Se antes era um cenário
difícil de ser imaginado, a cada ano se torna mais comum encontrar rótulos de
espumantes e vinhos brasileiros chegando aos lares ou restaurantes americanos.
Prova disso é que dentre os 10 maiores países
exportadores da bebida para os Estados Unidos, o Brasil foi um dos únicos que registrou
aumento nas vendas, a partir de 2019. Crescemos 58,1%, pulando da 8ª para a 5ª
posição, no ranking que leva em consideração o volume de espumantes exportados
para o território norte-americano. Os dados são da
Ideal Consulting, auditoria de importação e
inteligência de mercado, especializada no segmento de bebidas e alimentos.
Líder do mercado brasileiro
de espumantes, desde 2005 (NIELSEN), a Família Salton ocupa o topo do ranking
das marcas responsáveis por este impulsionamento de vendas em território norte-americano.
Mais de 720 mil garrafas de espumantes Salton
desembarcaram nos Estados Unidos, no ano passado, representando 96% do volume
de espumantes brasileiros importados pelo país, segundo a Ideal Consulting.
“O
espaço que vem sendo conquistado por nossos espumantes, nas exportações, vem de
encontro ao reconhecimento, cada vez maior, em concursos e avalições
internacionais. Além disso, a situação cambial, com o aumento do dólar, nos
últimos anos, acabou impulsionando as negociações. Pulamos de pouco mais de 3
mil caixas de 9 litros de espumantes, em 2018, para 68,5 mil, em 2020, no
mercado norte-americano” explica o CEO da Ideal Consulting, Felipe Galtaroça.
Estados Unidos é o maior
consumidor de produtos da Família Salton fora do Brasil, graças também às parcerias firmadas com grandes redes varejistas
locais. Destaque para a Total Wine and More, com 205 lojas
espalhadas em 24 estados e ABC Liquors, maior revendedora de
bebidas da Flórida, com 142 unidades, apenas naquele estado. “Este resultado é
fruto de um trabalho iniciado há mais de 10 anos, mas que começou a se
consolidar, a partir de 2017, com a abertura de um escritório nos Estados
Unidos. In loco, estudamos e acompanhamos a movimentação daquele
mercado, passando
então a desenvolver rótulos especialmente direcionados ao consumidor
norte-americano” explica o diretor-presidente da vinícola, Maurício Salton.
A performance positiva da
marca, dentro e fora do país, tem relação direta com as distinções recebidas por
seus produtos, principalmente nas competições internacionais. As premiações ajudam
na decisão de compra do varejo e de restaurantes, afinal, apesar do excelente
resultado, registrado no último ano, ainda existe um grande caminho a ser
percorrido para o Brasil se tornar uma referência internacional na categoria de
vinhos. É por isso que, com a recente premiação conquistada por 18 rótulos da
Família Salton, no concurso Sommeliers
Choice Awards, realizado na Califórnia, em maio deste ano, a vinícola
acredita e investe ainda mais no incremento das exportações, para o restante de
2021. “Nossos
espumantes, reconhecidos internacionalmente pela qualidade e expressão únicas, estão
abrindo as portas para o Brasil ser cada vez mais conhecido por seu potencial
vitivinícola” completa Maurício Salton.