Escolher o melhor vinho para o Menu de Natal pode ser uma tarefa complicada. Por conter uma grande variedade de pratos, que muitas vezes não combinam nada entre si, a harmonização não é uma tarefa muito fácil. O serviço clássico do vinho indica que cada prato deva ser acompanhado pelo seu rótulo ideal. Mas se você não está planejando um banquete da Família Real para a data, a dica é optar por vinhos versáteis, que transitam bem entre diferentes pratos.
Escrito por Paula Daidone - Sommelière e especialista em marketing de vinhos
Os espumantes são considerados “vinhos coringas” na harmonização, ou seja, são vinhos que funcionam bem com uma diversidade de sabores, aromas, texturas e até temperaturas. O que nesse caso torna a harmonização da ceia mais fácil. Ao invés de buscar um vinho para cada prato a ser servido, os espumantes podem ser oferecidos do começo ao fim do evento. Alterando apenas a graduação de açúcar dos espumantes (como Brut para salgados e Doce para sobremesas).
Veja agora: como diferenciar os tipos de espumante
Isso é possível por conta da estrutura única dos vinhos espumantes. A acidez presente na bebida faz com que ela seja ideal para acompanhar pratos mais gordurosos, pois limpa a untuosidade da boca. Em contrapartida, por ser leve vai bem com receitas igualmente leves, não sobressaindo ao sabor do prato. Além de sua refrescância, combina perfeitamente com o verão brasileiro.
Qual espumante escolher para o menu de Natal?
Para escolher o espumante ideal para a ceia é preciso dividir o evento em etapas. Para não ficar uma harmonização monótona e nem errar nas composições, você pode optar por um estilo para os salgados, ou seja, entrada e pratos principais, e outro para a sobremesa.
Confira: Vinhos e chocolates: dicas de harmonizações
Espumantes para harmonizar com pratos salgados no menu de natal
Os salgados pedem espumantes secos, como Nature, Extra Brut ou Brut. Nessa categoria as bebidas são mais versáteis e combinam tanto com as entradinhas (patês, pães, queijos, canapés) como com os pratos principais, sejam eles aves, peixes, suínos ou carnes vermelhas. Se a ideia for variar um pouco mais, você pode incluir uma opção rosé para os pratos principais. Espumantes rosés tendem a ser mais encorpados e tânicos, com aromas de frutas vermelhas e refrescância mais contida. Essa estrutura consegue segurar pratos mais robustos, como uma carne vermelha ou bacalhau.
A linha Salton Ouro é ideal para acompanhar a ceia de Natal, pois é composta por espumantes de diferentes estilos (Extra Brut, Brut e Rosé) o que a torna super versátil. Além de sempre ter uma opção para cada paladar.
Espumantes para doces e sobremesas do Natal
Para a sobremesa, prefira escolher os Demi-Sec ou Doce. Esses são perfeitos para acompanhar frutas e sobremesas, pois o nível de açúcar da bebida se equipara à da receita, deixando a combinação harmoniosa. Espumante Brut com doce pode resultar em uma combinação amarga. Os produzidos com Moscatel, como o Salton Moscatel, têm um nível de açúcar alto e com isso potência suficiente para aguentar receitas açucaradas como pavê, bolo, rabanada, sorvete, brigadeiro e pudim.
Para inovar e surpreender os convidados, junto com a mesa de doces você pode incluir uma tábua de queijos azuis como roquefort e gorgonzola. Por contraposição você cria uma harmonização deliciosa entre o salgado do queijo e o doce do espumante, ou ainda, para terminar a noite em grande estilo, sirva um vinho licoroso, como o Salton Atos Licoroso.
Vinho tranquilo para combinar com a Ceia de Natal
Se você não quer desistir de servir um vinho tranquilo na ceia de Natal, o ideal é você escolher vinhos leves, jovens e frutados. Opte por rótulos menos complexos e com pouca interferência de madeira, assim não corre o risco de mascarar o sabor da comida. Optando pelo vinho tranquilo, é necessário levar em consideração os pratos que serão servidos para decidir entre branco ou tinto.
Harmonização de vinho branco com a ceia de Natal
O vinho branco acompanha os pratos mais leves e frios, como salada, maionese, salpicão, tender, aves, queijos e tortas. Receitas salgadas que levam frutas cítricas, amarelas e tropicais (como calda de laranja, abacaxi, pêssego) também combinam melhor com vinho branco.
Se a noite estiver muito quente, escolha o Salton Paradoxo Riesling, já se a noite estiver mais fresca, o Salton Virtude vai cair muito bem.
Harmonização de vinho tinto com a ceia de Natal
O vinho tinto vai melhor com pratos mais pesados e intensos. Receitas com carne vermelha, frutas vermelhas e oleaginosas (castanha, avelã, nozes) funcionam bem com vinho tinto. Você pode seguir a mesma ideia do branco: noite quente, um tinto mais frutado e fresco, como o Salton Paradoxo Corte, já para uma noite mais fresca, o Domenico Salton Campanha Marselan vai ficar incrível.
5 vinhos para combinar com a Ceia de Natal
Apresentamos agora uma lista prática com indicações do vinho para harmonizar com receitas típicas da Ceia de Natal:
- Salpicão de Frango – Salton Ouro Brut
- Tender com abacaxi - Salton Paradoxo Riesling
- Chester com batatas – Salton Virtude
- Peru assado - Salton Domenico Campanha Marselan
- Rabanada - Salton Moscatel
Harmonização de vinho com bacalhau
Caso o prato principal da ceia seja o bacalhau, a harmonização deve ser feita levando em consideração o modo de preparo e os ingredientes que compõem a receita. Cortes do bacalhau que apresentam uma textura mais fibrosa, como lombo ou posta, suportam vinho tinto, pois o tanino ajuda a romper as fibras e a deixar a mastigação mais macia. Prefira acompanhamentos intensos ou terrosos, como azeitonas, grão de bico, lentilha. Se o acompanhamento for leve, como legumes cozidos (brócolis, batata, aspargos, couve-flor) ou adocicados, como tomate confit e cebola caramelizada, os rótulos brancos combinam melhor.
Neste artigo abordamos os conceitos técnicos da harmonização para o menu de Natal. Utilize como dicas para criar as combinações que mais combinam com sua família e convidados. Lembre-se: a melhor harmonização é aquela que você gosta! Conheça mais e adquira os rótulos citados neste conteúdo através de nossa loja virtual.