De Norte a Sul, o Brasil tem muitos pratos peculiares, que dependendo da região mudam de nome, mas o modo de preparo e os ingredientes são os mesmos. Aqui, trouxemos alguns como: pé de moleque, pamonha, bolo de milho, rapadura, pinhão e pipoca, algumas das comidas típicas que aparecem em quase todas as festas.
Uma sugestão certeira para essa ocasião é harmonizar as comidas típicas com vinhos e espumantes. Dessa forma, a experiência gastronômica fica especial e completa! Vamos lá para nossas dicas?
Como harmonizar as comidas típicas brasileiras?
Nos meses de baixas temperaturas, sabemos que o consumo do vinho aumenta, visto que a bebida consegue "aquecer" o corpo. Porém, não é só nesta estação que é possível consumir a bebida, pois as receitas tradicionais do país também podem combinar com opções mais elaboradas ou sofisticadas. Vinhos tintos, brancos e até espumantes podem harmonizar perfeitamente com as comidas típicas brasileiras.
Harmonização: 5 dicas para combinar vinhos com as comidas típicas
Seja reunindo vários amigos ou poucos familiares, uma festa sempre traz doces, principalmente aniversários. Não importa o tamanho da festa: o essencial é celebrar esse período com muitas comidas típicas, delícias gastronômicas e ótimas bebidas de acompanhamento.
A seguir, confira dicas de vinhos e espumantes da Salton que harmonizam com 5 comidas típicas que são verdadeiros clássicos.
Leia também: Espumante Salton - tudo o que você precisa saber
1. Bolo de fubá com Salton Brut
Na hora de escolher a melhor opção para combinar com bolos, a intensidade do açúcar é sempre quem norteia a decisão final. Se o bolo de fubá for mais seco, como normalmente vemos em festas juninas, uma excelente dica é o Salton Brut. Quando o bolo for mais cremoso – e possivelmente mais doce - você pode ir para rótulo de Demi-Sec.
Sobre o Salton Brut: Elaborado com uvas Chardonnay, Prosecco e Trebbiano selecionadas nos vinhedos, esse exemplar passa por duas fermentações, ambas com temperatura controlada. A primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). Em seu aroma, expressa notas de frutas de polpa branca, cítricos e flores brancas. Seu sabor é refrescante, com uma excelente acidez, enchendo o paladar com a sua cremosidade.
2. Milho cozido com Intenso Chardonnay
Considerado uma das principais comidas típicas, o milho é protagonista em diversas festividades. Ele é ingrediente de uma série de delícias, como cuscuz, pamonha e polenta, mas pode ser consumido também "puro", apenas cozido. Neste caso, o vinho Intenso Chardonnay é uma ótima dica de harmonização. Esse exemplar também combina muito bem com o milho cozido coberto com manteiga. Fica uma combinação deliciosa!
Sobre o Salton Intenso Chardonnay: Elaborado 100% com uvas da variedade Chardonnay, o vinho é fermentado em tanques de aço inox, com controle de temperatura. Apresenta intensos aromas frutados, com notas de abacaxi, lima e limão, além de notas de flor de laranjeira. Seu sabor é fresco, com final de boca marcado por notas cítricas.
3. Pamonha com Paradoxo Merlot
O recheio da pamonha é quem determina a sua melhor harmonização. No caso da pamonha salgada, que é o tipo mais comum, é normal vermos ela sendo recheada com calabresa. Nesse caso, o vinho mais indicado é um tinto especial e encorpado, como o Salton Paradoxo Merlot.
Sobre o Salton Paradoxo Merlot: Elaborado 100% com uvas da variedade Merlot selecionadas nos vinhedos, exclusivamente na Campanha Gaúcha. Após a fermentação, que ocorre em tanques de aço inox, o vinho estagia por doze meses em barricas de carvalho e estagia ainda na garrafa, nas caves subterrâneas da vinícola. Possui aromas de frutos vermelhos maduros como amora, groselha e morango, em equilíbrio com notas de caramelo, baunilha e defumado. Seu paladar é aveludado, de acidez equilibrada e final de boca marcado por aromas do amadurecimento.
4. Canjica com Moscatel
Também conhecida como mugunzá, a canjica costuma ser feita com milho ralado, açúcar e leite. A canela é uma especiaria que também surge com frequência nessa deliciosa iguaria. Uma ótima pedida de harmonização para a canjica é o espumante Salton Moscatel.
Sobre o Salton Moscatel: Elaborado 100% com uvas da variedade Moscato selecionadas nos vinhedos, esse exemplar passa por uma fermentação alcoólica a baixas temperaturas. Durante o processo, a fermentação é interrompida para manter a doçura natural da uva. Seu aroma é explosivo, com notas frutadas (pêssego, limão, flor de laranjeira e abacaxi) e florais (rosa, jasmim e flores brancas). Seu dulçor está perfeitamente equilibrado com a acidez. Sua espuma é cremosa e envolve todo o seu paladar, deixando uma agradável sensação frutada em boca.
5. Pé de Moleque com o Intenso Tinto Suave
Doces com amendoim não podem faltar! Pratos com esse ingrediente combinam muito bem com exemplares tintos de qualidade. Uma excelente pedida para o pé de moleque ou para a paçoca é o Salton Intenso Tinto Suave.
Sobre o Salton Intenso Tinto Suave: Elaborado com uvas da variedade Merlot e Cabernet Franc selecionadas no vinhedo. Esse exemplar tem fermentação com controle de temperatura e aromas que lembram frutas frescas, como morango, framboesa e amora. O vinho possui corpo médio, paladar adocicado e acidez equilibrada. Na vista é brilhante e de coloração rubi com nuances violáceos.
Leia mais: Conheça os tipos de vinhos do universo Salton
Gostou de nosso conteúdo sobre comidas típicas? Então veja como encontrar mais opções de vinhos e espumantes em nossa loja virtual.