Não é novidade que a literatura traz obras que discutem diversos temas da nossa rotina, como gastronomia, viagens e idiomas. Afinal, isso permite que o leitor possa se aprofundar sobre os assuntos, adquirir novos conhecimentos e ampliar referências pessoais. É com isso em mente que reunimos, neste conteúdo, as melhores indicações de livros sobre vinho.
São títulos que destrincham os segredos dessa bebida ao longo da história da humanidade. Além disso, abordam o processo de preparação e dão uma série de dicas de como degustá-la no dia a dia — ou seja, conteúdo não falta. Por isso, tome nota das nossas sugestões, a seguir!
1. A Experiência do Gosto
A primeira indicação de livro é “A Experiência do Gosto”. Nele, Jorge Lucki, um dos críticos de vinho mais importantes do Brasil, explora como nosso paladar pode ser aprimorado, contribuindo, assim, para uma experiência de degustação bem diferente da que você está acostumado.
Aproveite para conhecer também 10 filmes sobre vinho que valem a pena assistir
Para tanto, o autor traz dezenas de crônicas que discutem as particularidades dos sabores e aromas dos vinhos. Além disso, propõe reflexões sobre como o leitor está acostumado a degustar e harmonizar essa bebida na rotina. Ainda, ao longo dos capítulos, é analisado o tipo de taça em que se serve o vinho.
2. Expert em Vinhos em 24 Horas
“Expert em Vinhos em 24 Horas” é uma obra curta e direta, dedicada a descomplicar o vinho para iniciantes. Com capítulos bem-humorados, Jancis Robinson, crítica de vinhos britânica, mostra como avaliar o rótulo da bebida e entender os pormenores escritos ali. O livro ainda traz macetes práticos sobre:
- como diversificar a sua adega em casa;
- a temperatura certa para degustar vinho;
- passo a passo para servir e degustar drinks;
- como selecionar entre vinho branco e vinho tinto.
3. 1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer
O livro “1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer” traz, em mais de 900 páginas, uma seleção extensa de vinhos nacionais e estrangeiros. Esses são rótulos imperdíveis, cheios de história e tradição, segundo a visão dos autores Hugh Johnson e Neil Beckett, escritores premiados sobre vinho.
Os títulos estão categorizados por país e região de cada nação. Por exemplo, na Espanha há versões de Aragão, Alicante, Andaluzia e Castela. Sem dúvidas, é uma obra inspiradora, com ótimas dicas para quem gosta de viajar e ter novas experiências.
4. Conheça Vinhos
A quarta sugestão é o livro “Conheça Vinhos”. Escrito por autores brasileiros, os enólogos Vianna Junior, Jorge Lucki e Ivan Cardoso, ele se dedica a tirar dúvidas dos leitores sobre os principais tópicos que envolvem:
- elaboração;
- armazenamento;
- venda e consumo da bebida.
É por isso que ele discute sobre os tipos de uvas usadas para vinhos tintos, brancos e rosados, além da influência do solo e clima no cultivo delas. Ainda, o livro fala sobre a forma adequada para se armazenar garrafa de vinho e o passo a passo de como harmonizá-lo com comida.
5. Como Degustar Vinhos
“Como Degustar Vinhos” é um livro que reúne dicas da enóloga Jancis Robinson sobre como saborear e diferenciar os variados rótulos do mercado. Ele traz capítulos inteiros que explicam as diferenças dos vinhos:
Além disso, ele explora as expressões e termos técnicos mais utilizados no mundo da enologia para que você entenda os seus significados.
Assista agora: Documentário - Família Salton: Excelência como destino - Enologia
6. O Guia Essencial de Vinhos
O último da nossa lista de livros sobre vinho é o “O Guia Essencial de Vinhos”. Essa obra funciona como uma verdadeira enciclopédia para quem quer conhecer, em detalhes, as principais regiões produtoras da bebida no planeta.
Ele ainda traça um panorama com os principais fundamentos da degustação e harmonização. Para encerrar, revela detalhes sobre vinhos tintos (leve, médio corpo e encorpado) e os brancos (aromáticos, leves e encorpados).
Anotou todos os livros sobre vinho que apresentamos aqui? Então, que tal conhecer também o portfólio de vinhos da Salton?