Para muitas pessoas, chegar em um restaurante e pedir a carta de vinhos é algo intimidador. Há diversos motivos para o cliente se sentir assim: dúvida do que escolher, vergonha de não saber pedir, medo de não gostar, receio de o vinho ser muito caro e até não saber fazer todo o “ritual” do serviço vinho.
São tantas variáveis, que às vezes é mais fácil pedir uma água. Mas essa não precisa ser sua experiência em um restaurante. Com algumas dicas simples, você pode se sentir confiante para escolher um vinho para complementar sua refeição e enriquecer sua experiência gastronômica. Vamos desvendar juntos esse ritual!
Passo a passo para escolher o vinho em um restaurante:
Ao chegar no restaurante, siga os seguintes passos antes de escolher o vinho. Isso ajudará a te dar mais confiança na decisão:
1 - Defina a comida: com os pratos escolhidos fica mais fácil optar pelo estilo de vinho. De modo geral (e bem resumido). Para pratos leves, como frutos do mar, um vinho branco fresco pode ser ideal. Pratos mais robustos, como carnes vermelhas, harmonizam bem com vinhos tintos encorpados.
Caso haja grande diferença entre os pratos dos presentes, escolha um vinho com um perfil mais versátil, como um rosé, um espumante ou ainda um tinto leve e jovem. Lembre-se de que não há regras rígidas; o importante é que você goste da combinação.
2 - Defina até quando você quer pagar pelo vinho. O limite desse valor é uma decisão totalmente particular e que só diz respeito a você. Não precisa ter vergonha do garçom ou do sommelier. Os preços dos vinhos podem variar significativamente, e ter um orçamento em mente ajudará a evitar certos desconfortos.
Muitos restaurantes disponibilizam suas cartas de vinhos online. Dê uma olhada com antecedência para ter uma ideia dos rótulos disponíveis e seus preços. Isso pode ajudar a evitar a sensação de estar perdido quando chegar a hora de pedir e evitar surpresas desagradáveis, principalmente em relação ao valor.
3 - Peça recomendações. Não tenha medo de pedir sugestões ao sommelier ou ao garçom. Eles estão lá para ajudar e geralmente têm um conhecimento profundo da seleção de vinhos da casa. Com base nas suas preferências e no prato que você escolheu, eles podem recomendar uma excelente combinação.
Como degustar vinho no restaurante:
Assim que o vinho chegar à mesa, o garçom ou o sommelier irá fazer o serviço do vinho. À primeira vista pode parecer algo complexo, mas são só proformas que asseguram que você terá uma boa experiência com o vinho escolhido.
Ao chegar à mesa, o atendente irá apresentar a garrafa para quem escolheu o rótulo. Isso é feito para confirmar se o pedido está correto. Você deve reparar no nome do vinho, confirmar a uva e/ou a região e a safra. Analise também as condições da garrafa, perceba se ela não está danificada ou com alguma aparência estranha. Até este momento, você pode trocar o pedido sem problema algum.
Na sequência, o vinho será aberto na mesa, diante de todos os presentes, para ter certeza que não houve alteração no pedido. Assim que aberto, o sommelier ou o garçom irá lhe entregar a rolha. Essa análise serve para saber se a rolha não está contaminada com um defeito chamado bouchonné. É importante reforçar que essa doença só acomete rolhas de cortiça natural.
Em seguida, o atendente irá lhe entregar uma taça com uma pequena quantidade de vinho, para que seja feita a degustação. Essa prova é para confirmar se o vinho não apresenta nenhum defeito. Não é sobre o seu gosto pessoal, mas sim se a bebida está apta para o consumo. Você só poderá devolver ou trocar o vinho, caso ele apresente algum defeito. Dificilmente você encontrará um vinho defeituoso ou sem condições de consumo em um restaurante. Nos dias de hoje, a tecnologia empregada nas adegas e também nas rolhas, impedem que o vinho adoeça. Mas é sempre bom ter essa confirmação. Se você não se sentir confortável em fazer essa prova, não tem problema. Peça ao garçom servir o vinho direto ou então para que o sommelier prove a bebida antes de servir a todos.
Como ter uma experiência agradável com vinhos em um restaurante
Pedir vinho em um restaurante é uma parte importante da experiência de um almoço ou jantar. Não tenha pressa de ler a carta e de fazer sua escolha. Não tenha medo de pedir ajuda e tirar todas as suas dúvidas com o sommelier ou garçom.
Diga ao atendente sobre suas preferências, explique com suas palavras o que mais lhe agrada em um vinho. Fale se você prefere um vinho com sabor de frutas vermelhas ou notas de carvalho, ou ainda se sua preferência é por um vinho que tenha o paladar adocicado ou que apresente pouco álcool. Um bom profissional saberá transformar suas palavras em uma opção que combina com você.
VINHO PARA INICIANTES: VEJA POR ONDE COMEÇAR
Mas também esteja aberto para experimentar novas opções. Uma visita a um restaurante é a oportunidade perfeita para conhecer um vinho que você nunca provou antes. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto e explorar novos sabores. E não se preocupe com julgamentos ou o que os outros possam pensar. O importante é sua própria satisfação.
Aprecie o ritual, admire a garrafa, sinta o aroma do vinho antes de prová-lo e saboreie cada gole. À medida que você se tornar mais familiarizado com o mundo dos vinhos, sua confiança crescerá. Com o tempo, você se sentirá cada vez mais à vontade nesse ritual.
Aqui no blog da Família Salton você encontra dezenas de artigos que irão te ajudar a ter uma sua jornada no mundo dos vinhos leve e prazerosa!
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS: PASSO A PASSO PARA UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL