1. Junho:
Iniciamos uma série de capacitações com o tema “contratação correta e segura de mão de obra na propriedade rural”, ministradas pelos especialistas Marco Simch, Tânia Beatriz Muniz, Pedro Henrique Correia Filho, através do SENAR, a todos os viticultores parceiros da Salton. Foram mais de 20 turmas, somando aproximadamente 400 famílias de produtores rurais, capacitadas no período.
Em parceria com a Executiva, empresa referência em gestão de terceiros, a Salton passa a contar, a partir do segundo semestre de 2023, com uma plataforma para gerenciamento de terceiros para auxiliar na gestão, diligência, seleção, auditoria, monitoramento e mitigação de riscos da cadeia de fornecimento, sob aspectos financeiros, ambientais e sociais.
Já com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), iniciamos um projeto piloto para o desenvolvimento de metodologia de conscientização e avaliação da gestão técnica, ambiental e social de nossos viticultores parceiros. A iniciativa busca beneficiar profissionais do setor e produtores rurais, extrapolando os limites de nossa cadeia produtiva, podendo alcançar toda a vitivinicultura brasileira.
Por fim, criamos o “PROTOCOLO DE INTENÇÕES: Guia de Orientações ao Produtor Rural”, documento que incentiva a implementação de melhorias de processos junto aos produtores rurais.
2. Julho:
Foi realizada uma palestra de conscientização sobre os direitos humanos para lideranças e colaboradores da Salton em parceria com a InPACTO (Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo). A iniciativa reforça o compromisso da Salton com o desenvolvimento sustentável, respeito, valorização das diferenças individuais, manutenção de um ambiente de trabalho livre de qualquer preconceito, bem como livre de qualquer situação degradante que remeta à condição de trabalho análoga à de escravo e/ou do uso de trabalho infantil.
Um acordo de parceria entre IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e a Salton começa a apresentar os primeiros resultados com foco em inclusão, dentro de um assunto inédito: a acessibilidade no enoturismo. Desde setembro de 2022, pesquisadores e demais profissionais da instituição trabalham em um projeto que vislumbra não apenas atender às necessidades de pessoas com deficiência, mas também permitir que todos os visitantes desfrutem de experiências completas e enriquecedoras. A pesquisa resultará no Guia de Acessibilidade no Enoturismo e no Glossário em Libras do Enoturismo - este último trará termos do enoturismo que até então não existiam na língua de sinais, como ‘cave’, ‘vinhedos’ e até ‘espumante’. Além disso, a Casa di Pasto Família Salton, empreendimento da vinícola inaugurado neste ano, dispõe de piso tátil, sinalização em Braile, cardápio em Braile e em libras, elevador e mobiliário com dimensões que facilitam o acesso de cadeirantes com mais independência.
Foi promovida uma pesquisa com diferentes stakeholders, entre os meses de junho e julho, sobre as necessidades das comunidades em que a Salton está presente. Direcionando os investimentos da campanha Legado Social Salton, a pesquisa online contou com ampla participação popular. A campanha integra a agenda estratégica da companhia desde 2020, destinando recursos financeiros para entidades e projetos beneficentes, envolvendo nossas equipes, promovendo a integração comunitária e estabelecendo parcerias estratégicas com organizações que compartilham dos mesmos ideais de responsabilidade social
3. Agosto:
LEGADO SOCIAL SALTON
Em 2023, foram sete as áreas indicadas a partir da pesquisa popular com as comunidades: educação para crianças em situação de vulnerabilidade social; apoio a pessoas com deficiência; educação e socialização para crianças no contraturno escolar; ação cultural para a comunidade; apoio à mulher em situação de violência; acolhimento para crianças em situação de vulnerabilidade social; e segurança pública.
A ação colaborativa contou com a participação de recursos próprios da Salton, de seus colaboradores e acionistas e ainda de vinte empresas parcerias, alcançando o valor de 282 mil reais.
Leia aqui a matéria completa com todos os detalhes do Legado Social Salton 2023
Contratamos um recurso de tecnologia assistiva por meio de aplicativo, desenvolvido pela empresa Alia, com o objetivo de facilitar a vida de milhões de pessoas cegas e de baixa visão. Através da câmera do celular, identificando o código de barras do produto, as informações contidas no rótulo serão acessíveis e organizadas em sessões, auxiliando pessoas com deficiência visual na consulta de nossos produtos e, consequentemente, dando mais liberdade na tomada de decisão de compra. Saiba mais clicando aqui.