Democrático e versátil, o espumante é uma bebida que nunca sai de moda. A leveza e o frescor fazem com que ele seja perfeito para acompanhar todos os tipos de refeição (da entrada até a sobremesa!). Elaborada com extremo zelo, a linha de espumante Salton contempla opções para todos os gostos e bolsos.
A bebida pode acompanhar um happy hour ao ar livre com os amigos ou até mesmo ser o destaque de um belo brinde de casamento. A versatilidade da linha de espumante da Salton permite ainda que eles sejam consumidos bem gelados ou sirvam de base para diferentes drinks.
Nesse universo, também não faltam curiosidades e detalhes que fazem muita diferença! A seguir, conheça os diferentes métodos de elaboração dos espumantes Salton e descubra a diferença entre frisante e espumante.
Qual é a diferença entre frisante e espumante?
Uma dúvida muito comum no universo do vinho gira em torno das diferenças entre frisantes e espumantes. Afinal, o que muda?
A principal diferença entre esses dois produtos está na gaseificação. Para se produzir um espumante ou um frisante, é necessário gás carbônico. É ele que dá origem às famosas borbulhas!
Os espumantes são produzidos por meio de duas fermentações, sendo a primeira delas normalmente chamada de vinho base. O espumante tem uma gaseificação que vem da segunda fermentação e ela ocorre de forma natural.
Já o frisante pode ser gaseificado de maneira natural ou também de forma artificial. Vale ressaltar que os frisantes têm aproximadamente a metade da gaseificação que se encontra nos espumantes. Ambos são refrescantes e podem ser consumidos em qualquer momento!
Veja também: Daiane Badalotti, da Enologia da Salton, detalha mais as diferenças entre espumante e frisante.
Exemplos de frisantes e espumantes Salton:
Espumante Salton – Linha Ouro
Tradicional, consagrada e bastante reconhecida entre os adeptos da bebida, os espumantes Salton da linha Ouro já foram premiados em diversos concursos espalhados pelo mundo.
A linha leva este nome justamente pela excelência e diferenciação em seu preparo. Atualmente, a coleção conta com três rótulos: Salton Ouro Brut, Salton Ouro Brut Rosé e Salton Ouro Extra-Brut.
Veja mais detalhes:
Elaborado com uvas das variedades Chardonnay, Pinot Noir e Riesling colhidas manualmente e selecionadas no vinhedo. Passa por uma segunda seleção manual de cachos ao chegar na vinícola, passando por duas fermentações com temperatura controlada. A primeira serve para a elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat Longo) com posterior amadurecimento sobre leveduras por 6 meses. Notas de frutas brancas, cítricos, frutos secos, leveduras e brioche estão presentes em seu aroma.
Graduação alcoólica: 12%
Harmonização: Queijos, risotos leves e carnes brancas.
Elaborado com uvas Pinot Noir e Chardonnay. Passa por duas fermentações com temperatura controlada: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). De coloração rosada, com abundante desprendimento de borbulhas. Seus aromas são de frutas confitadas, cítricos, frutos secos, leveduras e brioche.
Graduação alcoólica: 11,5%
Harmonização: Queijos, risotos leves e carnes brancas.
Elaborado com uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Passa por duas fermentações com temperatura controlada: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). De coloração amarelo palha, com abundante desprendimento de borbulhas. Seus aromas são de frutas brancas, como maçã verde e pêssego, e cítricos, além de notas florais, de leveduras e de frutos secos. Seu paladar é de acidez refrescante, agradável cremosidade e notável persistência.
Graduação alcoólica: 12%
Harmonização: Queijos, risotos leves e carnes brancas.
Frisante Salton – Linha Lunae
A linha dos frisantes Lunae está no mercado há mais de uma década com bebidas versáteis, refrescantes e saborosas. Recentemente foi lançada a sua versão em lata!
Elaborado com uvas das variedades Lorena, Moscato Embrapa, Merlot selecionadas nos vinhedos, passa por duas fermentações com temperatura controlada: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves. Brilhante, com coloração rosada. Aroma de frutas brancas frescas e de cítricos, além de notas de frutas vermelhas. Seu sabor é leve, adocicado, de acidez refrescante e equilibrada.
Graduação alcoólica: 10,5%
Harmonização: Saladas, aperitivos e pizzas.
Confira todos espumantes e frisantes Salton!
Espumante Salton: Conheça o método tradicional e o método charmat
Você sabia que todo espumante é um vinho?
Isso mesmo, o espumante é um vinho que passa por uma segunda fermentação. É essa segunda etapa que dá origem ao gás carbônico!
São utilizados principalmente dois métodos para elaborar os espumantes:
- Método tradicional (também conhecido como Champenoise): é quando a segunda fermentação acontece dentro da própria garrafa.
- Método Charmat: é quando a segunda fermentação acontece dentro de um tanque de aço inox.
Normalmente os espumantes obtidos pelo método Charmat costumam ser mais leves e frescos, enquanto no método tradicional eles costumam ser mais complexos e estruturados.
Confira também: Daiane Badalotti, da Enologia da Salton, detalha os processos de elaboração de espumantes.
Veja exemplos de espumantes Salton elaborados pelo método tradicional e pelo método Charmat:
Espumante Salton – Método Charmat – Salton Prosecco:
Elaborado 100% com uvas de variedade Prosecco selecionadas nos vinhedos, o vinho passa por duas fermentações. Com temperatura controlada, a primeira fermentação é para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). Seus aromas são frutados, expressando notas de maçã, pera e cítricos, além de algumas nuances florais. Em boca, é leve e refrescante, com uma acidez bem integrada.
Graduação alcoólica: 11,5% vol.
Harmonização: Saladas, frutos do mar, sopas, aperitivos e petiscos.
Veja agora: Conheça e saiba como diferenciar os tipos de espumante
Espumantes Salton – Método Charmat – Salton Brut:
Elaborado com uvas Chardonnay, Prosecco e Trebbiano selecionadas nos vinhedos, passa por duas fermentações, ambas com temperatura controlada: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat). Em seu aroma expressa notas de frutas de polpa branca, cítricos e flores brancas. Seu sabor é refrescante, com uma excelente acidez, enchendo o paladar com a sua cremosidade.
Graduação alcoólica: 11,5% vol.
Harmonização: Saladas, frutos-do-mar, frango, queijos, aperitivos e petiscos.
Espumantes Salton – Método Tradicional – Salton Gerações Azir Antonio Salton:
O mosto é obtido pela prensagem direta dos cachos em prensas pneumáticas. Logo, o mesmo é clarificado a baixas temperaturas. Com o mosto limpo, é iniciada a primeira fermentação com a adição de leveduras selecionadas. Obtidos os vinhos base, é efetuado o corte com vinhos de diferentes variedades e safras. A seguir, é iniciado o processo de tomada de espuma nas garrafas, seguindo os princípios do método tradicional de elaboração. Uma vez concluída a segunda fermentação, o espumante permanece durante 28 meses sur lie, ou seja, em contato com as leveduras. Por fim, são realizados o remuage, o dégorgement e a adição do licor de expedição.
Graduação alcoólica: 11,5% vol.
Harmonização: Queijos de média maturação, risotos e carnes brancas grelhadas.
Últimos lançamentos de espumantes da Salton
Salton Lucia Canei
Salton Évidence Cuvée Brut
Salton Évidence Cuvée Sur Lie
A novidade faz parte de uma técnica conhecida como Sur Lie, que permite que o espumante permaneça em constante evolução, com as leveduras mantidas na garrafa até você encontrar o momento ideal para a sua apreciação, quando o espumante atingir a sua plenitude. Uma experiência sensorial, sublime e singular.
Domenico Salton Giornata
Quer conferir mais opções de espumantes Salton? Conheça nossa loja virtual.