Explorar o mundo dos vinhos é uma viagem sem destino e repleta de experiências saborosas, mas também pode ser um pouco confuso para quem está começando. Com diferentes variedades e estilos, descobrir suas preferências pode parecer uma tarefa um pouco longa.
No entanto, com as informações certas e algumas degustações, você pode descobrir os vinhos que mais lhe agradam. A seguir, veremos cinco dicas de como descobrir seu estilo de vinho ideal!
1. Conheça os diferentes tipos de Vinho
Antes de embarcar nessa viagem, é preciso entender os diferentes tipos de vinhos disponíveis. Os vinhos podem ser classificados em várias categorias com base em fatores como variedade de uvas, região de origem, método de elaboração e etc. Vamos começar pelos tipos de vinho:
- Branco: elaborados, principalmente, a partir de uvas de polpa clara, fermentam sem contato com as cascas, resultando em vinhos claros, geralmente de sabores frescos.
- Rosé: elaborado a partir de uvas brancas e tintas, que fermentam parcialmente com as cascas, resultando em vinhos de tons rosados com diversidade de sabores, geralmente leves e frutados.
- Tinto: à base de uvas escuras, fermentadas com suas cascas, resultando em vinhos com cores mais escuras e sabores intensos e marcantes.
- Espumante: caracterizados por sua efervescência, espumantes são vinhos que sofrem duas fermentações, sendo que é na segunda que são naturalmente formadas suas borbulhas.
Não precisamos nem dizer que a melhor parte é a degustação, certo? Experimente cada tipo, com moderação, é claro. Sinta o toque, o olfato e o final da bebida, saboreie com calma e deixe-se levar por essa deliciosa sensação.
2. Explore as variedades de uvas
Cada variedade de uva tem suas próprias características que tornam o sabor e o estilo do vinho únicos. Algumas das uvas mais comuns incluem:
- Cabernet Sauvignon: conhecida por sua estrutura e sabores de frutas escuras, como cassis e amora;
- Tannat: variedade rica em taninos, motivo pelo qual, geralmente possibilita a elaboração de vinhos mais estruturados, que podem ou não passar um período em contato com a madeira.
- Chardonnay: uma uva versátil, usada na elaboração tanto de vinhos brancos como de espumantes e que pode resultar em vinhos leves e refrescantes a ricos e encorpados;
- Prosecco: famosa por sua delicadeza e complexidade, com aromas de frutas vermelhas e terrosos;
Em resumo, ao conhecer as uvas, você compreende a diversidade e a riqueza do mundo do vinho. Cada variedade oferece uma experiência gustativa única, desde os taninos robustos da Cabernet Sauvignon até a delicadeza aromática da Prosecco.
Dessa forma, você estará mais preparado para apreciar e desfrutar dos vinhos que mais se adequam ao seu paladar.
3. Experimente diferentes regiões vinícolas
As características do solo, clima e práticas de vinificação de uma região também têm impacto no sabor e no estilo dos vinhos produzidos lá.
No Brasil, os vinhos mais famosos são oriundos da Serra Gaúcha, e as vinícolas oferecem experiências completas, muito além da degustação.
Já no exterior, vinhos de regiões como Bordeaux, na França, conhecida por seus tintos robustos, a província de Mendoza, na Argentina, e o Vale do Douro, em Portugal, são os mais indicados.
Não tenha medo de experimentar e conhecer rótulos de vinhos de diferentes partes do mundo para descobrir suas preferências pessoais. Afinal, você só irá descobrir o seu estilo de vinho ideal, experimentando.
4. Aprecie e refine seu paladar
Como já falamos várias vezes nesse texto, a melhor maneira de descobrir seu estilo de vinho ideal é experimentar diferentes variedades e estilos. Visite vinícolas, participe de degustações e experimente vinhos harmonizados com diferentes alimentos para entender como os sabores se complementam. Mantenha um diário de vinhos para registrar suas impressões e descobertas ao longo do tempo.
5. Compre em locais de confiança
Após escolher o tipo de vinho você precisará escolher o local de compra. Opte sempre por adegas, vinícolas e lojas conhecidas, assim, você terá a certeza de que está comprando um rótulo de qualidade.
A Salton é referência na elaboração de espumantes e vinhos. Agora que você já sabe como descobrir o seu estilo de vinho ideal, encontre os rótulos Salton em adegas, lojas especializadas e até mesmo nos supermercados em todo o Brasil.