Além de conhecer sobre taças e harmonização, os enófilos estão constantemente aprendendo sobre outros assuntos que contribuem para melhorar a experiência de degustar um bom vinho. É o caso, por exemplo, da retirada da rolha da garrafa. Afinal, engana-se quem acha que isso pode ser feito de qualquer jeito, já que o objetivo final é apreciar a bebida. A verdade é que conhecer os tipos de abridores de vinho faz a diferença nessa hora.
Veja agora: Rolha de vinho e tampa rosca, qual a diferença?
Isso porque é preciso tomar cuidado com o manuseio e retirada da rolha, sempre utilizando um abridor adequado e de fácil uso. Assim, evita-se que ela sofra danos ou até mesmo seja parcialmente destruída. Isso afeta o armazenamento do vinho e, assim, a consistência do seu sabor e aroma.
Por essa razão, trouxemos alguns dos principais tipos de abridores de vinho para você conhecer. Continue lendo e saiba quais as particularidades de cada versão!
Assista também: Tipo de saca-rolhas com Diego Arrebola - Sommelier
Abridor de vinhos tradicional
O modelo tradicional de abridor, também chamado de abridor de mesa ou saca-rolhas de dois estágios, é aquele com o suporte de mão e uma alça em espiral. Essa alça se encaixa na rolha e, ao ser rotacionada, entra nela e permite que você a remova. Geralmente, é pequeno e super portátil. Contudo, é um formato que requer mais uso de força e que nem sempre termina o serviço de forma rápida.
Abridor de vinhos pinça
Outro formato bastante conhecido dos abridores de vinho é o modelo com pinça. Ele segue o mesmo padrão do tradicional, entretanto, a diferença é que substitui a espiral por uma pinça que deve ser encaixada na rolha para perfurá-la. Assim, como o anterior, esse modelo requer mais uso de força para fazer pressão e furar a cortiça.
Abridor de vinhos de pressão
Entre os diferentes tipos de abridores de vinho, há um que se destaca: o de pressão. Ele é excelente no manuseio da rolha, especialmente para tirá-la de garrafas com bocal mais estreito. Apesar disso, é um modelo que requer prática de uso, já que perfura a rolha na totalidade; e a inserção da agulha, que é bem fina, deve ser sempre central.
Confira quais os acessórios necessários para ter sua própria adega!
Abridor de vinhos borboleta
Outro dos abridores que vale a pena citar aqui é a versão borboleta. Ele recebe esse nome por ter alças que lembram asas. Ambas o ajudam a encaixar a espiral do produto na rolha e a manter o equilíbrio na hora de removê-la. Algo que é muito importante para que você não acabe, por exemplo, exercendo muita força e, sem querer, quebrando a garrafa.
Abridor de vinhos elétrico
O abridor de vinhos elétrico é um aparelho que funciona com pilhas. Assim, ele é maior que as demais versões, já que tem um compartimento para encaixe das pilhas. O grande diferencial é que você precisa apenas colocá-lo no bocal da garrafa e acioná-lo. A partir daí, o produto realiza todo o trabalho sozinho.
Abridor de vinhos sommelier
Como o nome já entrega, o modelo sommelier é uma repaginação da versão clássica. A espiral é reforçada e traz nas laterais funcionalidades extras. É o caso do cortador de lacre, do abridor de garrafas comuns e lâminas para remoção de cápsulas que cobrem a rolha — presente em muitos vinhos.
Quer saber como usar o saca-rolhas? Veja agora!
Abridor de vinho coelho
O último exemplo entre os abridores de vinho é o modelo coelho. O nome, bastante peculiar, está relacionado ao seu design, que traz suporte para encaixe na garrafa com duas alças alongadas de controle. Além disso, há uma alça superior para facilitar a inserção da espiral na rolha. Esse modelo também costuma contar com cortador de lacre, aumentando sua versatilidade.
Como mostrado, há diferentes tipos de abridores de vinhos. Sem dúvidas, todos cumprem o mesmo propósito: tornar seguro e eficiente o manuseio das rolhas. Porém, cada um deles tem características próprias no formato, encaixe e automação da tarefa.
Tudo isso para aumentar a praticidade, rapidez e portabilidade deste item. Portanto, vale a pena experimentá-los de modo a encontrar o modelo com o qual você sente mais afinidade de uso. Assim, a sua experiência na hora de apreciar o vinho e servir aos convidados ganhará outros contornos.
Gostou do artigo sobre abridores de vinho? Aproveite para conferir as outras publicações do blog da Salton. Não faltam conteúdos sobre enoturismo, vinhos, espumantes, dicas de consumo e notícias sobre nossos rótulos premiados e reconhecidos mundialmente.