Um videocase da Família Salton com foco em sustentabilidade e economia circular integra a programação da Virada Sustentável 2021 - Edição Porto Alegre, evento anual focado na geração de conteúdo sobre o tema, que prosseguiu até domingo, 21 de novembro. Disponível nas plataformas digitais do evento, o documentário O Caminho da Vitivinicultura Sustentável apresenta o Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da vinícola mais antiga em atividade no Brasil, que reúne diversos projetos envolvendo toda a cadeia produtiva, da origem da matéria-prima, nos vinhedos, até o produto, na garrafa. “Procuramos estabelecer uma série de pequenas descobertas que fazem com que a empresa tenha um olhar menos generalista com as questões que envolvem a viticultura e acabe tendo um olhar mais especializado” explica o diretor presidente da companhia, Maurício Salton.
A Salton se destaca em questões de sustentabilidade e meio-ambiente ao desenvolver pesquisas inéditas no setor, com a participação de universidades gaúchas. A vinícola tem na transformação um de seus pilares e, por isso, investe para que toda a cadeia se beneficie, a partir de seus projetos. Multiplicando resultados e incentivando um ecossistema sustentável para tornar a vitivinicultura brasileira uma referência internacional, a Família Salton protagoniza a busca pela identidade do vinho brasileiro, combinando a experiência adquirida ao longo de 111 anos com uma visão de futuro sustentável.
Veja também: Família Salton: Excelência como destino – Terroir
“Quando a gente olha para uma empresa de 111 anos que almeja outros tantos anos, a gente olha sempre o aspecto de sustentabilidade do negócio, mas também não pode deixar de olhar pelos aspectos de sustentabilidade ambiental, social e do desenvolvimento humano. O equilíbrio entre os aspectos técnicos, de produtos, humano e de condições de trabalho é a chave para a construção de um legado que seja muito bem-sucedido”, salienta Maurício Salton.