Escolher o formato das garrafas de vinho e como será acondicionado é uma decisão única e exclusivamente do produtor, que pode optar por acondicionar suas produções em vasilhames de diferentes formatos e tamanhos. Não existe uma norma que diga como a garrafa deve ser, mas algumas formas revelam o estilo da bebida ou ainda onde aquele rótulo foi produzido.
Nomenclatura das garrafas de vinho
Existem garrafas de vinho de diversos formatos, mas cinco deles são os mais comuns na indústria internacional. São formas que recebem o nome das regiões vinícolas onde foram originalmente desenvolvidas e usadas para armazenar o vinho principal da região.
Conhecer as formas das garrafas é uma pista útil para identificar o estilo do vinho antes mesmo de ler o rótulo ou prová-lo. Os produtores escolhem o formato da garrafa de acordo com o estilo de vinho que produziram. Se for um vinho do estilo Borgonha ou com as uvas originárias de lá, provavelmente, utilizará uma garrafa borgonhesa.
Saiba como ler os rótulos do vinho
Abaixo vamos conhecer os formatos existentes de garrafas de vinho.
Garrafa Alsácia
Também conhecida como garrafa germânica ou renana, esta garrafa é bem mais alta e fina que as garrafas tradicionais. É comumente utilizada para vinhos da uva Riesling. Na França, a garrafa é marrom; na Alemanha, o vidro é esverdeado.
Garrafa Bordeaux
Esta é provavelmente a garrafa mais comum que você encontrará. O corpo da garrafa Bordeaux tem forma cilíndrica, com lados retos e ombros altos. Vinhos da região de Bordeaux são envasados nessa garrafa, assim como vinhos de outras regiões que possuem o mesmo estilo ou as mesmas uvas, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec.
Garrafa Borgonha
A garrafa da Borgonha, tem um pescoço mais longo do que a garrafa Bordeaux e ombros inclinados, fazendo com que pareça um cone. É usada na região homônima e para vinhos com a uva Chardonnay e Pinot Noir.
Garrafa de Champagne
Vasilhame para vinho espumante se assemelha a uma garrafa de Borgonha, mas com um vidro mais pesado e grosso. Isso porque eles têm que resistir à alta pressão resultante do gás causado pela segunda fermentação.
Saiba como o espumante é elaborado e seus principais processos
Garrafa de Vinho do Porto
A garrafa para vinhos fortificados, como Vinhos do Porto, Jerez, Madeira e outros generosos. Se assemelha a uma garrafa de Bordeaux, mas com uma diferença fundamental: o gargalo tem um bulbo espesso para reter os sedimentos no momento de servir o vinho.
Garrafa Provençal
A forma lembra um pino de boliche, uma ampulheta ou até mesmo um espartilho. Como o nome sugere, esta garrafa vem de Côtes de Provence, a famosa região produtora de rosé. Com a tendência atual de vinhos rosés, alguns produtores estão resgatando esse estilo de garrafa.
Conheça os principais tipos de vinhos rosés
Os diferentes tamanhos de garrafas de vinho
Existem 12 tamanhos diferentes de garrafa de vinho, variando de 187 ml a 18 litros. Diferentes tamanhos de garrafa não significam melhor qualidade do vinho, embora garrafas menores acelerem o processo de envelhecimento.
A União Europeia estabelece um limite de 10 litros para vinho tranquilo e nove litros para vinho espumante. Garrafas de até 3 litros são simplesmente nomeadas de acordo com seus tamanhos, enquanto garrafas maiores derivam seus nomes de figuras bíblicas.
Os nomes das garrafas por tamanho:
- 187,5 ml - Piccolo ou Split
- 375 ml - Demi ou Half. Essa é a garrafa utilizada no Salton Brut Edição especial para Spritz
- 750 ml - Garrafa de vinho padrão
- 1,5 litros - Magnum
- 3 litros - Double Magnum
- 4,5 litros vinho tranquilo - Jeroboão (o primeiro rei de Israel)
- 4,5 litros espumante - Reoboão (rei de Judá)
- 6 litros vinho tranquilo - Imperial
- 6 litros espumante - Matusalém (o homem que teve mais longevidade de toda a Bíblia)
- 9 litros - Salmanasar (rei do Império Neoassírio)
- 12 litros - Balthazar (um dos três reis magos)
- 15 litros - Nabucodonosor (rei do Império Neobabilônico)
- 18 litros - Salomão (terceiro rei de Israel)
- 26,25 litros – Sovereign (criado pela Taittinger na década de 1980 exclusivamente para o MS Sovereign, o maior navio de cruzeiro do mundo na época)
- 27 litros – Golias (o gigante filisteu morto por Davi)
- 30 litros - Midas (personagem mitológico que transformava em ouro tudo o que tocava)
Aprendendo mais sobre os formatos das garrafas? Então veja nossas inspirações de 7 ideias para criar uma decoração com garrafas de vinho.
Por que a garrafa de vinho tem 750 ml
Provavelmente, você já deve ter se perguntado por qual motivo a garrafa de vinho tem capacidade para 750 mls e não um litro, como é regra geral entre outras bebidas. Existem diversas teorias que tentam explicar essa quantidade.
Há quem diga que é o tamanho ideal para o consumo de duas pessoas, outros dizem que é melhor para conservar o vinho e há ainda uma teoria que afirma que esse tamanho é a capacidade pulmonar dos assopradores de vidro.
Entenda mais sobre a idade do vinho
Mas a possibilidade mais aceita, é de um ajuste de medidas que remete aos tempos de comércio entre França e Inglaterra no século XIX. Os franceses já utilizavam o litro como medida, enquanto os ingleses utilizavam o galão imperial (equivalente a 4,54609 litro). Na época, os vinhos eram transportados da região de Bordeaux em barris de 225 litros (mais ou menos 50 galões imperial). Para facilitar nas contas, os comerciantes definiram que os vasilhames teriam 750 mililitros, pois assim os 225 litros correspondiam precisamente a 300 garrafas.
A profundidade da base da garrafa
Muita gente associa o fundo da garrafa à qualidade do vinho, mas não existe uma relação direta entre um ponto e outro. O fundo da garrafa é uma definição da vinícola, pode ser uma preferência visual do enólogo ou estratégia de mercado do marketing.
Ter uma garrafa com o fundo côncavo, que pode ser chamado de punt ou kick-up, é mais caro. A base profunda aumenta o custo de uma garrafa, pois requer mais vidro na composição. Normalmente, vinhos vendidos a preço elevado são engarrafados em vasilhames com punt. Para vinhos comercializados a um valor menor, faz mais sentido para a vinícola utilizar uma garrafa sem punt.
Vinhos espumantes necessitam de uma garrafa com a base profunda, porque fortalecem o vasilhame que precisa suportar alta pressão. O punt auxilia no serviço do vinho, permitindo apoiar o dedão no fundo da garrafa, isso dá mais firmeza ao segurar a garrafa.
Agora que você conhece os tipos de garrafas de vinho, descubra qual a melhor forma de compor a sua adega com os vários formatos de garrafas, além da posição em que guardar as garrafas em seu espaço.