Se você é amante do vinho, saiba que existe uma forma bem interessante de se aproximar desse universo e entender mais sobre a cultura, história e curiosidades da bebida. Além do enoturismo, uma ótima alternativa para exploradores engajados é participar de feiras de vinho.
Esses eventos, que acontecem todos os anos no Brasil, costumam reunir os maiores players e produtores do mercado. De fato, grande parte dessas feiras tem o intuito de gerar negócios e parcerias entre produtores, importadores e varejistas. Mas engana-se quem pensa que essas feiras são limitadas a isso, pois, muitas delas são abertas ao público consumidor e você não precisa ser especialista no assunto para participar.
Quer saber mais sobre o que acontece nas feiras de vinho e quais você deve considerar colocar na sua agenda? Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o tema!
Entenda porquê você deve consumir vinho nacional!
Por que ir às feiras de vinhos?
Como comentamos, a maioria dos eventos dedicados ao vinho recebe o grande público. Isso significa uma excelente oportunidade para se aprofundar na cultura e no estilo de vida da bebida.
Nessas feiras, é possível conferir de perto o trabalho, portfólio e os lançamentos de diversos produtores nacionais e internacionais, além de conhecer novas tendências e participar de degustações. Muitos desses eventos contam com atividades como jantares temáticos e harmonizações.
Feiras de vinhos são surpreendentes e instigantes tanto para pessoas mais experientes como para quem está começando a se aventurar nesse universo. Portanto, vá com a intenção de conhecer diferentes vinhos, aprender sobre essa tradição e, principalmente, divertir-se.
Veja agora: ProWine: a principal feira de vinhos e destilados da América Latina
Quais são as 4 principais feiras de vinho no Brasil?
1. Wine Weekend
A Wine Weekend acontece geralmente no meio do ano, em junho ou julho, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Na edição de 2022, foram mais de 120 expositores e 2.400 rótulos. Além da oportunidade de degustar as melhores marcas de vinhos nacionais e internacionais, os visitantes têm acesso a:
- palestras;
- exposições;
- experiências;
- música ao vivo.
2. APAS
A APAS - Associação Paulista de Supermercados não é somente uma feira focada em vinhos, mas sim um dos eventos de maior relevância no setor de alimentos e bebidas.
Neste evento, o visitante tem a oportunidade de conferir novos rótulos e degustá-los. Mas não só isso: a ideia é oferecer para os participantes uma visão abrangente do segmento, incluindo novidades acerca de produtos e conteúdos sobre:
- logística;
- finanças;
- tecnologia;
- distribuição;
- infraestrutura.
A feira reúne grandes empresas da cadeia nacional com intuito de gerar negócios e parcerias, mas também é aberta ao público, sendo uma ocasião interessante para entender as engrenagens de empresas produtoras de vinho. A 36ª edição da feira foi em maio de 2022 e contou com uma caprichada programação com mais de 70 palestras e workshops.
Interessado no universo do vinho? Conheça 8 imperdíveis rotas do vinho no Brasil e no mundo
3. Vinum Brasilis
A Vinum Brasilis é uma feira dedicada ao mercado de vinhos brasileiros. O evento, que acontece no final do ano, em Brasília, tem o objetivo de prestigiar a produção nacional, sobretudo os espumantes, os quais são tão elogiados e premiados internacionalmente.
A feira é aberta para profissionais da área e consumidor final. A grande vantagem é conhecer mais sobre os rótulos nacionais, e ter a oportunidade de se surpreender com pequenos produtores.
4. ProWine
Considerada a principal feira profissional da indústria de vinhos e destilados na América Latina, a ProWine São Paulo se destaca por ser um evento focado no público B2B — mais engajado e interessado no business do vinho.
O intuito da organização é proporcionar uma experiência única, reunindo os principais players do mercado em uma espécie de imersão no universo da bebida. São três dias com mais de 300 expositores e cinco mil profissionais trocando conhecimentos e vivências sobre o vinho.
A feira, que acontece anualmente no segundo semestre na cidade de São Paulo, tem uma programação caprichada. São várias palestras e fóruns, nas quais os visitantes se reúnem para saber mais sobre inovação e tendências do segmento. Além disso, há muito espaço voltado à degustação e confraternização.
Começando no universo do vinho? Veja nossas dicas!
Participar de eventos e feiras de vinho é uma ótima forma de se aproximar desse nicho e ganhar mais intimidade com a cultura, rituais e saberes sobre a bebida.
Seja você experiente ou iniciante, estar nesses ambientes é uma chance de conhecer mais sobre rótulos disponíveis e diversificar sua adega, além de saber em primeira mão as novidades do segmento.
O que achou desta lista das melhores feiras de vinho? Aproveite para conhecer nosso material exclusivo - Desvendando o Universo do Vinho, é gratuito!