Bento Gonçalves é considerada a Capital Nacional do Vinho e um dos destinos turísticos mais visitados no Rio Grande do Sul. Por isso, o turismo vem ganhando cada vez mais força e espaço dentro da cidade: há estrutura hoteleira e opções gastronômicas para todos os bolsos e gostos. E o que não faltam em Bento Gonçalves são roteiros turísticos, hoje vamos falar um pouco sobre o Caminhos de Pedra e o Vale do Rio das Antas.
Caso esteja pensando em visitar Bento Gonçalves, anote aí os roteiros turísticos mais visitados: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Cantinas Históricas e Encantos da Eulália. Em cada um destes destinos, prepare-se para conhecer diferentes tipos de vinícolas: pequenas ou grandes, modernas ou tradicionais, não importa... sempre haverá um empreendimento diferente para ser visitado! Por isso, o tempo indicado para desbravar a Capital Nacional do Vinho é de, pelo menos, três dias!
Hoje vamos falar sobre dois destinos turísticos de Bento Gonçalves, o Vale do Rio das Antas e os Caminhos de Pedra!
Leia também: Visita a uma vinícola: tudo que você precisa saber antes do passeio
Como montar um roteiro em Bento Gonçalves?
Já falamos aqui que permanecer por pelo menos três dias em Bento Gonçalves pode ser uma boa aposta para experimentar de perto as atrações enoturísticas que estão espalhadas pelo município - para quem não sabe, leva o nome de enoturismo o segmento da atividade turística que contempla opções de entretenimento que apreciem o sabor, o aroma, a elaboração, as tradições e a cultura do vinho! E nisso, Bento Gonçalves é especialista e considerada um dos principais destinos enoturísticos do país!
Para montar um roteiro em Bento Gonçalves, é importante saber que as condições climáticas devem ser levadas em consideração. Isso porque a região da Serra Gaúcha é conhecida por baixas temperaturas, o que fica ainda mais evidente no inverno. Portanto, fique atento à previsão do tempo e, independente da estação, leve um agasalho na mala! Mesmo no verão, por exemplo, as temperaturas podem oscilar entre 15º a 20º, o que exige aquele cuidado extra na saúde, não é?
Outra estratégia importante para garantir que sua viagem seja confortável é já pensar em como se deslocar de um ponto a outro. Vamos falar de transporte? Os Caminhos de Pedra e o roteiro Vale do Rio das Antas, por exemplo, ficam distante cerca de 18 quilômetros. Como os passeios envolvem a degustação de excelentes rótulos de vinhos, espumantes e até cachaças artesanais, é recomendado não ir dirigindo, certo? Por isso, é possível contratar serviços de van, táxi ou motoristas por aplicativo ao chegar na cidade. Busque informações com seu hotel ou acione operadoras especializadas.
O site da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves oferece uma listagem especializada de transfer. Basta clicar aqui: https://bento.tur.br/transporte-turistico/
Nos Caminhos de Pedra, história e enoturismo andam lado a lado
É no roteiro Caminhos de Pedra que você conhecerá mais sobre a arquitetura e os costumes dos imigrantes italianos, os principais desbravadores da região de Bento Gonçalves. O roteiro turístico consegue unir atrativos que remetem ao passado e à história local, sem abrir mão da preservação e da valorização dos costumes. É uma volta ao passado em grande estilo: veja de perto os casarões de pedra erguidos há mais de 100 anos e que hoje são cenário de bistrôs, restaurantes e outros empreendimentos turísticos!
Veja também de perto vinícolas que foram cenários de filmes e novelas, e paisagens incríveis para serem fotografadas!
Confira o que fazer em Bento Gonçalves
Como chegar ao roteiro Caminhos de Pedra
Você pode ingressar no roteiro de duas formas: chegando por Bento Gonçalves, pelo acesso à Estrada do Barracão, na Linha Palmeiro – onde está situado inclusive um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Também é possível chegar no sentido de quem está vindo de Caxias do Sul – neste caso, o recomendado é ingressar no acesso para a rodovia RSC-448, no sentido de quem segue para Nova Roma do Sul. Ambos acessos são bastante sinalizados!
De Porto Alegre, Capital Gaúcha, são cerca de 117 quilômetros – ou 1h45min – de distância! O trecho é todo pavimentado e em boas condições.
Monte seu roteiro nos Caminhos de Pedra
Vamos listar três atrativos no roteiro Caminhos de Pedra para diferentes tipos de passeios.
1 - Passeio em família nos Caminhos de Pedra
Se a ideia for visitar o roteiro Caminhos de Pedra com sua família, o Parque da Ovelha, situado junto da Casa da Ovelha, é parada obrigatória! No Parque da Ovelha, você participa das atrações baseadas na rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros. O espaço possui estrutura para receber pequenos ou grandes grupos com atendimento personalizado de monitores. Todas as visitas incluem: informação histórico cultural e degustação de alguns produtos da marca Casa da Ovelha. O lugar fica aberto todos os dias do ano.
2 - Passeio em casal nos Caminhos de Pedra
Não faltam opções de hospedagem para casal nos Caminhos de Pedra que possa ser cenário de momentos românticos e inspiradores! Uma opção bastante recomendada pelos viajantes é a Pousada Cantelli, avaliada entre as 20 melhores pousadas do Brasil pelo TripAdvisor.
A Pousada está em uma casa de pedra de 1878 que mantém a história dos imigrantes italianos viva! Além de bangalôs novos, cheios de conforto e que permitem integração com a natureza, as acomodações carregam simbolismo e identidade.
3 - Passeio em grupo de amigos nos Caminhos de Pedra
Uma opção inaugurada há pouco tempo nos Caminhos de Pedra - e que tem tudo a ver com o mundo do enoturismo - é o Garbo Enologia Criativa! Um charmoso e bem localizado Wine Bar, criado e comandado por três jovens enólogos que oferecem rótulos próprios e de outras vinícolas da região.
Para harmonizar, você pode degustar pizzas criativas, tábuas, porções, queijos e outras delícias da casa.
Leia também: Turismo na Serra Gaúcha: a gastronomia em Bento Gonçalves
No Vale do Rio das Antas, natureza e experiências são aliadas
Prepare-se para uma experiência em um cenário deslumbrante: a natureza oferece várias paisagens que se enquadrariam perfeitamente em cartões de visita do roteiro do Vale do Rio das Antas! Além de ser um lugar encantador - onde rio, montanhas e vinhedos estão presentes em diferentes mirantes do roteiro turístico -, é possível visitar vinícolas, restaurantes, cantinas e pousadas super especiais e encantadoras. É um roteiro turístico em crescimento em Bento Gonçalves!
Ainda que a Vinícola Salton seja um dos pontos mais visitados do Vale do Rio das Antas, é possível agendar sua visita na vinícola e, depois, vivenciar outras experiências igualmente incríveis!
Como chegar até o Vale do Rio das Antas?
A chegada para o roteiro do Vale do Rio das Antas é feita pela rodovia BR-470. Ou seja: siga em direção ao município vizinho de Veranópolis e, cerca de 10 quilômetros depois do principal acesso de Bento Gonçalves (a pipa pórtico), já começam a surgir as primeiras placas indicando: o roteiro está começando!
Monte seu roteiro no Vale do Rio das Antas
Vamos listar três opções imperdíveis para você vivenciar no Vale do Rio das Antas.
1 - Passeio em família no Vale do Rio das Antas
A cultura gaúcha é vista nos costumes, na gastronomia, na forma de se comunicar e no jeito de viver de quem está no Rio Grande do Sul. Uma imersão a este universo do Sul é uma visita ao Haras Recanto do Gaúcho, que fica no roteiro do Vale do Rio das Antas.
Um dos destaques da programação é ter contato com os cavalos super bem cuidados que o espaço mantém! Estão disponíveis para agendamento experiências como passeio a cavalo, piquenique, churrasco, café colonial, entre outras opções!
2 - Passeio em casal
A Vinícola Salton é a mais antiga do país em funcionamento: são 112 anos de experiência que podem ser notados na qualidade dos produtos que elabora. É a líder nacional no segmento de espumantes – são mais de 30 países que consomem os produtos da vinícola gaúcha!
Para se ter ideia da magnitude deste título, estima-se que a cada 10 espumantes abertos no Brasil, quatro sejam elaborados pela Vinícola Salton! E é claro que ao visitar a Vinícola Salton você entenderá de perto um pouco dos processos que levam a marca a ser reconhecida pelo mundo afora quando se trata de espumantes e vinhos de qualidade.
A sede da Salton fica no Vale do Rio das Antas. Podemos adiantar que a experiência já começa na área externa: a imponência da arquitetura do prédio, os jardins, os vinhedos e outros pontos dos arredores mostram que a experiência será inesquecível.
Estão disponíveis quatro opções de tour para visitação:
- MENU DEGUSTAÇÃO
Para escolher sua experiência, basta clicar aqui !
Veja mais - Turismo na Vinícola Salton: saiba tudo sobre as experiências
3 - Passeio em grupo de amigos no Vale do Rio das Antas
Turismo rural é a palavra que mais combina com grupo de amigos ou de familiares. Isso porque a experiência é divertida e cheia de alegria! Combina com alto astral, portanto, o almoço no restaurante Addolorata Culinária Italiana. Fica no Vale do Rio das Antas, é próximo da Vinícola Salton e uma opção de gastronomia perfeita para quem gosta de fartura.
Além do almoço típico colonial servido na mesa, é possível vivenciar experiências como andar de tuc-tuc (uma espécie de trator adaptado), fazer a pisa das uvas na época da vindima e outras vivências que mostram os costumes do interior de Bento Gonçalves.
Gostou da ideia de visitar o Caminhos de Pedra e o Vale do Rio das Antas? Clique aqui para ter informações sobre o passeio e conhecer mais sobre a Vinícola Salton.