Espumante é uma bebida super versátil, que combina com diferentes tipos de comidas e momentos. Mas mesmo sendo uma opção coringa, existe sempre o melhor espumante para cada ocasião e para isso, uma sugestão é levar em consideração os convidados, o estilo do evento e o local onde será servido. Observando esses pontos, ficará mais fácil fazer escolhas acertadas.
Escolhendo o espumante de acordo com os convidados
A primeira coisa que devemos observar na hora de escolher os vinhos que farão parte de uma recepção é quem irá beber aquela garrafa. É extremamente valoroso considerar o nível de conhecimento dos convidados sobre vinho. Assim você irá oferecer algo que agrade a todos. Pois quem não está acostumado a consumir vinho, tem um paladar completamente diferente de quem é bebedor frequente. Essa preocupação vale para todas as ocasiões, até mesmo uma reuniãozinha cotidiana entre amigos. O sucesso do evento depende do bem-estar das pessoas!
Leia também - Vinho para iniciantes: veja por onde começar
Caso o seu evento seja composto na maioria por quem não conhece muito sobre vinhos, o ideal é optar por exemplares que sejam mais fáceis de beber, assim há uma possibilidade maior de agradar a todos. Nesse caso, é indicado optar por espumantes leves, com aromas e sabores de frutas bem marcantes e, vale, inclusive, ter exemplares com teor de açúcar mais elevado.
Demi Sec e Moscatel são estilos adocicados de espumantes. Quem não gosta da secura que o vinho proporciona na boca, essas duas classificações são ideais. Prosecco também tende a ter uma aceitação maior, assim como os espumantes rosés. Os espumantes pelo método tradicional, por possuírem um perfil de aromas voltado para panificação e frutos secos, tornam-se mais difíceis de agradar paladares menos acostumados.
Aproveite e conheça como diferenciar os tipos de espumante
Boas opções no portfólio da Vinícola Salton para eventos com convidados pouco adaptados ao vinho:
• Salton Brut;
• Salton Brut Rosé;
• Salton Prosecco, que inclusive foi reconhecido como um dos melhores espumantes do mundo de acordo com premiação na França;
• Salton Prosecco Rosé;
• Domenico Salton Giornata;
• Salton Demi Sec;
• Salton Moscatel;
• Salton Moscato Rosé;
O evento que você irá organizar conta com convidados adeptos do vinho e até com conhecimento elevado? Então, vale abusar da complexidade dos vinhos. Os espumantes pelo Método Tradicional são melhores para os convidados com maior conhecimento sobre o tema. Nesse caso, é interessante até servir exemplares elaborados por diferentes processos.
Por exemplo, a linha Salton Ouro e o Domenico Salton Giornata são elaborados pelo Método Charmat longo, permanecendo oito e seis meses, respectivamente, em contato com as leveduras. No Charmat convencional o processo completo leva 30 dias. O resultado é um vinho mais complexo, que mescla a frescura do Charmat, com aromas do Tradicional.
Leia também: O que é espumante sur lie?
Os espumantes pelo Método Tradicional também permanecem por tempos diferentes em contato com a levedura e isso influencia o produto final. Quanto mais tempo em sur lie dentro da cave, mais intenso e complexo será o vinho. A Vinícola Salton possui opções com diferentes estágios, como Salton Évidence Cuvée e o Salton Lucia Canei, que permanecem 12 meses em sur lie, e o Salton Gerações Azir, que fica 28 meses nas caves. Há também o Salton Évidence Cuvée Sur Lie que é um espumante que não passou pelo Dégorgement, ou seja, está com leveduras dentro da garrafa. Isso faz dele uma bebida muito complexa, com aromas de panificação pronunciados e acidez elevada.
Escolhendo o espumante de acordo com estilo do evento
Depois de mapear os convidados, é hora de identificar o estilo do evento. Sobre estilo, pense em tudo que envolve a produção do evento, onde ele será, qual tipo de comida a ser servida e como será esse serviço ou até quanto você vai gastar para produzir. A escolha do vinho tem que estar de acordo com todos os outros pontos, para não destoar ou ficar aquém da recepção.
Aproveite e confira 10 dicas sobre espumantes Salton
Em um evento requintado, que há indicação de dress code e refeição à mesa, é preferível servir um vinho mais sóbrio. Nesse caso, o espumante pelo Método Tradicional combina melhor. Esse estilo de evento comporta uma seleção de vinhos, não sendo necessário ficar preso a um tipo. Você pode fazer a recepção dos convidados com um espumante Charmat mais complexo, como o Salton Ouro Extra Brut ou Domênico Salton Giornata. Para o momento de servir a refeição, opte por um espumante Tradicional, como o Salton Lucia Canei ou Salton Gerações Azir. As sobremesas combinam melhor com um espumante doce, o ideal é o Salton Moscatel.
Eventos despojados, em que não há indicação de traje e a comida é servida ao estilo coquetel, você pode apostar em um espumante mais festivo, como o Salton Prosecco ou Salton Ouro Brut, são excelentes opções. Sendo o segundo, um exemplar mais complexo que o primeiro. Se o cardápio for composto por pratos refinados, mesmo que servidos ao estilo finger food, vale elevar o nível dos vinhos e partir para espumantes do estilo Tradicional com no máximo 12 meses de sur lie, como o Salton Évidence Cuvée. O Salton Moscatel é sempre o mais indicado para acompanhar as sobremesas, indiferente do grau de sofisticação dos doces
Essa análise também deve ser feita para uma recepção em casa. Vale observar os mesmos pontos: a comida será sofisticada ou trivial, vai ser para petiscar ou servida à mesa, a recepção é para celebrar algo importante ou apenas para juntar amigos e jogar conversa fora. Caso a recepção penda para algo informal, vá na linha dos espumantes frutados e fáceis de beber, já se for algo mais requintado, vale apostar em vinhos com o mesmo nível de requinte, e, normalmente, os tradicionais têm esse estilo. Caso os presentes sejam integrantes do mundo do vinho, vá pelo caminho da degustação de diferentes estilos, aposte no Salton Évidence Cuvée Sur Lie.
Escolhendo o espumante de acordo com o ambiente
O terceiro ponto a ser observado é o ambiente em que o espumante será servido. O evento é ao ar livre ou salão fechado? O clima está frio ou quente? O local tem ar-condicionado ou aquecedor? Tudo isso interfere na escolha do espumante.
Se a temperatura estiver muito elevada, é necessário optar por uma bebida que possa ser servida bem gelada. Nesse caso, os espumantes pelo Método Charmat são melhores, pois são frescos e frutados e suportam uma temperatura de serviço mais baixa. Se o seu evento for algo sofisticado, com convidados com maior conhecimento sobre o tema, e você prefere servir um vinho mais complexo, opte por espumante Tradicional com até 12 meses em sur lie, principalmente na coloração rosé, como o Salton Lucia Canei. É um estilo que apresenta fruta pronunciada no paladar, o que ajuda a dar mais frescor à bebida.
Clima frio necessita de uma bebida mais amena, para ajudar a esquentar o corpo. Os espumantes elaborados pelo Método Tradicional são encorpados, com aromas quentes, que remetem à pão, frutas secas e passas, e sua temperatura de serviço é mais elevada que a do Charmat. Se o seu evento for composto por pessoas que não estão habituadas com vinho, opte por Charmat longo, como a linha Salton Ouro e o Domenico Salton Giornata, e não esqueça de oferecer as opções Demi Sec ou Moscatel.
Veja aqui: Por que a Salton é considerada a marca número 1 em espumantes no Brasil!
Agora se o local do evento for equipado com climatizador, é possível inverter a seleção de vinhos. Em um dia de muito calor em que o evento ocorra em um salão com ar-condicionado abaixo dos 22 graus, é possível oferecer vinhos encorpados. Evento em dia frio com aquecedor acima dos 22 graus, você pode optar por espumantes Charmat.
Seguindo esse passo a passo, ficará mais fácil escolher o melhor espumante para o seu evento. Se ainda ficar com alguma dúvida, consulte nosso e-book “Tudo o que você precisa saber sobre espumantes”, que contém a história da bebida, processo de elaboração, estilos e harmonizações. É gratuito!