Como você já deve ter visto em outro artigo, os vinhos rosés são usualmente elaborados a partir de uvas tintas. O que muda, para que eles não acabem como vinhos tintos, é o tempo de maceração, ou seja, quanto tempo o mosto fica em contato com as cascas; na produção de vinhos tintos as cascas permanecem em contato com o mosto pelo menos até o final da fermentação, o que pode levar semanas, enquanto no vinho rosé esse tempo é de poucas horas, as vezes nem isso.
Sendo assim, hoje trouxemos 5 rótulos rosés que são leves e refrescantes. Essa bebida é versátil e pode ser harmonizada com uma infinidade de pratos. Confira a seguir ótimas opções de rosés que super combinam com a várias ocasiões!
A versatilidade dos Rosés
Ideal para momentos de descontração e de alegria, o rosé é uma bebida extremamente versátil. Essa categoria normalmente nos remete a frutas e flores, se fazendo presente em vários momentos.
Além de harmonizar com uma série de pratos, ele também circula bem entre os papéis de protagonista e de coadjuvante. Ou seja: se existir outro rótulo a ser degustado, o rosé pode brilhar na entrada ou na sobremesa, complementando esta experiência sensorial.
Veja agora: Rótulo personalizado: inspire-se nas opções de presente da Salton
Rosé x Branco: qual é a diferença?
Uma dúvida comum entre os apreciadores de espumante gira em torno da diferença entre os rótulos brancos e os rosés. Além da cor e do visual atrativo, os rosés têm outras características que os diferem dos brancos.
Essa categoria normalmente tem notas de frutas vermelhas como framboesa e morango, enquanto os rótulos brancos costumam ter toques de frutas mais claras, como pera, maçã e abacaxi.
Outro diferencial dos rosés é o tanino, que passa aquela sutil sensação de boca mais amarrada e é típica de exemplares elaborados com uvas tintas. Esse toque amplia as possibilidades de harmonização! Boa parte dos espumantes rosés têm na sua elaboração variedades como Pinot Noir e Merlot, que são uvas tintas que transmitem essa sensação.
Confira: Tanino, o que é?
Espumantes rosés: veja 5 opções para você brindar com Salton!
Líder do mercado nacional de espumantes há mais de 15 anos, a Família Salton é também a marca número 1 da categoria em 2022, conforme pesquisa da Wine Intelligente.
Em seu rol de exemplares, a marca conta com rótulos emblemáticos dentro da categoria rosé. Eles certamente vão agradar o seu paladar! Confira a seguir 5 opções de espumantes rosés da Salton:
1. SALTON LUCIA CANEI
Elaborado a partir do método tradicional exclusivamente com uvas Pinot Noir, o espumante Lucia Canei passou 12 meses em contato com as leveduras. Cremoso, fresco e de coloração rosé salmão, possui abundante desprendimento de finas borbulhas. Destacam-se delicados aromas de frutas vermelhas, como morango e cereja, além de notas florais, com um toque sutil de mel.
O espumante homenageia a matriarca da família, Lucia Canei Salton. Esse brut rosé destaca leveza, frescor e intensidade aromática – o que lembra, é claro, a delicadeza e a força da emblemática personalidade da homenageada.
Harmonização sugerida: Canapés, carnes brancas, massas e risotos leves.
2. SALTON OURO BRUT ROSÉ
Intenso, cremoso e refrescante, o Salton Ouro Brut Rosé tem como diferencial o trabalho sobre borras - contato com as leveduras após a segunda fermentação - que traz complexidade ao espumante. Levemente encorpado, de sabor marcante e vivaz, é elaborado para impressionar, com seus tons vibrantes e convidativos.
A linha Salton Ouro leva este nome justamente pela excelência e diferenciação em seu preparo. O exemplar Brut Rosé atende aos mais exigentes paladares e mostra a intensidade do sabor das uvas Pinot Noir e Chardonnay. Ele é perfeito tanto para um piquenique descontraído com as deliciosas frutas, quanto para impressionar os amigos em uma recepção mais intimista.
Harmonização sugerida: Queijos, carnes brancas e risotos leves.
Leia também: Tipos de vinhos: conheça o universo Salton
3. SALTON MOSCATO ROSÉ
Elaborado com as uvas Moscato e Merlot, esse exemplar passa por duas fermentações com temperatura controlada: a primeira para elaboração do vinho e a segunda para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat).
O Salton Moscato Rosé tem coloração rosada e abundante desprendimento de finas borbulhas. Seus aromas são de frutas cítricas, de polpa branca e de pequenos frutos vermelhos. Seu paladar é cremoso, doce e refrescante!
Harmonização sugerida: Aperitivos, queijos azuis e sobremesas.
Veja também: Por quanto tempo posso guardar cada tipo de vinho?
4. SALTON PROSECCO ROSÉ
Esse espumante nasce da harmoniosa combinação das variedades Prosecco e Pinot Noir. Assim como o Moscato Rosé, o Salton Prosecco Rosé passa por duas fermentações. Com temperatura controlada, a primeira fermentação é utilizada para elaboração do vinho e, a segunda, para formação natural do gás carbônico nas autoclaves (método Charmat).
Os aromas do Prosecco Rosé são de frutas de polpa branca e cítricas, além de notas de pequenos frutos vermelhos. Em boca, é leve, refrescante e cremoso. Esse exemplar é conhecido ainda por ser brilhante, de coloração rosada e por contar com abundante desprendimento de borbulhas. É um dos maiores queridinhos dos happy hours!
Harmonização sugerida: Canapés, risotos leves e carnes brancas.
Leia agora: O que é Prosecco?
5. SALTON BRUT ROSÉ PERSONALIZADO
A nossa última dica de rosé é o Salton Brut Rosé, um espumante cremoso, delicado e muito refrescante. Em seu processo de elaboração, o mosto é clarificado a baixas temperaturas para, na sequência, ser iniciada a primeira fermentação com a adição de leveduras selecionadas. Finalizado o processo fermentativo dos vinhos base, é efetuado o corte e iniciado o processo de tomada de espuma em autoclaves. Uma vez concluída a segunda fermentação, o espumante recebe o licor de expedição para logo ser estabilizado, filtrado e engarrafado.
Harmonização sugerida: Queijos, entradas, carnes brancas, massas e risotos leves.