Quem não gosta de reunir os amigos para apreciar um delicioso vinho? Por isso, nossa ideia de hoje é uma degustação de vinhos. Uma bebida bem-vinda em qualquer ocasião, é sempre um convite para tornar qualquer momento inesquecível.
Continue lendo este post para conhecer 9 dicas de como organizar uma degustação de vinhos memorável e encantar seus amigos. Confira!
1. Selecione o grupo de amigos
De início, planeje a lista de convidados. Independentemente do local, é bom considerar chamar um grupo seleto de pessoas para que todos possam conversar e trocar impressões sobre os rótulos.
Dessa forma, algo entre seis e sete convidados é o recomendado. Além disso, leve em consideração o nível de conhecimento das pessoas em relação ao universo do vinho. Afinal, pode ser um pouco desconfortável a interação entre uma pessoa totalmente iniciante e um expert.
Aproveite e confira as dicas para pessoas iniciantes no mundo do vinho.
2. Escolha o local ideal
O próximo passo é pensar em um espaço capaz de acomodar confortavelmente seus convidados e fortalecer a interação.
Uma degustação de vinhos harmoniza bem com um clima mais intimista, então é interessante elaborar em sua casa, se você tiver espaço. Caso contrário, pode avaliar a possibilidade de planejar na casa de um parente ou amigo convidado.
3. Escolha um tema
Uma etapa importante de organizar uma degustação de vinhos é selecionar um tema. Em geral, organizadores apostam em uma temática para guiar as escolhas de rótulos.
Um tema possível pode ser, por exemplo, um tipo de uva, como Merlot. Uma alternativa é focar na origem, como vinhos chilenos. As possibilidades são muitas e você pode usar a criatividade.
Pensando em usar as rotas do vinho como tema? Conheça algumas delas.
4. Defina o tipo de degustação que você vai elaborar
Quando o assunto é organizar uma degustação de vinhos, saiba que existem várias maneiras de proporcionar essa experiência. Conheça os principais tipos:
- vertical: é um tipo no qual um mesmo vinho é degustado, porém, de safras diferentes. A ideia é que os convidados possam comparar as mudanças e a evolução na produção do rótulo;
- horizontal: aqui, vinhos que têm elementos em comum (mesma uva, mesmo produtor, mesmo local etc.) são degustados para que a influência dessas variáveis possa ser analisada;
- comparativa: é um tipo muito comum, no qual os convidados essencialmente degustam e comparam duas ou mais variedades de um vinho;
- temática: nessa opção, o organizador define um tema (como falamos no tópico anterior) e orienta seus convidados para que cada um leve um rótulo dentro da temática escolhida.
Veja como se tornar um degustador profissional de vinhos.
5. Decida se a degustação será a cegas
Uma possibilidade de tornar sua degustação mais interessante e divertida, especialmente se seus convidados forem amantes do vinho e com muitos conhecimentos sobre esse universo, é tampar os rótulos.
Isso significa cobrir os rótulos na garrafa para que ninguém saiba o que está degustando. Muitas pessoas envolvem garrafas com papel laminado, de modo que ninguém consiga ver o interior. Isso pode ajudar a tornar sua degustação mais intrigante e singular.
6. Determine um valor mínimo e máximo para as garrafas
Como é de praxe em uma degustação de vinho que cada convidado leve uma garrafa, não deixe de definir os preços mínimos e máximos. Isso elimina o desconforto de pessoas sentirem que gastaram muito ou pouco com seus rótulos.
7. Crie uma ficha de avaliação
Uma degustação de vinhos nada mais é do que uma oportunidade de elaborar comparações e análises sobre a bebida. Assim, providencie uma ficha de degustação para que seus convidados possam anotar detalhes ou características, como aroma e coloração, enquanto saboreiam suas taças.
A Salton tem uma ficha de degustação gratuita, que você pode baixar e utilizar em suas reuniões.
8. Dê atenção à comida
É sempre bom oferecer petiscos durante umas degustações de vinhos. Contudo, o ideal é apostar em itens neutros que não prejudiquem a harmonização e as percepções da bebida.
Alguns exemplos de acompanhamentos mais utilizados são:
• água;
• pães.
• torradas simples.
9. Passe algumas orientações básicas pré-degustação
Explique para seus convidados algumas boas práticas antes do grande dia. Por exemplo, tomar café, degustar chocolate ou alguns pratos mais marcantes podem afetar a percepção da bebida. Usar perfumes fortes também podem prejudicar a percepção do aroma.
Leia agora algumas boas práticas do universo do vinho.
Agora que você já sabe como organizar uma degustação de vinhos, comece a planejar a sua e aproveite essa oportunidade de oferecer uma vivência divertida e surpreendente para seus convidados.
Se você gostou do conteúdo sobre degustação de vinhos, talvez seja a hora de conferir como montar uma adega em casa.