A Campanha Gaúcha é a mais promissora região brasileira para vinhos finos. Situada entre os paralelos 29º e 32º Sul, a Campanha está na mesma faixa de latitude da África do Sul, Nova Zelândia e Austrália. É nessa região que nascem alguns dos célebres vinhos da Salton, incluindo as linhas Campanha, Paradoxo, Virtude, Desejo e Talento.
Escrito por Paula Daidone - Sommelière e especialista em marketing de vinhos
Características da Campanha Gaúcha
A Campanha Gaúcha é a região mais quente e com o menor volume de chuvas entre as regiões produtoras do Sul do Brasil. Tem o clima temperado, com invernos frios, verões quentes, pouca pluviosidade e elevada amplitude térmica.
No verão, há em média, 15 horas de luz solar, o que colabora para a rápida maturação das uvas e também ajuda a garantir uma elevada concentração de açúcar.
O solo é basáltico e arenoso, com boa drenagem. As parreiras, plantadas predominantemente em sistema de espaldeira, são cultivadas em planícies com encostas de baixa declividade, o que favorece a mecanização das colheitas e assim reduz o tempo de exposição das uvas ao tempo, evitando que oxidem ou cozinhem com o calor. Além de diminuir os custos e potencializar a escala produtiva.
Tipicidade dos vinhos da Campanha Gaúcha
Em maio de 2020, a Campanha Gaúcha recebeu a classificação “Indicação de Procedência”, um selo que garante que o produtor respeitou as normas regulatórias de cultivo e produção, está inserido na área delimitada e o vinho expressa as características da região na qual foi produzido.
O estilo do vinho tinto da IP Campanha Gaúcha é redondo, com teor alcoólico de médio a alto, mas bem integrado, acidez sutil e delicada, intensidade de aromas.
Os vinhos brancos são predominantemente jovens e fáceis de beber. Têm cor palha ou amarelo-claro, são leves e com acidez moderada. Por ser uma zona onde as uvas brancas tendem a apresentar carga expressiva de aromas, o uso da madeira nos vinhos brancos é mais contida, justamente, para não esconder os aromas frescos das variedades. Como é o caso do Paradoxo Riesling, que não tem nenhum contato com barrica para preservar o frescor e os aromas da fruta.
Já a Chardonnay, por ser uma uva que se beneficia com a passagem por carvalho, é comum permanecer algum tempo em estágio ou até ser fermentada em barrica. O Virtude Chardonnay da Salton é um vinho que 57% é fermentado e estagiado em barricas de carvalho francês durante 9 meses.
Guia completo de aromas do vinho
Os vinhos tintos têm coloração rubi-clara viva, são macios, com acidez moderada, bom corpo e volume. Os aromas variam de frutas maduras até menta e especiarias. O clima e amplitude térmica ajudam para que as uvas tenham uma maturação perfeita.
A Cabernet Sauvignon é um bom exemplo. A uva não apresenta aroma excessivo de pimentão verde, muito encontrado em outras regiões. A variedade é utilizada na elaboração dos rótulos Paradoxo Corte e Talento, também aparece no Septimum, um vinho de edição limitada, elaborado na safra de 2020, com apenas 18.528 garrafas, todas numeradas.
A Marselan é outra casta que encontrou na Campanha Gaúcha condições para se desenvolver e, com isso, vem originando vinhos de alta qualidade e que agradam a diferentes paladares. Dá origem a vinhos aromáticos, frescos e gastronômicos, com corpo e acidez média e taninos macios.
Conheça mais sobre a Marselan
Outra casta que parece ter encontrado excelente adaptação ao terroir da Campanha Gaúcha é a Tannat. O ciclo de maturação é tão bem conduzido, que a uva tem sido muito utilizada para elaboração de varietal e até sem a presença excessiva de madeira.
Saiba mais sobre a uva Tannat
A Marselan e a Tannat deram origem à linha Domenico Campanha da Salton. Uma marca conceito que nasce para quebrar padrões e encontrar novos caminhos.
São três rótulos que compõem a linha: Campanha Tannat e Campanha Marselan, ambos varietais e sem contato com madeira; e o Campanha Marselan/Tannat, um corte com 78% Marselan, preservada em inox, e 22% Tannat, com passagem de 21 meses em barrica de carvalho francês. São vinhos que expressam da melhor forma cada variedade e a região.
História da Salton na Campanha Gaúcha
No ano de 2000, a vinícola Salton estabeleceu uma parceria com produtores rurais da região dando condições de acesso ao conhecimento dos tratos culturais da parreira.
O projeto entregou aos produtores de uva da região uma cartilha que se tornou o primeiro guia oficial da temática. O material foi feito para orientar produtores e técnicos na realização de uma correta amostragem de solo e folhas para adubação adequada, tendo como base um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria.
O projeto teve duração de 11 anos e elevou a qualidade da região como um todo e, por consequência, na qualidade do vinho elaborado, chegando assim ao consumidor final. Prova disso é que apenas 20 anos depois, a Campanha conseguiu o selo de Indicação de Procedência.
Conheça o projeto Jornada Consciente da Vinícola Família Salton