Considerada a mais antiga vinícola em atividade no Brasil, a Família Salton completa 113 anos em 2023. Líder nacional do segmento de espumantes, a empresa também tem forte atuação no mercado externo, com seus rótulos sendo apreciados em mais de 30 países.
Mas para detalhar essa história repleta de trabalho, responsabilidade e excelência é preciso voltar para 1878. Foi nesse ano que Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, na Itália, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje conhecida como a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Foi ali que ele passou a vinificar uvas informalmente, como boa parte dos imigrantes italianos faziam na época.
Em 1910, os irmãos Paulo, Angelo, João, José, Cesar, Luis e Antonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, Antonio Domenico. A família toda passou a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação “Paulo Salton & Irmãos”, no centro de Bento Gonçalves.
Mais de um século depois, a Família Salton segue atuante no mercado e é referência no setor. Membros da quarta geração da família estão à frente da empresa e preservam o legado de seu fundador, Paulo Salton, amparados nos valores construídos ao longo dos anos, e inspirados pela simplicidade e pelo trabalho árduo das primeiras gerações.
Confira a seguir uma linha do tempo completa dessa história!
Linha do Tempo: os detalhes desse legado!
Desde o começo de suas atividades, a Família Salton tem como propósito estabelecer um modelo de negócio pautado pela ética, integridade e honestidade. Veja abaixo uma linha do tempo detalhada dessa história!
*Origens (1878 – 1884)
Em 1878, Antonio Domenico Salton, natural de Cison di Valmarino, região italiana do Vêneto, desembarca no Brasil em busca de oportunidades, como muitos outros imigrantes da Itália. Instalou-se na colônia Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), onde casou-se com a também imigrante Lucia Canei, com quem teve dez filhos. Em 1884, fundaram uma “casa di pasto”, em frente à Igreja Matriz. Ali hospedavam viajantes, serviam refeições e também comercializavam queijos e embutidos. O vinho servido na casa era produzido informalmente com uvas colhidas nas parreiras nos fundos da instalação.
* Família e Negócios (1910 – 1951)
Paulo Salton, o filho mais velho, assume o negócio da família após o falecimento do pai. Em 1910, a “casa di pasto” é formalizada e, em 1922, passa a se chamar “Paulo Salton e Irmãos”. Os já empreendedores irmãos José e Cesar levam os negócios da família para São Paulo, principal centro econômico na América Latina e, em 1948, inauguram ali uma unidade da Salton.
* Negócio: vinícola (1933 – 1967)
Vale destacar que a vocação da família já começou alguns anos antes, em 1933, quando teve início a elaboração de espumantes. Sob orientação do pároco local, em 1940, Antonio “Nini” Salton, o primeiro enólogo da família, elabora o “Vinho Canônico”, seguindo a receita do Vaticano. Até hoje a Salton elabora e distribui o vinho que faz parte das liturgias em igrejas de todo o Brasil. Após o falecimento de Paulo, a empresa passa a se chamar “Vinhos Salton S/A - Indústria e Comércio Ltda”, em 1967 e, posteriormente, apenas “Vinícola Salton S.A.”.
* Conhaque Presidente (1950 – 1970)
Na década de 1960, a Família Salton obtém a distinção de fornecedora oficial da Presidência da República com o vinho Presidente, um dos primeiros vinhos brancos a ter destaque nacional. Jânio Quadros, em 1961, escolheu seu produto preferido, proferindo: “o vinho Presidente é meu vinho”. A década de 1970 é marcada por dificuldades no setor vitivinícola brasileiro, que apresenta menor estrutura do que as multinacionais, além de maquinário obsoleto. Nesse contexto, a elaboração de vinhos, em Bento Gonçalves, permanece retraída, por isso a estratégia da marca é focar a atuação para o Conhaque Presidente, produto lançado ainda na década de 1950 e elaborado até hoje, em São Paulo.
*Profissionalização e elaboração de vinhos finos e vinhos premium (1999 – 2004)
A elaboração de vinhos finos da marca começa em 1999, com a linha Salton Classic. Sob a liderança de Angelo Salton Neto, um processo de reestruturação da empresa acontece na busca pela produção de vinhos e espumantes de alta qualidade, com eficiência e padrões internacionais. Uma nova planta produtiva é construída no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves-RS. Inaugurada em 2004, a unidade conta com tecnologia de ponta, desde o recebimento da matéria-prima até o envase das garrafas. Visando se tornar referência no país, a Família Salton intensifica os investimentos na qualificação de seus produtos, modernizando processos e aplicando técnicas que passaram a permitir a distinção de seus rótulos. O vinho Salton Talento, safra de 2002, é eleito o melhor tinto do ano pelos especialistas em 2004, colocando definitivamente a Salton entre os principais nomes do vinho brasileiro. O sucesso do rótulo abre espaço para outros vinhos da categoria, como o Salton Desejo Merlot e o Salton Virtude Chardonnay.
* Liderança no mercado nacional de espumantes (2005 - hoje)
A tradição permeia os processos, garantindo a essência do trabalho da marca, sempre com a preocupação ao elaborar vinhos e espumantes de uma pequena vinícola dentro de uma grande empresa. A partir de 2005, a Salton passa a liderar o mercado de espumantes nacionais comercializados no Brasil - conquista que se mantém até hoje.
* Viticultura de precisão (2012 – 2014)
Sob a gestão de Daniel Salton, iniciam as atividades na Azienda Domenico, na Campanha Gaúcha. Com 120 hectares de vinhedos próprios, cultivados em espaldeira e colheita mecanizada, a Salton passa a contar ainda com uma unidade para processamento da primeira etapa da vinificação, garantindo o transporte da matéria-prima em perfeitas condições da Campanha para a Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, onde é transformada em vinhos e espumantes. Tem início também o projeto Terroir Salton, parceria firmada com 40 produtores rurais do RS, estabelecendo padrões de excelência no cultivo e manejo de seus vinhedos, com apoio técnico e foco na sustentabilidade.
Assista ao documentário Família Salton: Excelência como destino – Terroir
* Novas unidades de negócio (2015)
Com o objetivo de explorar as oportunidades no crescente mercado de soft e hard drinks, a unidade Salton da capital da São Paulo, fundada em 1948, é transferida para o município de Jarinu, no interior do estado. Nessa nova planta piloto, responsável pela produção de destilados, novos caminhos são abertos para o desenvolvimento de outros produtos, além do tradicional Conhaque Presidente.
* Diversificação como estratégia (2016)
A diversificação do portfólio se torna um diferencial estratégico, com o lançamento de uma Vodka e posteriormente de um Gin, na nova unidade de Jarinu. No Sul, passam a ser elaborados os exclusivos chás gelados com suco de uva, da linha Grape Tea Salton, evidenciando a capacidade de inovação, além da confiabilidade da marca perante o mercado.
* Uma nova geração com novos horizontes (2017 - 2018)
Maurício Salton, da quarta geração da família, assume a liderança da companhia ao lado de um quadro de diretores jovens e profissionais. Preservar a tradição de uma empresa centenária com o dinamismo de uma companhia em constante transformação se torna o principal desafio da nova geração. A partir do desenvolvimento técnico, tanto na viticultura de precisão quanto no domínio dos mais modernos processos enológicos, surge Domenico, a primeira marca conceito da companhia. São rótulos singulares, edições especiais e limitadas que expressam a essência da região de origem dos seus frutos.
Confira o documentário “Família Salton: Excelência como destino – Enologia”
* Celebrando as conquistas e assumindo o protagonismo (2019 – 2021)
A Salton se torna a primeira e única marca nacional de vinhos a conquistar o top 1 no ranking Wine Brand Power (Wine Intelligence), distinção até então exclusiva de marcas estrangeiras. A marca abre as portas da exclusiva Enoteca Família Salton, na av. Pacaembu, em São Paulo, com diferentes ambientes para experiências com os vinhos e espumantes da marca. Em 2020, celebrando 110 anos, Gregório Salton, membro da quarta geração da família, assume a Diretoria Técnica da Companhia, juntando-se aos então Diretor-presidente Maurício Salton, Diretora executiva Luciana Salton, Diretor Comercial Cleber Slaifer, Diretor Industrial Marcos Flamia e Diretor Administrativo Marcelo Lucchese.
* Reforços no enoturismo e resgate histórico (2022 – 2023)
Desde 2022, a Família Salton tem um novo espaço próprio para partilhar a história e os mistérios que envolvem a elaboração dos espumantes. A Cave dos Espumantes passa a fazer parte dos tours guiados que ocorrem na vinícola, em Bento Gonçalves. Na sequência, em 2023, a marca inaugurou outro reforço no enoturismo. A Casa di Pasto Família Salton abriu as portas na rota Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, em um espaço que une história, gastronomia, turismo e lazer. A novidade turística tem como inspiração as construções da cidade de Cison di Valmarino, origem da família Salton. Casa di Pasto é, historicamente, um local onde os viajantes paravam para fazer refeições e descansar antes de seguir viagem. Foi assim que a família Salton iniciou o seu negócio em 1878, em Bento Gonçalves, como detalhamos no começo dessa história!
Conheça outras experiências da Vinícola Salton
* Jornada Consciente (2023)
A história da Vinícola Salton, como vimos nessa linha do tempo, está diretamente relacionada com o desenvolvimento da comunidade, da viticultura brasileira e da imagem do vinho e espumante nacional no exterior. A Família Salton trabalha continuamente em ações e projetos que transcendem a esfera econômica. Cada vez mais, a vinícola se empenha em integrar os aspectos ambientais, sociais e de governança em todas as etapas do seu processo produtivo e também junto aos diferentes stakeholders que formam a sua cadeia de valor. Esse intenso trabalho da Salton é realizado em conjunto com os mais de 490 colaboradores diretos da vinícola, que são naturais do Rio Grande do Sul e também de outros 18 Estados. A parceria se estende ainda para as mais de 400 famílias produtoras de uva em solo gaúcho. Toda essa cadeia é orientada pelo conceito de sustentabilidade que, para a Salton, é fundamentada em três pilares estratégicos: Produção Sustentável, Relacionamentos Prósperos e Governança. Juntos, esses temas formam uma verdadeira Jornada Consciente que vem sendo traçada pela vinícola em constantes e importantes iniciativas.
Confira a história completa da Família Salton em nosso documentário exclusivo: Família Salton - um legado como destino.