Viagens que envolvam cenários em meio à natureza e possibilitam experiências gastronômicas costumam figurar entre as mais lembradas pelos turistas, certo? A pedida costuma ficar ainda mais atrativa quando adicionamos um elemento neste pacote: as características regionais de cada cidade. Hoje iremos falar sobre como o Enoturismo se encaixa perfeitamente nestes itens e se torna, cada vez mais, uma opção de roteiro entre os viajantes brasileiros.
E você sabe o que é Enoturismo? É a palavra usada para denominar o turismo associado à cultura, tradição e apreciação de vinhos. E é claro que não são todos os pontos do mapa brasileiro que oferecem esse atrativo – afinal, para termos Enoturismo, precisamos de vinícolas! Na Serra Gaúcha, que contempla municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e Carlos Barbosa, por exemplo, estão boa parte dos empreendimentos que são especialistas em oferecer atividades ligadas ao Enoturismo.
Se caminhar entre os vinhedos e respirar o ar puro do interior da Serra Gaúcha já são uma forma de revigorar nosso astral, imagine fazer isso com uma taça de vinho ou espumante na mão. Vamos melhorar essa cena? Imagine então você degustando petiscos ou pratos que combinem perfeitamente com as bebidas, cuja harmonização foi indicada por quem entende do assunto! Esses são só alguns exemplos do que é possível de ser feito quando o assunto é Enoturismo!
Almoços e jantares harmonizados, aulas de degustação, visitas à caves e demais ambientes onde são elaborados os vinhos e visitas em parreirais são algumas das possibilidades de atrativos para quem opta por uma viagem a um destino que investe e entende de Enoturismo.
Por que devo apostar em uma viagem com Enoturismo?
Especialistas dizem que é por meio da gastronomia que conhecemos a essência de cada região. Com o Enoturismo, não é diferente: é uma excelente maneira de ver, de perto, a autenticidade do povo daquele local.
Por isso, ao visitar regiões vitivinícolas, você pode conhecer as diferentes facetas do universo dos vinhos e espumantes. Afinal, engana-se quem pensa que a elaboração destas bebidas é feita de forma padronizada, ou seja, sempre igual e sem novidades! Há vinícolas familiares, vinícolas de grande porte, vinícolas pequenas, vinícolas que elaboram somente vinhos, outras que apostam no espumante... cada uma delas tem suas peculiaridades e processos produtivos, com segredos e mistérios que tornam a experiência enigmática e deliciosa!
Em uma viagem ligada ao Enoturismo, você não irá somente mergulhar na elaboração de vinhos e espumantes. Irá também conhecer a biodiversidade de cada região, a cultura local, as tradições e histórias de comunidades que encontram neste universo uma forma de subsistência e, claro, de evolução! Afinal, o Enoturismo se apresenta também como uma opção relevante para a economia local.
Onde posso encontrar Enoturismo no Brasil?
O universo do vinho é vasto e tem conquistado cada vez mais admiradores pelo país! Se na década de 1990 era necessário sair do Brasil para visitar, de perto, vinícolas e museus dedicados à bebida, isso não é mais preciso há muitos anos. É por isso que os rótulos nacionais têm recebido tantas premiações mundo afora! A Família Salton, por exemplo, elabora vinhos e espumantes que são apreciados em cerca de 30 países. Para se ter ideia do reconhecimento internacional que uma vinícola brasileira pode ter, os rótulos da Família Salton acumulam mais de 130 premiações nacionais e internacionais conquistadas só nos últimos três anos!
Como já falamos aqui, é na Serra Gaúcha que estão concentradas boa parte das opções que envolvem Enoturismo no país! Bento Gonçalves é um dos municípios que desponta no assunto. A Campanha Gaúcha, situada próxima à divisa do Uruguai, também vem apresentando, nos últimos anos, excelente qualidade na elaboração de grandes rótulos de vinhos e espumantes.
Veja também: O que fazer em Bento Gonçalves
A Região Sul do país é conhecida pelas baixas temperaturas durante o outono e inverno e, além disso, pela influência da colonização dos europeus. Isso significa que, além da elaboração de vinhos e espumantes, outro item está presente de forma majestosa na região: a farta gastronomia!
Como incluir a gastronomia na minha viagem de Enoturismo?
É impossível visitar a Serra Gaúcha e não se apaixonar pela gastronomia. Aliás, esta é uma palavra que anda lado a lado com o Enoturismo: gastronomia! No caso de Bento Gonçalves, Capital Nacional do Vinho e onde está a sede da Família Salton, o que não faltam são opções de culinária local. E claro: sopa de capeletti, galeto assado, polenta frita, linguiça assada, queijo assado, radiche com bacon e muitas outras delícias prometem fazer você querer voltar logo, logo para Bento Gonçalves!
Mas se você prefere partir para opções menos tradicionais e conhecer um pouco dos novos sabores de Bento Gonçalves, fique tranquilo: há muitos nomes que farão você se apaixonar!
Oito opções de restaurantes para conhecer em Bento Gonçalves
Saiba onde comer na Serra Gaúcha
Para facilitar seu passeio enogastronômico pela Capital Nacional do Vinho, vamos listar alguns nomes de empreendimentos que figuram entre os mais bem avaliados em plataformas online pelos próprios viajantes! Há opções para todos os bolsos e paladares!
- Addolorata Culinária Italiana
Quanto vou gastar em uma viagem de Enoturismo?
Essa é uma pergunta muito comum para quem nunca se aventurou pelo Enoturismo! Mas o que podemos garantir é que, com bastante planejamento, você consegue organizar uma viagem econômica, se essa for a ideia. Hotéis agendados com antecedência sempre se mostram mais vantajosos, bem como diárias durante a semana, ok?
Os passeios guiados pelas vinícolas devem ser agendados! Por isso, na hora de buscar este serviço, pergunte sempre os valores. Mas fique tranquilo: há muitas opções abaixo dos R$ 100 por pessoa, incluindo degustação de rótulos premiados!
E na Vinícola Salton, como posso viver o Enoturismo?
A Vinícola Salton é um destino que inclui bastante informação sobre a história da vitivinicultura brasileira, já que é a vinícola em atividade mais antiga do país! São 111 anos de pioneirismo, tradição e muita tecnologia! Tudo isso para garantir espumantes e vinhos premiados internacionalmente.
As experiências que a Vinícola Salton oferece permitem conhecimento para iniciantes e profissionais! Há duas opções de Enoturismo disponíveis na unidade de Bento Gonçalves, que fica no Vale do Rio das Antas, no distrito de Tuiuty.
Para acessar a vinícola, basta percorrer a BR-470 e entrar na rótula que indica o acesso à vinícola!
A estrada é linda: há mirantes ao longo do caminho que permitem apreciar a paisagem formada pelo Rio das Antas. Isso porque as águas que cercam a região desenham uma ferradura ao redor dos vales e montanhas. Vale o passeio!
Confira as experiências de Enoturismo que são oferecidas pela Vinícola Salton. Agende seu passeio e garanta seu lugar: as vagas são limitadas!