No rico universo dos vinhos, é comum nos depararmos com alguns nomes e termos técnicos usados entre os amantes da bebida. Entre tantos conceitos, existem aqueles que são facilmente confundidos, como as palavras enólogo e sommelier.
Você já ouviu essas expressões em uma roda de conversa sobre vinhos e se perguntou a diferença entre elas? Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o significado de cada um desses termos. Continue a leitura e descubra!
O que é um enólogo?
O termo ‘enólogo’ tem origem em uma palavra grega que significa ‘estudioso de vinhos’. Ou seja, trata-se de um profissional que se dedica à ciência dos vinhos, especializado em diferentes aspectos da elaboração, consumo e distribuição da bebida.
Assim, o enólogo é um estudioso que aprofunda conhecimentos sobre técnicas e processos de elaboração de vinhos. Essa pessoa conhece todas as etapas de elaboração da bebida, inclusive as operações e tecnologias aplicadas nessa fabricação. Isto é, esse profissional é expert em tudo que há para saber sobre vinhos e espumantes, e dos detalhes de como eles são feitos.
Assista agora ao Documentário - Família Salton: Excelência como destino - Enologia
No dia a dia, enólogos trabalham em vinícolas, responsáveis por coordenar e supervisionar as etapas do processo e todas as atividades ligadas à elaboração. Eles também cuidam do planejamento e seleção de recursos, matérias-primas, uvas e mais.
Trata-se de uma profissão com tarefas bem abrangentes, visto que esse profissional tem um domínio completo do dia a dia de um negócio do vinho. Além de coordenar a elaboração, os enólogos têm amplo conhecimento sobre cultura de uvas, práticas de engarrafamento e armazenamento das bebidas, e até mesmo comercialização.
Conheça os enólogos da Família Salton!
Qual a diferença entre um enólogo e um enófilo?
Um termo parecido com enólogo é enófilo, portanto, é muito comum que pessoas confundam esses conceitos. Enquanto o sufixo ‘logos’, em grego, significa ‘conhecimento’, ‘saber’ e ‘estudo’, o sufixo ‘filo’ significa ‘amigo’. Logo, o enófilo é amigo do vinho, alguém que aprecia a bebida, e é apaixonado por esse universo. Nesse contexto, essa pessoa pode saber muito sobre:
- rótulos;
- curiosidades;
- história da bebida;
- sabores e aromas.
Confira agora 7 motivos para consumir o vinho nacional.
O que é um Sommelier?
Agora que você sabe o que é um enólogo e a sua diferença com enófilo, resta entender como esses termos se diferem da palavra Sommelier, que também faz parte da cultura do vinho.
Ao contrário dos outros dois termos que vimos, ‘sommelier’ é uma palavra de origem francesa e teve seu significado transformado ao longo da história. Tempos atrás, sommeliers eram pessoas que trabalhavam com transporte de animais. Logo depois, passaram a trabalhar como provadores oficiais de vinhos para famílias reais e nobres.
Com o tempo, o termo evoluiu, e hoje se refere ao profissional responsável pelas bebidas de um restaurante ou estabelecimento. Sommeliers modernos precisam ter conhecimento profundo sobre bebidas, e não somente vinho. Em um restaurante ou hotel, por exemplo, eles são os responsáveis por comprar rótulos de vinhos, cervejas artesanais, saquês e outras bebidas oferecidas aos clientes.
Além disso, são eles que elaboram as cartas de vinho, tendo sido preparados para orientar e dar sugestões aos clientes. Logo, os sommeliers precisam entender muito sobre harmonizações de modo a ajudar os consumidores. Assim, eles dominam conhecimentos sobre:
- como se serve cada taça;
- temperaturas ideais para consumo;
- como receber e armazenar garrafas;
- tipos de taças mais adequadas para cada bebida;
- entre outros.
Leia sobre os tipos de taça ideais para cada tipo de vinho.
Agora que você sabe a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier, e conheceu um pouco mais sobre o vocabulário característico do mundo dessa bebida tão adorada, recomendamos que confira nosso blog para continuar vendo dicas e curiosidades sobre o universo da bebida!