A
Família Salton chega aos 111 anos nesta quarta-feira, dia 25, consolidando-se
como líder na venda de espumantes no país e, sobretudo, visando inovação,
tecnologia e sustentabilidade. O protagonismo da marca na última década, que
cresceu cerca de 70% neste período, é responsável por torná-la referência
nacional no mercado de espumantes. Para
exemplificar sua representatividade, a cada 10 espumantes que são abertos no
Brasil, quatro são da Salton (Nielsen, 2020). Além disso, seus rótulos são
comercializados em mais de 30 países, reforçando o pioneirismo da marca que abre
cada vez mais espaço para a exportação de espumantes e vinhos brasileiros. De
olho na diversificação de negócios, a companhia prepara um novo empreendimento
enoturístico na Serra Gaúcha e planeja, até 2030, atingir o faturamento de R$ 1
bilhão, além de se tornar carbono neutra.
Vinícola
mais antiga em funcionamento no Brasil, a Salton é ainda a primeira e única
marca brasileira a conquistar o topo do ranking na pesquisa Brazil Wine Brands
Power (Wine Intelligence, 2018). Mais recentemente, criou um Núcleo de
Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades,
projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e
incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola. Os resultados se
expressam por meio de seus rótulos que acumulam mais de
90 premiações nacionais e internacionais, apenas nos três últimos anos.
Em julho deste ano, seus espumantes receberam seis medalhas em Londres, em um
dos mais importantes concursos de vinhos do mundo,
o Decanter World Wine Awards.
E
o reconhecimento internacional se reflete também nos indicadores de exportação
da marca. Se em 2020 a Salton enviou mais de 1,1 milhão de garrafas para fora
do Brasil, a expectativa é que neste ano o mercado internacional se mantenha
aquecido, superando os índices já bastante positivos do ano anterior. Isso
porque o primeiro trimestre de 2021 fechou com 75% de aumento no volume
exportado, comparado ao mesmo período do ano anterior. O principal mercado
consumidor da marca, fora do Brasil, é o norte-americano.
Rumo ao R$ 1 bilhão
A
companhia enxerga potencial para elevar seus números de produção e de faturamento
de forma expressiva até 2030. A meta de R$ 1 bilhão de faturamento representa o
dobro do valor previsto para 2021 e é projetada com base no crescimento
exponencial registrado nos últimos 20 anos na Família Salton. “A companhia cresceu muito nos últimos anos,
com uma impulsão percebida desde os anos 1990. Enxergamos ainda um grande
potencial de mercado, já que a qualidade de nossos produtos surpreende cada vez
mais paladares pelo mundo afora. Por isso, investimos constantemente no
aprimoramento das condições técnicas, mantendo elevados os padrões de qualidade
e atendendo às exigências de nossos consumidores habituais, mas já de olho em
novos públicos. Observamos, por exemplo, um movimento geracional de comportamento
de consumo com os jovens adultos, atualmente, mais dispostos à descoberta do
universo dos espumantes e vinhos que nas gerações anteriores”, explica o
diretor-presidente, Maurício Salton.
Caminhos de Pedra receberá novo
projeto enoturístico da Salton
Protagonista
no desenvolvimento enoturístico de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a
companhia investe agora na expansão de suas atrações na região. Além da
vinícola, localizada no Vale do Rio das Antas, um novo empreendimento da
Família Salton deve abrir suas portas no próximo ano. Inspirado na Casa di
Pasto que deu origem à vinícola, no final do século XIX, o novo espaço está em
construção no roteiro turístico Caminhos de Pedra. O empreendimento foi
projetado com foco em experiências enogastronômicas com os principais rótulos e
edições limitadas da marca, envolvendo seus visitantes em uma verdadeira imersão
no universo dos espumantes e vinhos.
Muito
além das metas de expansão econômica, contando hoje com mais de 400
colaboradores, a Salton desenvolve uma gestão voltada às pessoas, estimulando o
bem-estar, a qualidade e desenvolvimento. “Temos quatro eixos que nos
direcionam e que são nossos pilares: família, tradição, transformação e
espírito. Os valores que fazem parte de nosso dia a dia - que vão desde uma
recepção acolhedora a um novo colega, até a formação de equipes comprometidas -
simbolizam uma verdadeira família, que vai muito além do conceito de sobrenome”,
descreve Maurício. “Juntos, atravessamos cenários incertos, como o que
vivemos em 2020, e que foi superado, nos fazendo crescer como profissionais e como
pessoas”, finaliza.
Vinícola trabalha para ser carbono
neutra até 2030
Dentro
do eixo de sustentabilidade, a Família Salton trabalha para se tornar a primeira
companhia do setor vitivinícola no Brasil a ser carbono neutra, em toda sua
cadeia produtiva, até 2030, com um projeto que já está em andamento. Em
parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a pesquisa identificará o
impacto ambiental da Salton, mapeando as melhores práticas, propondo ações
mitigatórias, preparando a empresa para reduzir novas emissões e,
eventualmente, compensar as que não podem ser evitadas, seja por meio de compra
de créditos de carbono ou reservas ambientais. “A Salton está sendo pioneira em identificar estes dados, inéditos no
Brasil e que servirão de base científica a todo o setor, escrevendo um
importante capítulo na história da vitivinicultura nacional, voltado à
sustentabilidade. Entendemos que esta contribuição irá transcender a esfera
produtiva-econômica, ampliando o nosso compromisso com toda a sociedade”, completa
Maurício.
A
pesquisa faz parte do Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da Família
Salton, criado em 2020 para unificar todos os projetos que ocorrem em paralelo
dentro da companhia envolvendo as áreas de viticultura, enologia, produção e
distribuição. Também fazem parte do Núcleo o Programa Terroir Salton, iniciado
em 2014, e o Projeto Campanha, criado em 2016 e que inclui uma parceria com a
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Enquanto o primeiro integra e
aproxima mais de 60 famílias de viticultores do Rio Grande do Sul, parceiras da
Salton, em torno de um programa avançado de boas práticas vitícolas, o segundo
busca, na região da Campanha Gaúcha, aprofundar o conhecimento técnico e do
potencial vitícola da região. São realizadas análises avançadas de solo, clima,
relevo, compreendendo desde as características físico-químicas e as interações
com a videira, combinadas com intervenções ideais para um vinhedo eficiente,
produtivo e sustentável.
A
Salton tem suas operações divididas em quatro unidades de negócio. A vinícola
tem sede em Bento Gonçalves (RS); e conta ainda com a Azienda Domenico, em
Santana do Livramento (RS); a Enoteca Família Salton, em São Paulo (SP); e o
Complexo Presidente, em Jarinu (SP). Na Azienda Domenico, unidade da vinícola
na Campanha Gaúcha, novos vinhedos estão sendo cultivados já no modelo de
manejo sustentável, orientados para automação e inseridos nos conceitos da viticultura
de precisão.
O
foco em inovação e tecnologia projeta soluções do campo à indústria, garantindo
as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia
vitivinícola do Brasil.