquilo, Cuvée significa que o vinho foi elaborado com uma mistura específica de uvas ou safras. No caso dos espumantes, Cuvée refere-se ao suco extraído da primeira prensagem da uva. Esse conceito é utilizado principalmente em Champagne, na França.
A palavra ainda pode significar qualidade e exclusividade. Por exemplo, um vinho elaborado em edição especial ou que possui características qualitativas diferenciadas.
Decantação
Processo de separar partes sólidas do vinho líquido ou processo para aerar o vinho.
Explicando em detalhes: decantação é um processo que consiste em verter o vinho da garrafa em um outro um recipiente de vidro, a fim de evitar que sedimentos naturais formados dentro da garrafa caiam na taça. Esse processo deve ser feito apenas em vinhos muito antigos, que contenham esses sedimentos. Há um outro conceito sobre decantação que faz referência a aeração do vinho, ou seja, verter o vinho da garrafa para um outro recipiente de vidro para que o vinho respire e mostre suas características com mais clareza.
Assemblage
Nome em francês para mistura de duas ou mais uvas. Também chamado de blend e corte.
Explicando em detalhes: assemblage faz referência ao vinho elaborado a partir de uma mistura de uvas. O objetivo dessa mescla de variedades é dar mais complexidade e equilíbrio ao vinho. Cada uva escolhida acrescenta características específicas ao vinho finalizado. Diversas regiões do mundo são muito famosas pela elaboração de vinhos por Assemblage, como por exemplo Bordeaux, que criou o célebre corte bordalês, que utiliza, principalmente, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, e é reproduzido mundo afora; e Châteauneuf-du-Pape que utiliza até 14 variedades de uva em um único vinho.
Um dos vinhos ícones da Vinícola Salton é o Septimum, elaborado com sete variedades de uvas: Alicante Bouschet, Arinarnoa, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot e Tannat.
Agora que você sabe o que é perlage, que tal conhecer mais sobre o universo do vinho através do nosso Guia Desvendando Universo do Vinho? Baixe agora!