Para conhecer melhor o vasto e incrível universo dos vinhos, nada melhor do que apostar nas degustações da bebida. As revistas, os vídeos e os livros sobre o assunto também são excelentes formas de aprendizado, mas é preciso colocar em prática todo esse conhecimento! Nesse sentido, a confraria de vinho é excelente para trocar impressões sobre os mais diversos exemplares.
Nesses encontros, um grupo de pessoas apaixonadas pelo universo dos vinhos degusta e compara vários rótulos, compartilhando informações e experiências. Uma confraria de vinho é o programa perfeito para quem gosta de apreciar um bom exemplar na companhia de amigos!
Saiba também: 8 imperdíveis rotas do vinho no Brasil e no mundo
Mas o que exatamente é uma confraria?
Em geral, considera-se confraria as organizações que reúnem periodicamente pessoas de interesses comuns. Esse formato de encontro visa difundir conhecimento sobre um determinado assunto. Estudos apontam que as primeiras confrarias do mundo surgiram ainda na Idade Média e eram relacionadas a temas místicos e religiosos.
Surgimento das confrarias de vinho
As primeiras confrarias de vinho começaram a surgir na França, visto que existem registros de reuniões com essa temática com datas até anteriores à Revolução Francesa, no século XVIII. A popularização desses encontros, porém, ocorreu no início do século XX. No Brasil, as primeiras confrarias de vinho apareceram no começo dos anos 1980.
Como posso montar uma confraria de vinho?
Atualmente existe uma infinidade de confrarias de vinho espalhadas por todo o Brasil. Algumas são até mesmo segmentadas: grupos só de mulheres, por exemplo, estão em crescimento, assim como as reuniões com degustações apenas de espumantes. Mas independente do formato, o fato é que as confrarias de vinho são divertidas e proporcionam momentos de alegria e aprendizado!
Veja agora: Vinícola Salton: conheça nossas experiências
Passo a passo: 10 dicas para montar a sua confraria
1. Escolha os amigos para convidar!
O indicado é reunir pelo menos seis pessoas. Se possível, escolha participantes que estejam em um estágio de conhecimento semelhante. A quantidade máxima não deve passar de 12 pessoas, pois existe o risco de dispersão durante os encontros.
2. Defina a periodicidade e o local dos encontros!
A confraria será quinzenal? Mensal? Bimestral? E onde serão os encontros? Se for em restaurantes, é preciso checar antes se é permitido levar bebida e qual é o valor da taxa de rolha. Existem lugares específicos para essa finalidade que sempre são uma boa pedida.
3. Vote em um nome para a confraria!
Não deixe de escolher um nome para a confraria. Ele deve expressar o espírito do grupo! Se existir mais de uma opção, façam uma votação.
4. Combine temas para os encontros!
Definam qual será o tema de cada encontro. É possível escolher uma variedade de uva ou uma região específica, por exemplo, e comparar safras e produtores.
5. Evite improvisos!
Aquela história de "cada um leva o que quiser" normalmente não funciona em confrarias. Alguém pode se frustrar por levar um exemplar muito simples ou muito caro em relação aos demais. Combinem um valor médio por garrafa, de acordo com o tema escolhido, e se comuniquem para não escolherem rótulos iguais.
6. Eleja o responsável pela compra!
Se na dinâmica do grupo ficar inviável cada um levar uma garrafa, elejam o responsável pela compra. Ele ficará responsável por adquirir os rótulos e pode apresentar a nota para a divisão do valor entre todos.
7. Padronize fichas de degustação!
Se a ideia é fazer uma degustação um pouco mais técnica, é indicado padronizar uma ficha de degustação. Nesse material, podem conter informações como safra, tipo de uva, região, nome do produtor e observações gerais. As fichas são interessantes para a troca de experiências e enriquecem os encontros.
Baixe aqui o modelo de ficha de degustação da Salton!
8. Faça uma apresentação do tema!
Se a ideia das confrarias é justamente difundir conhecimento, que tal fazer uma breve apresentação de cada tema escolhido? O responsável por essa explanação não precisa ser sempre a mesma pessoa, cada integrante pode escolher o assunto que deseja apresentar. Essa iniciativa estimula ainda mais o estudo e o conhecimento.
9. Aposte na degustação às cegas!
A marca dos vinhos pode influenciar na opinião de cada um sobre a bebida. Para isso não acontecer, façam degustações às cegas, envolvendo as garrafas em papel alumínio ou até mesmo em tecido. O resultado costuma surpreender!
10. Não esqueça os outros detalhes!
Embora a confraria seja de vinho, é importante ter água no encontro e também alguma comida para harmonizar com o tema. Lembre-se também de fazer uma foto geral das garrafas degustadas e do grupo!
Confira também as outras experiências que a Salton oferece
Ainda não tem uma confraria, mas deseja fazer o seu evento na Enoteca?
Inaugurada em 2019, a Enoteca Família Salton é um pedaço da Serra Gaúcha em São Paulo. Com ambientes pensados especialmente para quem deseja apreciar os renomados rótulos da vinícola, é o ambiente perfeito para reunir amigos ou fazer reuniões corporativas.
A Enoteca Família Salton promove também o evento chamado Happy Wine Class, para quem deseja se aprofundar no universo do vinho. O encontro tem o clima de um Happy Hour em conjunto com uma aula de vinhos que é ministrada por uma sommelière. Neste evento, é possível degustar os rótulos da Vinícola premiados e conhecidos mundialmente, e ainda saborear comidinhas em um bate-papo sobre harmonizações. A experiência pode ser adquirida através do site da Wine Locals.
Clique aqui e entre em contato para saber mais informações!