Com uma diversidade cada vez mais ampla de rótulos disponíveis no mercado (tanto presencial quanto on-line), tornou-se um hábito para muitas pessoas pesquisar por dicas de como comprar vinho.
Afinal, mesmo consumidores frequentes da bebida se deparam com novos lançamentos, garrafas importadas, linhas comemorativas e versões artesanais que ainda não provaram ou desconhecem a origem, ou seja, rótulos que podem render experiências degustativas variadas - inclusive, algumas não tão vantajosas financeiramente. Por esse motivo, listamos algumas dicas que vão lhe ajudar a selecionar, sem indecisão e erros, os melhores vinhos. Vamos a elas!
1 - Considere a ocasião do consumo
A primeira sugestão de como comprar vinho é considerar a ocasião em que ele será consumido. Afinal, com esse cenário em mente, dá para pensar no cardápio e nas harmonizações que você quer elaborar. Assim, guiando a sua escolha para que seja uma harmonização perfeita.
Para completar, o cenário também dá dicas do nível de formalidade que a bebida deve ter, inclusive se é preciso que ela seja mais adequada a ambientes quentes ou frios.
Temos um infográfico que te ajuda nessa missão de combinar o vinho com cada ocasião. Veja!
2 - Analise as informações do rótulo
Um ponto importante a se observar são as informações que estão no rótulo. Nele, é pontuado:
• país de produção;
• classificação da bebida;
• processo de fermentação adotado;
• ingredientes utilizados (como o tipo de uva).
Além disso, há o teor alcoólico, nível de açúcar e indicação de temperatura na qual ele deve ser servido.
3 - Compre em estabelecimentos e sites especializados
Além do que já foi dito, fique atento: ao comprar vinhos, procure elaborar a aquisição de novas garrafas para a sua adega, preferencialmente, em estabelecimentos e sites especializados. Os motivos para isso são simples:
- ter a certeza de que elas são corretamente conservadas em estoque;
- assegurar que os rótulos vendidos são originais, sem qualquer tipo de adulteração;
- saber que as entregas na sua casa serão realizadas dentro do prazo, com rastreio contínuo e total segurança;
- garantir que os seus dados pessoais estão protegidos, além de que os seus direitos de consumidor serão respeitados em situações de troca e devolução de rótulos
- ter acesso a edições exclusivas de vinhos produzidos por vinícolas que são destaque de qualidade no mercado, como a Salton.
Aproveite para conhecer a loja oficial da Salton.
Em compras físicas, em particular, há um macete interessante: cheque a organização dos vinhos nas prateleiras.
Essa dica é útil para avaliar como o estabelecimento expõe os rótulos ao público e os armazena em locais de acesso livre. Afinal, más condições do espaço, como exposição direta à luz, podem alterar a qualidade do conteúdo.
4 - Experimente rótulos de uma marca familiar
Quer experimentar novas bebidas e elaborar um investimento seguro na aquisição desses rótulos? Então siga a nossa quarta dica de como comprar vinho: aposte no catálogo de rótulos de uma marca com a qual você já está familiarizado.
Por exemplo, imagine que você tem o hábito de adquirir vinhos de uma determinada vinícola. Porém, ao pesquisar mais a fundo sobre a empresa e o renome dela no mercado, descobre que ela comercializa mais coisas.
É o caso de frisantes, espumantes, destilados, sucos e até mesmo chás. Como você já tem a referência de qualidade dos vinhos, fica mais fácil e, acima de tudo, seguro ter novas experiências assim.
Veja 10 dicas de espumantes para contribuir no seu consumo!
5 - Respeite o seu gosto pessoal
Fora o que já foi dito, lembre-se de respeitar as suas preferências de consumo. Se você gosta mais de vinho tinto, rosé ou de espumante, por exemplo, não há problema em comprar com mais frequência ou em maior volume a sua bebida preferida.
Afinal, uma adega em casa deve agradar prioritariamente ao dono do imóvel. Isso porque o objetivo dela não é ser um item decorativo, mas sim um recurso particular que fornece boas experiências de degustação e harmonização.
Depois de ler o post, ficou mais claro como comprar vinho sem se equivocar na escolha? Se inspire em nossas sugestões e veja como mudanças de hábitos simples podem tornar o seu consumo mais inteligente. Além, é claro, de potencializar as suas experiências com a bebida.
Como falamos sobre a importância de comprar vinho em lojas oficiais, aproveite para conhecer mais detalhes sobre a variedade de vinhos do nosso catálogo!