O fondue é um dos pratos mais queridos durante o inverno. Não há como pensar em fondue sem imaginar um bom vinho para acompanhar. No entanto, uma combinação pouco explorada e surpreendentemente deliciosa é a harmonização de espumantes com fondue.
Neste artigo, vamos dar orientações de como harmonizar espumantes e vinhos com fondue e explicar por que essa é uma combinação incrível. Se prepare para descobrir uma nova maneira de apreciar esse prato clássico com um toque de sofisticação e frescor.
O que harmoniza com fondue?
A harmonização de vinhos com fondue depende do tipo de fondue que você está preparando. Seja de queijo, carne ou chocolate, cada ingrediente pode ter um vinho diferente para harmonizar. No entanto, o espumante é um coringa que vai bem com a maioria dos fondues, trazendo versatilidade e leveza à refeição.
O espumante é uma ótima escolha para quem deseja fazer um fondue e não sabe qual vinho usar. Ele é uma boa opção porque combina com todos os tipos de ingredientes, permitindo que você aprecie todos os sabores do fondue sem se preocupar em escolher diferentes vinhos para cada tipo de fondue.
Qual espumante combina com fondue?
Embora os espumantes sejam ótimos para harmonizar com fondue, há aqueles que não dispensam a textura encorpada dos vinhos tintos ou a refrescância dos vinhos brancos. Nesse caso, vamos dar orientações sobre os vinhos que podem ser usados para harmonizar com diferentes tipos de fondue:
Fondue de Queijo
O fondue de queijo é geralmente feito com queijos mais simples e outros itens, como pães para passar no queijo. Por não ser tão complexo, uma boa harmonização são os vinhos brancos e espumantes brut, que são ácidos e limpam bem o paladar, retirando a gordura dos queijos.
O vinho precisa ter textura encorpada, mas também deve ser refrescante, não pode ser um vinho muito leve. Queijos como emmental e gruyère, que são semiduros, combinam perfeitamente com vinho branco. Por serem queijos mais adocicados, não é ruim ter um açúcar residual no vinho.
Vinhos elaborados com a variedade Chardonnay é uma boa opção. Além disso, na casa dos espumantes optar por um espumante brut, elaborado pelo método tradicional, também é uma ótima combinação para o fondue de queijo.
Fondue de Carne
O fondue de carne pode ser composto por ingredientes mais potentes, como embutidos, carne bovina, suína, de aves e até frutos do mar. Embutidos como bacon e calabresa combinam bem com Pinot Noir e Marselan. Nesse caso, os tintos podem ser usados, mas devem ter corpo leve a médio, de preferência jovem e frutado.
Carnes preparadas com imersão em óleo devem acompanhar vinhos de maior acidez e com tanino moderado, como o Merlot e Cabernet Sauvignon. Se a carne for preparada na chapa, ela fica menos oleosa e pode ser harmonizada com uvas intensas, como a Tannat.
No entanto, se for carne branca, como porco, ave ou frutos do mar, o ideal é um vinho branco encorpado, um vinho branco aromático e até um espumante Brut. Ainda na casa dos espumantes, os rosés com borbulhas são boas opções também.
Fondue de Chocolate
O fondue de chocolate pode ser preparado com chocolate ao leite, que é mais doce, ou chocolate amargo, que oferece um paladar mais equilibrado. No entanto, a regra é simples: a doçura do vinho deve acompanhar o doce do fondue para equilibrar o paladar e evitar um gosto metalizado na boca.
As melhores opções são os vinhos de sobremesa, como um espumante Moscatel ou um vinho licoroso. Receitas doces não suportam vinhos secos como Merlot e Tannat. A melhor bebida para doces é sempre o espumante, pois é equilibrado, refrescante e harmoniza muito bem com o doce. Nesse caso, o Moscatel ou Demi-Sec se destacam.
Melhores espumantes para fondue
Existem muitos tipos de espumantes, cada um com uma harmonização diferente. Vamos falar sobre alguns espumantes da Salton para harmonizar com fondue:
Salton Évidence Cuvée Brut Rosé
O Salton Évidence Cuvée Brut Rosé é um espumante rosé feito com Pinot Noir e Chardonnay. É encorpado, cremoso e equilibrado. É ótimo para preparações não tão gordurosas, mas se sai bem com carne preparada na chapa, além de queijos e embutidos.
Salton Ouro Brut
O Salton Ouro Brut é feito com Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Harmoniza bem com queijos e carnes mais gordurosas, pois é mais ácido e refrescante, limpando bem o paladar. Por isso, pode ser usado no fondue de carne ou de queijo, até mesmo para preparações com imersão no óleo.
Salton Demi-Sec
O Salton Demi-Sec é feito com Chardonnay, Prosecco e Trebbiano. É fresco, cremoso, aveludado e agradável. Tem um doce equilibrado e harmoniza bem com queijos mais doces. Por ser mais leve, é indicado principalmente para sobremesas, sendo ótimo em um fondue de chocolate.
Salton Moscatel
O Salton Moscatel é feito com Moscato. É um espumante doce, leve, cremoso, com acidez refrescante e equilibrada. Combina muito bem com doces, sendo perfeito para um fondue de chocolate.
Explorar novas combinações de vinhos e espumantes com fondue pode transformar a sua experiência gastronômica. Se você gostou das sugestões, não deixe de visitar a loja virtual da Família Salton para conferir esses e outros rótulos incríveis.